segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo Orogino.



OROGINO
Enredo
Orogino é um jogo que tenta ser comédia, mas isso eu estou presumindo. O autor não indicou que o jogo era assim quando o inscreveu, mas isso não era preciso. Quando comecei a jogar, eu achei que fosse um projeto “sério”. Basicamente, nós comandamos Cyrus, também chamado de Ash as vezes, um garoto que teve seu pai, que era um poderoso guerreiro, morto por uma macaca. Sim, uma macaca. Não uma macacada, ou o King Kong, mas apenas uma macaca. A partir disso, o jogo descamba para a palhaçada. O jogo é repleto de diálogos “sutis” e “inteligentes” como, por exemplo, quando Cyrus pergunta para uma garota da vida se “a vargina dela era de ouro”, devido ao alto preço do programa ou quando um gigolo pergunta ao herói se ele quer ver sua espada. Como já comentei no OFF tópic, mais uma pérola do humor nacional. Orogino também está lotado de erros. Se eu fosse descontar 0,1 por cada erro de ortografia, a nota inevitavelmente seria 0. Eu fiz as contas e, na primeira hora de gameplay, Orogino já estava com 1,2, só descontando os erros. “Aki”, “vc”, “vargina”, pontuação excessiva, tipo assim!!!!!!?!??!!!!?!??!
Nota: 4

Gráficos
O jogo usa tiles e chars estilo RTP, mas o herói é outro estilo. A face do herói é do facemaker, o battler é de um outro estilo (muito bonito por sinal) e a face de outros personagens são de outros artistas. Ou seja: é um carnaval de estilos gráficos e eu ainda nem citei as fotos de pessoas de verdade no jogo. Não há coerência nesse sentido. O menu é igual ao do Chrono Trigger, o que já é um alento apesar de não ser original. Alguns outros menus e efeitos são do MOG, sem tirar nem por. Faltou originalidade e coerência nessa parte.
Nota: 4

Trilha Sonora
Não é ruim, mas é mal usada. Algumas vezes eu pensei que o autor simplesmente colocava ali uma BGM só pra não ficar em silêncio. A trilha de batalha é 100% composta por temas de FF, desde o tema de batalha até o tema da vitória. Há um arquivo de som que, ao que parece, foi gravado pelo próprio autor, dizendo: “Chidori”. É meio bobinho, mas merece crédito por isso.
Nota: 6

Mapeamento
Nesse quesito, segundo o Manual dos Jurados, devemos avaliar a técnica na hora de mapear. E quando não há técnica presente, como proceder? É esse o caso do Orogino. Os mapas sãõ pouco trabalhados, não há um interesse no detalhamento, são áreas enormes “vazias”, uma natureza simétrica, não há iluminação ou sombreamento no mapa, além de alguns erros de passabilidade. Pra não dizer que esse quesito é só defeitos, há a presença do Mode 07 em alguns mapas. Ao contrário da série FF do Snes que usa o Mode 07 no mapa-mundi e mapas em 2d normal nas cidades, Orogino faz exatamente o contrário: Mode07 nas cidades e normal no mapa-mundi. Eu particularmente achei estranho assim, mas foi um bom esforço na originalidade.
Nota: 5

Sistema de Batalha e Base de Dados:
Está aí um bom ponto no jogo. Apesar de ser mais um jogo que usa o HORRÍVEL sistema aleatório do Maker (sério, estou cogitando proibir inscrições de jogos que usam esse sistema do maker), a batalha em Orogino é bem interessante. Talvez por ser o momento onde fugimos dos erros ortográficos, das insanidades e das piadas sem graça do enredo, ou da incoerência gráfica, ou do mapeamento estranho, mas a batalha é legal. Tem alguns add’ons interessantes, como o de icons no lugar dos comandos e uma tela que resume o fim da batalha.
Nota: 7

Jogabilidade:
Eu não notei grandes bugs no jogo. Porém, isso não significa que a jogabilidade é ótima. Algumas vezes é confuso saber pra onde seguir, porque ninguém fala nada. É mais ou menos como se acabasse ali uma parte e você tem que fuçar os mapas pra saber onde começa a próxima.
Nota: 5

Considerações Finais:
Se você gosta de humor que se baseia em piadas bobas e erros de português, você vai suportar Orogino. Se não, não recomendo o download.
Se eu fui muito “duro” nessa avaliação, eu digo ao Diogo (“digo” “Diogo”, sacaram?) que não é nada pessoal. Orogino é um jogo que não se leva a sério e parece que foi feito quando o Diogo era iniciante.

Nenhum comentário: