terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo The Elemental Charmers 2.

THE ELEMENTAL CHARMERS 2
Enredo:
TEC2 começa exatamente onde terminar TEC, outro jogo concorrente no Awards. Apesar de explicar a situação muito resumidamente no começo, TEC2 é feito pra quem jogou o original. Não que novatos vão ser repelidos do jogo, de maneira nenhuma. Mas quem jogou o original vai aproveitar muito mais a sensação dos velhos personagens de volta, de saber o que aconteceu e dar importância devida a pequenos detalhes, como a mudança de visual do Mist. TEC2 mantém uma (ótima) caracteristica de TEC: as cutscenes bem trabalhadas. Apesar de tudo, TEC2 é bem curto e não há muito a avaliar, apenas a volta de dois vilões do original, mas que não chegam a interagir com os personagens. O que fica é a promessa de um jogo épico vindo por aí.
Nota: 8,5/10

Gráficos:
TEC2 usa chars, battlers e faces feitos pelo Kaduki. É um recurso relativamente “comum” no âmbito do VX, mas demonstra um cuidado do criador em tentar personalizar o jogo. Os tilesets me pareceram uma boa mistura entre o RTP e os tiles do MACK. A predominância dos gráficos, no geral, é isso: uma mistura do RTP com recursos facilmente encontrados na internet.
Nota: 8,0/10

Trilha Sonora:
A trilha sonora de TEC2 trás um fato curioso: a presença da tão criticada trilha do RTP do XP. Importar a trilha do XP pro VX não deixa de ser um toque de inovação, apesar de não ser uma trilha original. Ainda assim, existem outras músicas na seleção, como a “música tema de TEC”. A utilização da trilha foi presentemente agradável durante a demo. É sabido que o som ajuda muito na hora de criar emoções no jogador e o criador de TEC2 sabe muito bem como utilizar esse recurso.
Nota: 8,0/10

Mapeamento:
O TEC original foi uma aula de mapeamento, mas foi feito no XP. A lógica de mapeamento do VX é diferente. Eu costumo dizer que o VX foi feito pra lembrar os grandes rpg’s do SNES e o XP parece mais com o DS, no mapeamento. Por isso, muitas vezes considero injustiça julgar um mapa feito no VX com a ótica de quem vê um mapa de XP. São diferentes e com estilos diferentes. TEC2 pareceu “patinar” um pouco entre um e outro, pecando um pouco no detalhamento em algumas partes. O mesmo talento e coerência na montagem de um mapa presentes em TEC, pode ser notado em TEC 2, porém n ão pareceu o trabalho de alguém que não sabe mapear, mas sim de alguém que ainda não se sente confortável com o estilo a usar.  Isso de modo nenhum é um defeito grave, é apenas sinal de que, no futuro, TEC2 terá mapas extraordinários.
Nota: 8,5/10

Batalha e Base de Dados:
TEC2 usa o SBS Tankentai, outro sistema de batalha bem comum no VX. O sistema de Materia do FF VII foi uma boa tentativa de diferenciar o sistema e aumentar um pouco a dinâmica do mesmo, porém não gostei muito da presença dele na história. É de fazer notar a presença de diversos itens de batalha, de suporte, etc. Aliás, a presença de boas alternativas ao “atacar-atacar-atacar” é uma característica da série TEC. No original já comentei que a gama de possibilidades numa luta era relativamente ampla e o TEC2 manteve o ritmo fornecendo boas alternativas ao jogador na hora do combate.
Os inimigos, por sua vez, estão um pouco abaixo do esperado. Um dos problemas de se manter uma série de alto nível, como é a série TEC, é que os jogadores esperam por brilhantismo em todos os setores. Mas o fato de usar battlers animados pros inimigos é de se fazer notar.
Nota: 8,8/10

Jogabilidade:
TEC2 tem uma demo bem curta, é verdade, mas é uma demo que te mantém a jogar por todo o tempo possível. O jogo tem uma coleção grande de detalhes que agradam a cada momento. Não é como se o criador tivesse focado apenas num canto do jogo, ou apenas em prosseguir a história, o jogo todo foi feito com bastante cuidado e isso reflete uma jogabilidade agradável, dinâmica e bem interessante. No meu pc um mapa deu um lag e alguns outros makers relataram o mesmo problema.
~EDIT~
A pedido do Marcel eu voltei a jogar TEC2 com o objetivo de testar o mini-game das cores, presente nos esgotos de La Rulia. Com as indicações dele, cheguei ao local do mini-game e testei-o. É uma reprodução de um jogo famoso, onde se tem de adivinhar uma sequência de cores e posições. Está bem feito, joguei duas vezes para ver se era sempre a mesma sequência, mas ele teve o cuidado de fazer sequências aleatórias. É um puzzle instigante. Só estranhei a "recompensa" ser enfrentar dois lagartos gigantes, mas ok, hahaha. A nota do quesito Jogabilidade atualizada segue abaixo:


Nota: 9,8/10

Considerações Finais: Um diamante bruto. Com dedicação, no futuro teremos um épico e, provavelmente, um dos melhores jogos do VX da comunidade brasileira.

Enredo: 8,5
Gráficos: 8,0
Trilha Sonora: 8,0
Mapeamento: 8,5
Batalha e Base de Dados: 8,8
Jogabilidade: 9,8

Nenhum comentário: