domingo, 27 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jean

A seguir as avaliações do jurado Jean para o jogo Cavaleiros do Zodíaco

CAVALEIROS DO ZODÍACO

Enredo: Meio confuso, apressado e mal trabalhado. Embora CDZ seja baseado em um anime com personagens que muitos dos jogadores provavelmente conheçam, isso não explica a falta de elaboração das personalidades dos mesmos. Eles tomam atitudes e se comportam de maneira que quebra o clima do jogo, pois são transportados para outra dimensão, mas sequer tentam achar uma explicação para isso. Sem falar na genialidade de Seya que “descobre” que suas armaduras estão na tal caverna. Os NPC’s falam coisas aleatórias e os personagens novamente nem se importam em dizer pelo menos um “oi” ou “tchau”. A demo termina sem avisar, sem falar que o jogador fica meio perdido depois que encontra as armaduras. Sem falar no professor, com char de mulher, que dá dinheiro para o aluno porque ele fez uma boa prova.

Evolução: 0.5
Estrutura e composição: 1.0
Inovação: 2.0
Expressão: 0.0
Ortografia: 1.0
Formatação: 0.5

Nota: 5.0

Gráficos: Fazer um jogo baseado em um anime é uma tarefa difícil, pois além do roteiro ter que se encaixar com a trama original de algum modo, também é preciso que os gráficos lembrem o visual do anime. Em CDZ, apenas os chars, algumas pictures e sons respeitaram esse pensamento. O RTP visivelmente não passou o clima de “atualidade”, pois a escola não parecia uma escola, nem por fora, nem por dentro. Porém, é visível que o criador do jogo estava preocupado em diversificar, uma vez procurou por chars, pictures, fez belas animações, então creio que a falta de compatibilidade dos gráficos com o tema não pode ser por preguiça ou desleixo do criador. Não observei nada orginal nos gráficos, caso o autor do game tenha feito algo, me avise por favor, para eu mudar a nota no quesito “originalidade”.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Compatibilidade: 0.5
Picture, Title e Game Over: 1.0
Characters e Battlers: 1.0
Fog, Battleback e Panorama: 0.0
Tileset e Autotile: 0.5
Animation, Transition, Icon e Windowskin: 0.5

Nota: 5.5

Trilha Sonora: Não há muito que comentar. Há uma mistura de RTP com sons do anime. Detalhe para as vozes dos personagens, que foram bem aplicadas e combinaram totalmente com o momento que foram usadas. Porém, o jogo peca em termos de BGS, pois não há nenhuma. Sem contar que em dados momentos, as BGM’s terminam de modo brusco quando outra começa, quebrando o ritmo sonoro do jogo.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Harmonia: 1.0
BGM: 1.5
BGS: 0.0
ME e SE: 1.0

Nota: 5.5

Mapeamento: Eis um ponto aonde CDZ poderia ter acertado. Pois os mapas iniciais até que são bonitos, mas no decorrer do jogo, eles caem grandiosamente em termos de qualidade. A escola tem paredes feitas às pressas, o arquiteto que as desenhou provavelmente estava muito bêbado. O engraçado é que por fora ela é totalmente quadrada. O dormitório tem camas no meio do cômodo, uma vez que o normal é que elas estejam dispostas perto das paredes. Tapetes foram colocados aleatoriamente, numa tentativa de ajudar no mapeamento, mas seu uso só piorou a situação. Os quadros de informação são papéis e canetas tinteiras flutuando milagrosamente em algumas paredes. No mapa mundo há bugs nos autotiles, e a entrada da caverna é maior que a própria escola.

Montagem: 1.0
Efeitos: 0.0
Coerência e lógica: 1.5
Inovação: 2.0

Nota: 4.5

Batalha e Base de Dados: Tenho que confessar que nunca joguei um jogo com sistema de batalha tático. Após jogar CDZ, não pretendo jogar nenhum outro que tenha um sistema similar a esse, pois definitivamente não me agradou. Creio que o criador do game poderia usar uma ABS, ou até mesmo SBS para dar mais ação paras batalhas. Eu gostaria que o inventor do sistema de batalha tático me explicasse o que levou ele a criar esse sistema, em que tipo de batalha na vida real ele se baseou. Em CDZ até que a coisa não ficou tão feia por que pelo menos os personagens eram forte e foi fácil passar pelos monstros, mas se, além de lento, também fosse difícil, então eu pararia o jogo ali mesmo. Eu não sei se em outros jogos esse sistema é mais dinâmico, mas legal, mas em CDZ, ele foi uma falha enorme. O único ponto bom desse sistema, é que o jogador pode criar estratégias, embora eu não tenha precisado de nenhuma.

Base de dados: 1.0
Estratégia: 1.0
Ocorrência de bugs: 2.0
Inovação: 2.0
Duração e frequência: 0.0

Nota: 6.0

Jogabilidade: Tirando as batalhas, o jogo até que corre de forma suave no comecinho. Embora o jogador fique perdido em meio a tantos NPC’s inúteis. Seya e Jabu vão se “aventurar” numa caverna, aonde milagrosamente acham suas armaduras com muita facilidade, para a felicidade de Seya, pois ele chutou que as armaduras poderiam estar lá e... TCHARAM... elas estavam. Depois que as encontrei, pensei que os personagens receberiam uma missão, sei lá, e nem voltariam para a escola, mas não. O jogo acaba por aqui mesmo. O lado bom de voltar para a escola é que, além de você falar com todos os NPC’s mais uma vez achando que algum deles vai ter uma quest (o que não acontece, só pra avisar) também é o fato que você ganha 100 “bila” (?!) por ter se saído bem numa prova. Não encontrei bugs que me obrigassem a jogar desde o ínicio. A dificuldade é quase inexistente. O menu é diferente do comum, mas nada gritante. Enfim, CDZ é tipicamente um jogo feito por uma maker iniciante. Nada demais, nada de menos.

Dificuldade: 0.5
Movimentação: 1.0
Controle: 1.5
Pausas em animações: 2.0
Inovação: 2.0

Nota: 7.0

Notas finais:
Enredo: 5.0
Gráficos: 5.5
Trilha Sonora: 5.5
Mapeamento: 4.5
Batalha e Base de dados: 6.0
Jogabilidade: 7.0

Total: 5.5

Alguns pontos positivos e negativos observados no decorrer do jogo:
- Introdução não muito trabalhada;
- Demora ao apresentar os textos nas janelas de mensagens;
+ Charsets parecidos com os personagens do anime;
- BGM não tem uma continuidade, às vezes param do nada;
+ Menu ESC diferente;
(!?) Ninguém nunca conseguiu entrar naquela caverna por quê? Não foi tão difícil desviar dos lobos...
- Char do cristal de save bugado;
+ Cena aonde Seya e Jabu encontram as armaduras e se "transformam";
- Mensagem após batalha está em inglês;
- Sistema de batalha tático muito lento;
+ Mapa mundo;
- Bug no autotile de montanhas e floresta;
(!?) "Porção"? Acredito que o criador pretendia chamar o item de "Poção";
- Chaminés no teto da escola, mas dentro dela não observei nenhuma lareira ou fogão;
(?!) Seya ganha dinheiro do professor por uma prova bem feita;
- Após sair da caverna com as armaduras, fiquei perdido, voltei pra escola e ninguém me dava nenhuma informação, até que deduzi que a demo acabava aí;

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