segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Fel

A seguir a avaliação do jurado Fel para o jogo Hexagrama.

HEXAGRAMA

 
Enredo:

 Hexagrama é um jogo que não cria grandes expectativas no início, possui o velho sprite do Fighter01, o famoso  “Arshes”, muito utilizado por suas diversas poses, no levando a crer que será um jogo completamente previsível, suspeita que fica ainda mais forte quando temos um personagem com gráfico de npc se juntando ao grupo em uma aventura distante.O jogo porém, acaba quebrando essa expectativa devido às poucas, mas bem situadas reviravoltas em seu roteiro.
 O protagonista vai lentamente descobrindo que a trama simples que envolvia a carta de sua mãe o conectava com todos os outros elementos do enredo, o rei demônio, a floresta perdida, e por fim, sua amiga de infância, que lhe passa as técnicas básicas de luta.
 Ainda assim, o roteiro deixa muito a desejar, repleto de clichês e “conveniências”, acaba sendo uma experiência decepcionante após ter que passar pela dificuldade dos chefes do jogo, que se torna bem chata devido às opções táticas extremamente pobres. Ainda assim, não é tão ruim quanto os jogos iniciantes costumam ser, merecendo assim, certo destaque.
 Vale lembrar que Hexagrama, embora tenha cadências no enredo, não apresenta muitos erros na escrita, não incomodando a quem lê.

Nota: 5,5

Gráficos:

 O jogo conta basicamente com gráficos do RTP, contendo algumas adições que consistem em edições do mesmo, como os gráficos do personagem carregando o tronco e outros objetos, mas ainda assim, acho que é necessário no mínimo um gráfico original para o protagonista, permitindo que ele seja diferenciado dos protagonistas de outros projetos, isso conta muito, em minha opinião, na identidade do jogo, por adicionar pouquíssimas coisas ao RTP, não é uma área que mereça destaque.
 O título é bem feito, mas os menus mereciam uma atenção maior.

Nota: 3,5

Trilha sonora:

 Basicamente RTP, e não muito bem utilizado na verdade...as músicas utilizadas não se harmonizam com as situações vividas no jogo, parecem ser utilizadas para preencher a simples necessidade de uma música de fundo.
 Além disso, há cenas em que você não as ouve. Simplesmente corre o silêncio, onde deveria estar tocando algo para dar fundo ao drama, ou ao diálogo. O que faz muita falta. A maioria das músicas por vezes ficam irritantes, as músicas do RTP não são ruins, elas são até boas, o fato é que elas foram muito mal utilizadas.

Nota: 3,0

Mapeamento:

 O jogo peca bastante nessa área, ainda que possua efeitos de mapa interessantes, o mapeamento em si é bastante pobre, não conta com aqueles belos detalhes que tanto gostamos, e nem ao menos se preocupa em utilizar o todo do objeto que existe no tile, encaixa partes que não tem nada a ver, e cria mapas com paredes pela metade, arvores faltando quadros, enfim...é o pior ponto do jogo, na minha opinião.

Nota: 2,5

Batalha e Base de Dados:

A Batalha de Hexagrama, não proporciona ao jogador a elaboração de grandes estratégias, sendo muito cansativa e por vezes, desgastante.
É a batalha padrão com um sistema de status após a batalha e um sistema de emboscadas, boas adições, na verdade, mas que não compensam a batalha pouco atrativa.
O database foi pouco editado, contando assim com pouquíssimas novidades.

Nota: 4,0

Jogabilidade:

 O único ponto de real destaque, idéias bem interessantes, como a de posicionar os troncos, switches de múltiplo acionamento, soube aproveitar bem esse espírito maker das puzzles, compensando a ausência de alterações na jogabilidade básica, como a batalha,  a movimentação, diálogos e quests.

Nota : 6,5

Conclusão:
Um jogo que supera com certeza os vários projetos mal elaborados de novatos que vemos com tanta freqüência na comunidade, ainda assim não é um projeto de destaque ou que gere muitas expectativas...mas é com certeza um projeto que pode ser melhorado até se tornar algo realmente interessante.


Enredo: 5,5
Gráficos: 3,5
Trilha sonora: 3,0
Mapeamento: 2,5
Batalha e Base de Dados: 4,0
Jogabilidade: 6,5

Nenhum comentário: