domingo, 27 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jean

A seguir as avaliações do jurado Jean para o jogo The Elemental Charmers II

THE ELEMENTAL CHARMERS II

Enredo: TEC II é a continuação de TEC, começa aonde seu antecessor termina. O enredo, nesse caso, já começa a ser desenvolvido no primeiro jogo, mas ainda assim, para quem nunca jogou, há uma breve descrição da situação por parte da deusa Gaia logo no começo, quando Klax e Gwen se encontram. Longe deles, Mist e Leon seguem para La Rulia, com o mesmo objetivo que o primeiro grupo: encontrarem-se. Mais uma vez o maker Marcel acerta em cheio. Os personagens continuam carismáticos e com suas personalidades quase que inalteradas. É incrível como as duas duplas se complementam. Klax é frio e quer vingança e quem caminha com ele é Gwen, uma doce elfa que tenta acalmar o ex-padre. Do outro lado temos Mist, menos boca suja, mas ainda marrento e “na dele”, lado a lado com o totalmente carismático Leon, um pirata mulherengo e extrovertido. Os diálogos são bem bolados, os personagens têm reações, interagem, e as faces só complementam o humor deles, deixando tudo ainda mais agradável e realista. A aparição de Naze e Kerberus dá aquele friozinho na barriga, pois já os conhecemos e sabemos o perigo que eles apresentam, mas nessa demo eles não são um grande problema. Todas as cenas foram bem construídas e são dignas de serem mencionadas. Os NPC’s não tem um papel tão importante, mas sua presença complementa o clima do jogo sem estragar a evolução do enredo, afinal, eles não falam coisas aleatórias ou ficam andando de lá para cá.

Evolução: 2.0
Estrutura e composição: 2.0
Inovação: 2.0
Expressão: 1.0
Ortografia: 1.5
Formatação: 1.0

Nota: 9.5

Gráficos: O RTP do Vx com alguns add-ons são a principal fonte de recursos deste jogo. Apenas as pictures de abertura dos capítulos e a tela título consistem em material original (apesar de serem montagens com imagem do RTP). Como TECII foi feito usando uma engine diferente do seu antecessor (TEC foi feito no RPG Maker XP), logo, os recursos do RTP também são diferentes. Em termos de inovação, poderia se dizer que tudo foi inovado, desde tiles, chars, battlers, ou seja, ao jogar TECII temos uma nova experiência visual. Todo o conteúdo gráfico é compatível entre si, trazendo harmonia ao jogo. Não observei o uso de panoramas e fogs, mas há um sistema de iluminação. Adorei a forma como os personagens/enredo “explicam” sua mudança de visual. Mist comenta que não quer mais ser parecido com seu irmão e Leon perde seu chapéu, assim não ficamos com aquela sensação de “eles não são como eram no TEC”.

Originalidade: 1.0
Inovação: 2.0
Compatibilidade: 1.0
Picture, Title e Game Over: 1.0
Characters e Battlers: 1.0
Fog, Battleback e Panorama: 1.0
Tileset e Autotile: 1.0
Animation, Transition, Icon e Windowskin: 1.0

Nota: 9.0

Trilha Sonora: Como o jurado Gian Carlos observou, a parte sonora passou batido, o que é um bom sinal, pois estava tão bem impregnada ao clima/momento/cena que o jogador mal percebe sua presença, uma vez que nós ficamos presos na tela, seja lendo um diálogo ou andando pelo mapa. A harmonia nesse caso é consequência. Nesse quesito TECII receberia 10, mas não observei nada original.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Harmonia: 2.0
BGM: 1.5
BGS: 1.5
ME e SE: 1.0

Nota: 8.0

Mapeamento: Talvez o único ponto fraco do jogo. A única coisa que não me agradou é que alguns mapas eram muito grandes (como a vila em que buscamos o terno) e pouco detalhados. Mas se compararmos com outros jogos de Vx, TECII ainda está na média. O mapa mundo é muito bonito, principalmente por que os reinos são grandes, com muros à volta e detalhes que se encaixam com as versões em tamanho real deles. Um erro chato que percebi foi o sistema de iluminação que não some junto com o fade-out das cenas.

Montagem: 2.0
Efeitos: 2.0
Coerência e lógica: 2.5
Inovação: 2.0

Nota: 8.5

Batalha e Base de Dados: Eu gostei muito das batalhas nessa versão demo, por um motivo: porque elas são fáceis! Menos os chefões, e olha que eles são assustadores, com aqueles chars enormes e tudo mais, porém derrotei-os sem muitos apuros. O inventário é bom, há muitos itens para comprar, os personagens têm boas habilidades, também há o sistema de Materias, ou seja, possibilidades não faltam! Adorei a experiência de jogar um jogo com um enredo tão bom e com uma frequência de batalhas tão aconchegante. Quase não é preciso estratégia alguma quando se luta com inimigos simples, mas com os chefes, ela é totalmente necessária! O criador criou (he he) um equilíbrio perfeito nesse caso, pois o jogador não precisa ficar esquentando a cabeça o tempo todo, pode batalhar normalmente, upando, ganhando dinheiro, experiência e itens e quebrar a cabeça só na hora dos chefes.

Base de dados: 2.5
Estratégia: 2.0
Ocorrência de bugs: 2.0
Inovação: 2.0
Duração e frequência: 1.5

Nota: 10

Jogabilidade: O desenvolvimento do enredo é normal, embora seja curto. O jogador é sempre orientado e se sente motivado. As batalhas não são difíceis. Os chefes assustam no começo e nós ficamos aliviados quando os matamos. A trilha sonora se encaixa perfeitamente com tudo. Os personagens são carismáticos e seus diálogos nos fazem rir e também nos deixam tristes (quem não se sente revoltado quando Klax relembra a morte de sua mulher e de seu filho que ainda nem nascera?). Não há bugs. Os menus cumprem seu papel. As cenas são bem feitas. Os mapas são aconchegantes e bem trabalhados. Preciso falar mais alguma coisa?

Dificuldade: 2.0
Movimentação: 2.0
Controle: 2.0
Pausas em animações: 2.0
Inovação: 2.0

Nota: 10

Notas finais:
Enredo: 9.5
Gráficos: 9.0
Trilha Sonora: 8.0
Mapeamento: 8.5
Batalha e Base de dados: 10
Jogabilidade: 10

Total: 9.1

Alguns pontos positivos e negativos observados no decorrer do jogo:
- Tela título simples;
+ Dicas antes de jogar;
+ Cena de Klax conhecendo Gwen e a aparição de Gaia;
+ Pictures antes dos capítulos, lembrando TEC;
+ Batalha com o primeiro chefe (Dark Illusion);
+ Ideia de Klax em matar o velho e reação da Gwen;
+ Rever a cena em que Naze mata Alicia foi ótimo! Reforçou a personalidade de Klax e sua busca por vingança.
+ Leon e Mist no barco;
+ "Espero que eles sejam duas gostosas!"
- Sistemas de iluminação demoram a sumir;

Nenhum comentário: