terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Davy Jones - A Lenda.


DAVY JONES - A LENDA

Enredo
Evolução – 1,5/2,0
Por se tratar de um jogo Full, o jogo se desenvolve até o fim da trama. Mas se formos tirar toda a enrolação claramente colocada para aumentar o tempo de jogo, o enredo principal em si tem bem menos tempo do que o tempo total de jogo. Isso é algo comum nos RPG’s, porém nesse jogo os “Fillers” acontecem quase SEMPRE. Fora isso o enredo se desenvolve bem.

Estrutura e Composição – 0,9/2,0
O prólogo do jogo tem detalhes mal explicados. Do nada, frases como “Tudo deu errado” ou “Por algum motivo”. E esse tipo de coisa não parece ser explicado ao decorrer do jogo. Os personagens têm personalidades comuns e clichês para personagens de RPG, mas bem trabalhadas. Só não existem muitas brechas para o próprio jogador explorar isso. Sem contar com os Fillers constantes (Vou dar exemplo, pois já é a segunda vez que falo disso: Ter que procurar Karyl lá longe na caverna, seguido de ir ao centro de treinamento e NÃO encontrar o soldado amigo de Owen). O cenário do jogo lembra muito a série de filmes “Piratas do Caribe”, com elementos clichês da série podendo ser muito encontrados no jogo.  Em outras partes, o jogo se desenvolve bem, de forma parecida com Final Fantasy VI, o que é interessante, sendo proposital ou não.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Expressão – 1,0/1,5
A estória nos mostra até onde o protagonista pode ir por uma amizade, até onde pessoas podem ser cruéis por poder, e todo esse tipo de coisa onde aventuras são vividas para evitar o mal e heróis perdendo batalhas por terem coração mole. A questão é que não adianta toda essa intenção, se esses elementos não são transferidos para o jogador com emoção.

Ortografia – 1,3/1,5
O português do jogo não está ruim, mas existem crases desnecessárias e outros acentos indevidos.

Formatação – 0,3/1,0
O prólogo da história poderia ser contado com várias imagens ao invés de apenas uma. Ficaria bem mais interessante de se ler e prenderia a atenção. Porém, é contado de um jeito monótono. As cenas (que fazem parte do enredo) não passam a emoção que deveriam passar. Esconder o próprio filho de uma guerra (ou seja lá o que for) o colocando em uma armário deveria ser algo chocante, emocionante. Porém, não é passada essa sensação ao jogador. Várias outras cenas não fazem sentido. Como pegaram Merle tão fácil? Por que o jogador nem liga pra isso? Porque as cenas não passam a emoção, como já foi dito. Esse tipo de coisa se repete por todo o jogo.
Total: 7,0/10,0

Gráficos
Originalidade – 0,3/2,0
Os gráficos do jogo não são originais. Com exceção de poucas imagens básicas, como a title.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade – 0,5/1,0
Alguns gráficos não combinam com outros: Battlers humanos dos piratas totalmente diferentes dos battlers protagonistas. Na verdade nenhum battler combina com o resto do cenário.

Picture, Title e Game over – 0,5/1,0
Há uma enorme ausência de pictures além das faces, que são bonitas, mas não têm expressões.

Characters e Battlers – 0,4/1,0
Characters RTP, básicos. Battlers inimigos não combinam com nada no jogo e são feios dentro do contexto.

Fog, Battleback e Panorama – 0,3/1,0
Que Fogs? Panoramas quando usados são bem aproveitados. Os battlebacks não existem. São o próprio cenário, embaçado. Os chars lutam em cima de rios, buracos, etc.

Tileset e Autotile – 1,0/1,0
Tilesets non-RTP, bonitos, combinando com o cenário do jogo e demais elementos gráficos Idem autotiles.

Animation, Icon, Transition e Windowskin – 0,5/1,0
Tudo isso é muito padrão, básico, igual a vários outros jogos. Esse tipo de coisa deve ser alterado. Nem que sejam recursos da internet. Mas não está ruim, apenas não foi bem personalido


Total: 5,5/10,0

Trilha Sonora
Originalidade – 0,0/2,0
A trilha sonora do jogo não é de autoria própria.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia – 1,3/2,0
Em se tratando do gameplay, o fundo musical é bom, porém repetitivo, enjoando um pouco. Já nas cut-scenes, ao invés de músicas específicas pra elas, é usada a mesma música que já estava tocando antes, independente da compatibilidade, ou o áudio BGM é retirado. Mas seriam bem melhores músicas específicas para as cenas ao invés de ausência de som. Óbvio que existem exceções no decorrer do jogo.
BGM – 1,0/1,5
São BGM’s de qualidade, porém em pouca quantidade. É preciso maior variedade.

BGS – 1,3/1,5
Elas estão até bem usadas. À noite escutamos sons de pássaros, corujas, grilos etc. Ouvimos o barulho das cachoeiras, espadas e tudo o mais. Mas a ausência de efeitos de fundo em certas cut-scenes é um pecado!
ME e SE – 0,8/1,0
A SE de Resident Evil não combinou com o cenário do jogo, pois vem logo na nossa cabeça a relação do som com o jogo.  É interessante ser usada ME de INN, coisa clássica dos RPG’s que não é tão usada hoje em dia.
Total: 6,4/10,0







Mapeamento
Montagem – 2,0/3,0
O mapeamento puro foi bem pensado. Mapas estruturados, bonitos e com passabilidade agradável. Mas o detalhamento não é muito bom, principalmente nas cidades. Apenas casas, algumas árvores e estradas. Poderiam ter adereços comuns e que deixam os mapas bonitos e mais realistas, como caixas e tendas espalhadas perto das casas, canteiros, pracinhas, esse tipo de coisa que ficou realmente faltando. Já nas florestas, algumas bem detalhadas, mas outras com pouca variedade de plantas e folhas.

Efeitos – 0,5/2,5
O jogo simplesmente não possui efeitos de fog e nem de iluminação do sol ou postes. Isso realmente é muito estranho.

Coerência e Lógica – 1,8/2,5
As construções do lado de fora são bem menores do que do lado de dentro, porém o tileset usado não combina nem um pouco com esse estilo NES 8 Bits (e nem mesmo é o estilo NES 8 Bits, na verdade parecem erros mesmo). As ligações dos mapas certas vezes não têm coerência. Como por exemplo, na primeira cidade, temos que atravessar uma caverna pra chegar do outro lado, e ela tem uma largura bem pequena em relação à distância real entre os dois lados.
Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Total: 6,3/10,0









Batalha & Base de Dados:
Base de Dados – 0,5/2,5
Os itens são bem variados, mas são eficientes DEMAIS custando muito pouco.  Sobre os dados dos inimigos, cara, que é isso? Na dificuldade média preciso reiniciar o jogo a cada vez que certos inimigos aparecem, pois eles me matam de Hit Kill, e não adianta upar, pois eles tiram 5x meu HP, e NINGUÉM vai ficar upando 3 vezes o tempo total do jogo pra conseguir matar esses “caras”.

Estratégia – 1,5/2,0
Bem, o sistema de batalha permite um bom nível de táticas. A única reclamação em relação a isso é que a primeira estratégia que eu criei no começo do jogo serviu pra ele todo, incluindo até BOSSES. (Aumento o ataque dos guerreiros melees, uso a técnica “pulo” da Karyl que é MUITO apelona, e com a Nathalie curo todos, aumento o MP deles e periodicamente ataco com o “Arco” ou cetros, que deixam uma curandeira tão forte quanto os melee.)

Ocorrência de “Bugs” – 1,0/2,0
Não sei se é só comigo, mas ao iniciar a batalha em alguns momentos ocorre um erro no script de dificuldade e eu sou obrigado a fechar o jogo. Se for problema meu e não do jogo, avisem-me que corrigirei minha nota.
Inovação – 2,0/2,0
...

Duração e Frequência – 0,5/1,5
Existem lugares em que batalhas nem são necessárias. Existem lugares onde eu preciso ir e voltar até o inferno pra pegar uma bomba e ainda ter batalha. Existem lugares onde eu preciso resolver puzzles sem sentido algum com batalhas de Hit Kill Monsters enchendo o meu saco e me fazendo apertar F12.

Total: 5,5/10,0






Jogabilidade:
Dificuldade – 0,5/2,0
Hit Kill Monsters. Além disso, o Puzzle da biblioteca em alguns casos só faz sentido pro dono do jogo, e em outros, não fazem sentido pra ninguém.  Muito mais fácil ir por tentativas, mas ah! Tem os Hit Kill Monsters!
Lado bom: O script de dificuldade é muito bom, e se não fossem os HKM a dificuldade da batalha seria ótima.
Movimentação – 1,0/2,0
No geral, ÓTIMA! A passabilidade dos mapas contribui muito pra isso. Mas em alguns momentos, como no Puzzle da biblioteca, tudo fica horrível, graças aos HKM e a freqüência de batalha. (ai eu dou F12 pra começar de novo, e o script buga, Ótimo!)
O Puzzle das bombas na caverna é bom, mesmo. Gostei muito dessa interação com o cenário presente no jogo... Mas a distância entre o armário e as pedras é muito grande, deixando essa parte entediante.

Controle – 1,0/2,0
O Menu cumpre o seu papel, e nos permitir salvar a cada momento é crucial para um jogo com tantas falhas que normalmente travariam o jogo se não fossem os saves a cada minuto (O que não é um ponto positivo). A movimentação pelos mapas é perfeita, e dar a liberdade ao jogador de viajar em um barco para qualquer cidade “desbloqueada” (Já visitada antes) é um ponto positivo.
Pausa em animações – 1,5/2,0
Não tenho o que reclamar disso. Mas o motivo também é que as cut-scenes não usam muitos efeitos de imagem ou de tela.

Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 6,0/10,0








Considerações finais:
É o seguinte, eu disse até no OFF Topic da RMVXP que este jogo se daria bem no mapeamento. Mas percebam que o que mudou totalmente o resultado da coisa foi o quesito “Efeitos”, que são responsáveis por ¼ da nota. Se não fosse a falta incompreensível de efeitos nos mapas, com certeza o jogo teria ganhado mais do que 7, o que considero a média.
Sobre o quesito “Batalha” ter levado uma nota baixa,e principalmente na “Base de Dados”:
Eu sei que eu citei apenas dois problemas na “Base de Dados” e que normalmente dois problemas apenas não deveriam ser o suficiente para me fazer retirar 2,0 pontos. Mas o segundo problema é MUITO IRRITANTE E FARIA QUALQUER UM PARAR DE JOGAR O JOGO IMEDIATAMENTE. DEVIA SER CONSIDERADO UM BUG QUE IMPEDE O JOGADOR DE CONTINUAR. Não faço isso porque já descontei o suficiente em relação a isso.
No geral, apesar das notas, é um bom jogo, e tem de tudo pra ser melhor ainda. Acontece que ele foi claramente feito nas pressas, sim, pressa do autor de lançar logo um jogo. Muitas incoerências, jogabilidade extremamente irritante em certos momentos (porém ótima em outros), batalhas simplesmente impossíveis de serem vencidas entre outros fatores que foram cruciais para as más notas.
Lamento as más notas. Creio que nenhum jogo que eu vá avaliar ainda receba alguma nota tão baixa em batalha e base de dados ou em jogabilidade. Evito dar notas realmente baixas, mas às vezes não dá evitar. Tinha tudo pra ser um dos melhores jogos da comunidade. Realmente lamento.
HIT KILL MONSTERS FOR THE WIN!

Nenhum comentário: