domingo, 27 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Fel

A seguir a avaliação do jurado Fel para o jogo Escudo de Ouro.



ESCUDO DE OURO

Enredo: Escudo de Ouro nos presenteia com diálogos muito bem estruturados, escritos e coesos.  Observa-se certo domínio da língua por parte de seu criador. Sem linguagem rebuscada ou chula, ele apresenta seus personagens de forma bem simplificada, através de suas atitudes e pensamentos estes vão se auto-revelando. Sem grandes rodeios, sem carisma forçado, tudo acontece de um jeito bem natural, e isso é o que impressiona. O jogo apresenta alguns clichês, porém, estes foram muito bem utilizados, passando até despercebidos por vezes.
 Histórias que vão se cruzando e muitos personagens compõem um belo enredo para um RPG a moda antiga!

+ 3 diálogos muito bem estruturados
+1 personagens carismáticos
+1 histórias paralelas.
+1 bom uso de clichês
+1 gramática geral muito boa
+2 consegue segurar o mistério sem criar confusão.

Nota: 9.0

Gráficos: Imagens de alta qualidade, embora acredite que o título poderia estar melhor. As imagens da terra são deslumbrantes, o gráfico é basicamente RTP sem grandes modificações, porém, tem um bom uso de iluminação. Senti falta das fogs e pictures em mapas de EdO, pouquíssimos mapas tem, um mapa mundi jamais deve ficar sem fog, o fator visual com certeza ficará prejudicado.
 Os sistemas de forja e treinamento podiam ter um visual mais caprichado.

+2 Pictures de altíssima qualidade
+1 bom uso de iluminação
+2 câmera, ela se movimenta de um jeito diferente, o que resulta em um efeito visual lindo.
+2 animações de batalha diferentes, algo raro de se ver!

Nota: 7,0

Trilha Sonora: A trilha sonora de EdO foi muito bem escolhida, combinando harmoniosamente com todas as cenas e mapas, mas há um problema, a maioria delas não tem loop, o que causa certa chateação, é possível notar que a música está sendo repetida dezenas de vezes. Os efeitos sonoros são demais, tendo modificado muitos, e não recorrendo demasiadamente ao RTP, a parte sonora nos transfere a era 16bit. Outro problema que observei nas músicas, é o fato de existirem poucas dentre um mapa e outro. Geralmente a mesma música toca em diversos cenários diferentes, com isso, ela acaba perdendo um pouco do seu princípio de imersão. A música muitas vezes tem o papel de acentuar as qualidades do cenário/cena, enfim, é decepcionante entrar em um cenário totalmente diferente e continuar ouvindo a mesma coisa.

+2 efeitos sonoros
+1,5 faixas bem selecionadas
+1 fator nostalgia
+1 boa dosagem entre mp3 e midi, algo que não compromete o tamanho do projeto.
+0,5 imersão.

Nota: 6,0

Mapeamento: Não tem o que criticar nesta parte, mapas maravilhosos, muito bem construídos, preenchidos, a maioria está isenta de bugs de configuração. Além disso, ele conseguiu extrair o máximo das possibilidades dos tilesets, como nas cavernas, ou nos cenários iniciais do Rafael. Simplesmente andar pelos mapas já é uma experiência e tanto! Você se sente explorando algo, caminhando pelo desconhecido... Impecável.

+2 preenchimento
+1 ausência de bugs
+2 mapeamento de cidades
+2 mapeamento de cavernas
+1,5 arborização
+1,4 bom uso do RTP.

Nota: 9,9

 Batalha e Base de Dados: Não sei bem como, mas ele conseguiu fazer a batalha do VX ficar divertida, você tem diversas opções, você pode fazer acontecer através do seu raciocínio, é possível elaborar diversas estratégias diferentes pensando nos múltiplos personagens apresentados na demo. Variados sistemas nos são apresentados, tais como o sistema de forja de armas, onde você tem que lapidar o material antes de forjá-lo de fato. O sistema de treinamento com mestres, nele você aumenta seus atributos variavelmente de acordo com seu mestre, e tem muitos extras como o sistema de orbes. Coisas que só acrescem no fator replay.

+2,8 sistema de batalha
+2 sistema de forja
+2 sistema de treinamento
+1 sistema de orbes
+1 fator replay
+1 inimigos bem elaborados

Nota: 9,8

Jogabilidade: Desafios na medida certa, encontros dosados, sistemas estimulantes. Você joga e nem vê o tempo passar, da vontade de prosseguir, prosseguir, chegar até o fim. O jogo não é parado e nem frenético, é totalmente equilibrado. Lembra muito Lufia e aqueles RPGs antigos do SNES, NES, GENESIS etc. Perfeição é o que se vê neste quesito. Ascende um clássico do VX!

+2 nível de desafio dosado
+2 sistemas encorajadores
+1 jogo sempre em movimento, mas sem exageros
+1 objetivos e motivação
+1 distância entre as localidades
+2 muitos mapas compõe uma vasta diversidade ambiental no jogo.
+1 quests e side-quests bem pensadas.

Nota: 10,0

Enredo: 9,0
Gráficos: 7,0
Trilha Sonora: 6,0
Mapeamento: 9,9
Batalha e Base de Dados: 9,8
Jogabilidade: 10,0

 Conclusão: Um jogo memorável, quem ainda não jogou, não perca mais tempo! Jogue e se surpreenda!

Nenhum comentário: