quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jean

A seguir as avaliações do jurado Jean para o jogo The Elemental Charmers

THE ELEMENTAL CHARMERS

Enredo: TEC tem um enredo muito bem bolado, cheio de criatividade, fantasia e aventura. Apesar de lidar com alguns clichês e personagens estereotipados, o desenrolar dos quatro prólogos ocorre em um ritmo “confortável” para o jogador. O clichê dos quatro elementos é um dos meus favoritos e na história de TEC ele foi muito bem usado. É visível que o criador do jogo buscou explorar todos os elementos disponíveis no RTP e em tantos outros recursos disponíveis pela internet, o que possibilitou uma gama incrível de detalhes e recursos a serem oferecidos durante o game. Klax, Mist, Gwen e Leon são muito diferentes uns dos outros, porém, todos eles cativam o jogador de alguma forma, ou pelo seu jeito de falar, ou pela sua própria história. No meu ver, Leon foi o mais engraçado, enquanto Klax o mais sério, com uma história mais profunda.

Evolução: 2.0
Estrutura e composição: 2.0
Inovação: 2.0
Expressão: 1.0
Ortografia: 1.5
Formatação: 1.0

Nota: 9.5

Gráficos: Os tilesets são uma mistura de RTP com outros recursos disponíveis por aí. Pictures, fogs e outros elementos do gênero também não são originais do criador do game, mas foram usados sabiamente, proporcionando beleza e estilo ao jogo, como por exemplo, as telas de introdução dos quatro prólogos. Embora os battlers pareçam um pouco “alegres” comparados aos monstros e etc, creio que isso não foi um problema que pudesse quebrar o clima do jogo. Vários tipos de windowskin foram usadas, o que me chamou atenção, demonstrando preocupação do criador até mesmo em detalhes como a janela de texto. Os menus estavam incríveis em termos visuais, mas poderiam ser um pouco mais harmônicos em relação às tonalidades das cores.

Originalidade: 1.0
Inovação: 2.0
Compatibilidade: 1.0
Picture, Title e Game Over: 1.0
Characters e Battlers: 1.0
Fog, Battleback e Panorama: 1.0
Tileset e Autotile: 1.0
Animation, Transition, Icon e Windowskin: 1.0

Nota: 9.0

Trilha Sonora: As BGM’s apresentadas em TEC são completamente compatíveis com os cenários/momentos em que são usadas. Diálogos mais tensos têm músicas mais pesadas, enquanto casas e bosques, músicas calmas. É lógico que isto é uma característica comum de RPG’s, mas em TEC, é algo que se destaca. No primeiro diálogo de Klax e Albert, a BGM ajudou a criar uma tensão, que foi como um “abre-alas” para a batalha que viria a seguir. Creio eu que nenhum arquivos sonoro seja original, mas de qualquer forma, é perceptível mais uma vez a preocupação do criador. Demais elementos, como BGS’s, ME’s e SE’s cumpriram seu papel, sem nada de muito extraordinário.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Harmonia: 2.0
BGM: 1,5
BGS: 1.5
ME e SE: 1.0

Nota: 8.0

Mapeamento: O mapeamento de TEC é um exemplo a ser seguido por quem está iniciando. Os cenários são lindos, até mesmos as dungeons (que são difíceis de fazer, em termos de naturalidade) são incrivelmente belas. A diversidade de elementos nos cenários é um ponto que chama atenção. Efeitos não faltam nos mapas, como as fogs na floresta aonde Gwen vive, e até pequenos detalhes como os esquilos correndo no bosque por onde Klax segue até o cemitérios aonde está sua esposa. Foram muito poucos os “defeitos” (veja bem, entre aspas, porque ainda acho a palavra forte demais para explicar) que observei, nada que pudesse estragar a beleza e o encantamento do jogo.

Montagem: 3.0
Efeitos: 2.5
Coerência e lógica: 2.5
Inovação: 2.0

Nota: 10

Batalha e Base de Dados: Eu nunca fui muito fã de batalhas aleatórias, e depois de jogar TEC, fiquei menos ainda. Não que a minha experiência com o jogo tenha sido ruim, pelo contrário, mas alguns momentos me tiraram do sério. O prólogo de Klax foi o mais difícil a meu ver, pois além dele ser muito fraco, os monstros que ele encontra pelo caminho (principalmente um porco cujo nome nem lembro), são de deixar qualquer um com ódio. É lógico que, em casos de desespero, havia as habilidades para salvar o dia, mas era preciso ser muito racional nesse ponto, para não gastar todo o MP em vão. Demorei um pouco até derrotar Albert pela primeira vez, e depois que o vi no cemitério de novo, pensei: FUUU... Mas segui em frente, pois TEC é um jogo que vale a pena jogar. Mesmo sendo aleatórias, as batalhas são um ponto positivo e merecem atenção.

Base de dados: 2.5
Estratégia: 2.0
Ocorrência de bugs: 2.0
Inovação: 2.0
Duração e frequência: 0.5

Nota: 9.0

Jogabilidade: TEC é suave e agradável. Diálogos inteligentes, personagens carismáticos com personalidades fortes e muita fantasia. Todos os detalhes de TEC se encaixam perfeitamente e deixam o jogador satisfeito após terminarem cada prólogo. Não me senti perdido em nenhum momento, muito pelo contrário, pois o jogador é guiado de forma tão clara que é impossível se desmotivar a seguir em frente. Não observei sidequests, nem bugs que pudessem me impedir de jogar. Cenas, menus e diálogos foram muito bem feitos, todos em harmonia com o clima do jogo.

Dificuldade: 1.0
Movimentação: 2.0
Controle: 2.0
Pausas em animações: 2.0
Inovação: 2.0

Nota: 9.0

Notas finais:
Enredo: 9.5
Gráficos: 9.0
Trilha Sonora: 8.0
Mapeamento: 10
Batalha e Base de dados: 9.0
Jogabilidade: 9.0

Total: 9.0

Alguns pontos positivos e negativos observados no decorrer do jogo:
+ Menu de abertura animado;
+ Opção para pular a introdução;
+ Minigame divertido;
+ Abertura bem explicativa e clara;
- Abertura não muito trabalhada, apenas com algumas pictures fixas e texto corrido;
- Uma fala do Klax no casamento no começo passa muito rápido, não consegui ler tudo;
+ Cena do beijo entre Alicia e Klax no casamento;
+ Cena da morte de Alicia;
- Face da Alicia na cena da morte ficou cômica, quebrando um pouco a seriedade do acontecimento;
+ Sistema da vitrola;
+ Menu ESC diferente;
+ Mapas da mansão de Klax muito bonitos, tanto interior quanto exterior;
+ Esquilos no bosque na saída da mansão de Klax;
- Em um dos mapas do bosque após a mansão de Klax, há uma cachoeira, mas não há BGS de cachoeira, porém ela surge no mapa seguinte, aonde há outra cachoeira;
+ BGM combinam com as cenas;
+ Conversa entre Klax e Albert ajuda a reforçar a personalidade de Klax;
+ Mist fumando;
- Mist fala muitos palavrões;
+ Em um bar no prólogo de Leon alguns NPC’s dançam e tocam violão;
- Mapas da ilha do Rubi com poucas opções a seguir (o caminho que o personagem deveria seguir estava muito linear);
- Demorei um pouco até enxergar aquela caverna atrás de uma árvore em um dos mapas da ilha;
- BUG: Após lutar com um pirata, seguimos para um mapa aonde há uma ponte. Os tiles do início da ponte não estão configurados corretamente, pois o personagem passa por debaixo deles;
+ Dungeons bem feitas;
+ Personagem "descansando os olhos" no navio de Brown Brown;
- Os ratinhos no navio estavam bugados;
+ Dungeon aonde Leon, B. Brown e Kerberus entram juntos realmente é muito bonita, embora esteja um pouco carregada de detalhes;
+ Floresta aonde Gwen vive é muito bonita.

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