domingo, 13 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jean

A seguir as avaliações do jurado Jean para o jogo Aurian - A Última Canção

AURIAN - A ÚLTIMA CANÇÃO

Enredo: Pouca coisa foi apresentada na demo, mas já é possível perceber o estilo do jogo e entender um pouco a história. O desenvolvimento da trama é linear, claro e o jogador não se sente “perdido” em momento algum. Os personagens principais apresentados na demo são muito carismáticos e com personalidades bem definidas. Mel é uma típica pré-adolescente cheia de energia e Justin é um mercenário frio que não gosta de expor seus sentimentos, mas suas lembranças em relação à irmã Julia revelam o coração grande e a alma boa que há por trás da máscara de durão. Não observei nenhum erro ortográfico e nenhum bug, exceto por um momento, quando se chega à vila de Flarian, aonde há uma pausa até Mel dizer algo como “enfim, estou em casa”. Sinto que a introdução poderia ter sido apresentada com cenas e também não consegui conectar os fatos da introdução com a história da demo.

Evolução: 2.0
Estrutura e composição: 2.0
Inovação: 2.0
Expressão: 0.0
Ortografia: 1,5
Formatação: 1.0

Nota: 8.5

Gráficos: Os gráficos não são originais, há uma mistura de RTP com outros elementos encontrados (creio eu) pela internet. Todas as imagens do jogo (pictures e afins) são muito bonitas, nesse caso, a maioria original (como a logo do jogo). Todos os elementos visuais são compatíveis entre si e é perceptível o capricho do autor do game. A tela título, o menu e as batalhas foram bem trabalhados em termos de design e isso me chamou atenção.

Originalidade: 1.0
Inovação: 2.0
Compatibilidade: 1.0
Picture, Title e Game Over: 1.0
Characters e Battlers: 1.0
Fog, Battleback e Panorama: 1.0
Tileset e Autotile: 1.0
Animation, Transition, Icon e Windowskin: 1.0

Nota: 9.0

Trilha Sonora: Tudo o que foi apresentado na demo em termos de música e harmonia é muito bom. As BGM’s combinam com os mapas, há efeitos sonoros e tudo mais. Embora não seja original, as músicas são dignas de serem apreciadas. Gostei muito da BGM que toca na introdução do jogo, achei que caiu como uma luva para o momento. Sobre ME e SE não há muito que dizer, apenas fazem sua parte sem chamar atenção.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Harmonia: 2.0
BGM: 1,5
BGS: 1.0
ME e SE: 1.0

Nota: 8.5

Mapeamento: Maravilhoso a meu ver. Nunca joguei um jogo de RPG Maker Vx aonde os mapas me chamassem tanto a atenção. Houve alguns momentos em que parei somente para apreciar o mapa, como na vila de Flarian, por exemplo. Embora não sejam apresentados muitos mapas nessa demo, o que foi visto já deixa um gostinho de quero mais. Sistemas de iluminação, fogs e afins só realçam o que já é bonito. Mesmo que haja certo exagero de detalhes em alguns lugares (como na floresta e no exterior do castelo) ainda assim não me senti confuso, nem preso. Nesse ponto Aurian acerta em cheio.

Montagem: 3.0
Efeitos: 2.5
Coerência e lógica: 2.5
Inovação: 2.0

Nota: 10

Batalha e Base de Dados: Foram poucas as batalhas que participei. O fato de se poder evitá-las, para mim, foi no mínimo interessante, pois batalhas aleatórias não são muito cativantes. Porém, achei a totalidade da batalha muito bem feita. Por “totalidade” entenda a introdução a batalhas, a duração dela e a finalização, aonde são apresentados itens adquiridos, habilidades aprendidas e etc. O efeito da tela que “explode” em blocos ao entrar na batalha me chamou atenção. Todas as batalhas que participei foram fáceis e não precisei de muita estratégia para vencê-las, o que até me deixou contente. O modo como todas as informações são dadas depois de batalha, com comentário dos personagens, foi muito interessante. Nota-se mais uma vez o cuidado do autor em acertar.

Base de dados: 2.5
Estratégia: 0.5
Ocorrência de bugs: 2.0
Inovação: 2.0
Duração e frequência: 1.5

Nota: 8.5

Jogabilidade: Como o Leandro observou em sua avaliação, a demo é muito curta para se poder ter uma noção concreta desse quesito. Porém, analisando o que foi apresentado na demo, me senti confortável, direcionado e inspirado a seguir no jogo.  Os mapas não são gigantes, nem cansativos. Não há sidequests. O jogador tem um objetivo especifíco, o que não o deixa “perdido”, nem desmotivado. O acesso ao menu de save só é possível quando se encontra algum diário pelo que percebi, o que é interessante, uma vez que prefiro um sistema similar a esse do que permitir que o jogador possa salvar o jogo quando bem entender. Nesse quesito realmente não há muito que dizer.

Dificuldade: 1.0
Movimentação: 2.0
Controle: 2.0
Pausas em animações: 1.5
Inovação: 2.0

Nota: 8.5

Notas finais:
Enredo: 8.5
Gráficos: 9.0
Trilha Sonora: 8.5
Mapeamento: 10
Batalha e Base de dados: 8.5
Jogabilidade: 8.5

Total: 8.8

Alguns pontos positivos e negativos observados no decorrer do jogo:
+ Tela de menu;
+ Música inicial;
- Som que toca quando as letras da mensagem aparecem na tela;
+ Pequena abertura da "Parte 1" com direito a uma animação;
+ Mapas apresentados no início bem feitos;
+ Efeitos de iluminação nas janelas;
+ Mapa do exterior da "escola" muito bonito;
+ NPC's tem rotas definidas, alguns ficam em duplas conversando, nada aleatório;
+ As personalidades de Mel e Justin são bem definidas;
+ Pictures para mostras os nomes dos locais;
+ Explicação antes da batalha com lobos;
+ Tela "explode" em blocos antes da batalha;
+ Sistema de batalha bem feito;
- Não sei por que, mas houve uma pausa ao entrar no mapa da vila de Flarian;
+ Mapa da vila de Flarian muito bonito, com efeito de iluminação e "vida" (animais e npc's);
+ Menu ESC muito bem feito;
+ Monstros vistos no mapa, sendo possível evitar as batalhas;

Nenhum comentário: