domingo, 6 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Gian Carlos

A seguir as avaliações do jurado Gian Carlos para o jogo Seven Samurai. 


SEVEN SAMURAI

_ENREDO: Seven Samurai apresenta um enredo diferente do comum. Você controla personagens simples, camponeses, que não têm conhecimento da arte da guerra. A inexperiência dos personagens no entanto, é algo extremamente cativante. Em sua missão, eles precisam atravessar áreas repletas de monstros e perigos para contratarem força militar a fim de proteger seu vilarejo. Outro ponto positivo é o fato do jogo estar em inglês e com nenhum erro de ortografia, pelo menos nenhum que eu tenha visto.

Mas há pontos negativos que precisam ser levados em conta: a começar com um leve desequilíbrio na distribuição dos diálogos, eles preenchem toda a janela e a janela seguinte fica com uma ou duas palavras que completam a frase da janela anterior. 
Isso acontece algumas vezes, e seria melhor ter os diálogos cortados e divididos igualmente entre as janelas.

Há também o fato de algumas cenas estarem extremamente pouco detalhadas. Diferente da cena dos bandidos que tem imagens, diálogos nas Pictures e tudo mais, a cena do terremoto por exemplo, foi meio que "deixada de lado", há o tremor, a narração e os 
herois decidem voltar ao vilarejo, e depois eles só falam com um NPC e retornam à sua jornada, foi muito pouco, muito "sem propósito".

NOTA 8

_GRÁFICOS: O RTP básico com pouquissima ambientação, misturado aos AddOns estilo oriental cumpre seu propósito mas não agrada aos olhos. Também há as Faces usadas na batalha que não possuem o padrão de dimensões semelhante, visto que o 4º heroi tem a Face menor do que as demais. WindowSkin padrão do Maker, Pictures sem tratamento ou edição, Chars diferentes das Faces, entre outros pontos que pouco a pouco, tiraram uns pontos valiosos neste quesito. Resumindo, a parte gráfica de Seven Samurai está rústica, precisa ser lapidada.

NOTA 5.5

_TRILHA SONORA: Incrivelmente bem encaixada com o clima do jogo. As músicas da Intro são ótimas, transmitem a ideia do vilarejo pacato e simples. Há também as BGMs dos momentos mais tensos que me agradaram bastante. Notei a falta de efeitos sonoros e coisas do tipo, faltaram os "pequenos detalhes", mas no geral está muito bom.

NOTA 7.5

_MAPEAMENTO: Acredito que seja o ponto fraco do jogo. O mau uso e/ou uso repetitivo dos AutoTiles, elementos do tileset e AddOns torna os mapas do jogo muito pobres e vazios. Há muito pouco cuidado nos mapas do vilarejo, que são totalmente abertos, com eventos de teletransporte marcados por vasos ou coisa do tipo. As casas seguem um padrão, têm mesmo tamanho, mesmo estilo, são totalmente iguais, sem falar do uso errado dos elementos do tileset de montanha. 

NOTA 5.5

_BATALHA E BASE DE DADOS: Não sei se sou eu mas baixei o jogo de novo (pro caso de ser uma versão mais atual) e as batalhas pareceram estar mais fáceis, ou "menos dificeis". O Banco de Dados de Seven Samurai é bem simples, quase que o padrão do Maker, acho que os Itens podiam ser diferentes de Potion ou Phoenix Feather, podia ser algo mais relacionado à temática do jogo, mas não é nada muito grave. Interessante a explicação para os monstros no caminho, são Oni e tal. As batalhas em si são bem simples, os herois ao longo do jogo ganham uma Skill cada, fora isso basicamente atacar e defender quando o HP está baixo.

NOTA 7

_JOGABILIDADE: Os teletransportes são meio estranhos e incomodam um pocuo, além do fato de não haver onde recuperar HP ou coisa do tipo, dá um certo desconforto. Mas isso é só as vezes, no geral é bem agradável a experiência de jogar Seven Samurai. Simpatizei com os personagens e tudo mais, acho relaxante andar pelo vilarejo.

NOTA 8

_CONSIDERAÇÕES FINAIS: São muitas, há muito o que ser trabalhado a partir daqui. O enredo, que é o principal, está bem sólido, agora é preciso melhorar no aspecto gráfico e nas cenas que mostrem a personalidade dos herois. Sugestão, recomeçar, aproveitando que a duração da Demo é bem curta, colocando Faces, mais cenas, mapas novos, gráficos novos.

_ENREDO....................................................... 8
_GRÁFICOS.................................................... 5.5
_TRILHA SONORA........................................... 7.5
_MAPEAMENTO.............................................. 5.5
_BATALHA E BASE DE DADOS......................... 7
_JOGABILIDADE............................................. 8

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