quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Ascenção.

ASCENÇÃO

Enredo
O enredo do jogo é apenas um modo de por o personagem na situação. É um quesito praticamente inexistente. Não faz muito sentido dar nota para esse jogo visto que não foi feito para concorrer nessa categoria. Mas como há enredo, darei nota por ser engraçado e simples, com imagens legais no começo e no fim do jogo.
Total: 6,0/10,0
  
Gráficos
Originalidade – 0,5/2,0
O jogo tem imagens próprias para explicar o começo e o fim da história. Além de imagens com os nomes dos locais do inferno. Todo o resto é RTP

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade – 1,0/1,0
O estilo dos desenhos combina com o cenário cômico do jogo.

Picture, Title e Game over – 0,9/1,0
A title do jogo é a do RTP, e mesmo sendo um jogo de humor não há desculpa pra isso. De resto, as pictures foram muito bem feitas.

Characters e Battlers – 0,7/1,0
Os characters são simples, do RTP. Não existem battlers, pois não há sistema de batalha.

Fog, Battleback e Panorama – 0,7/1,0
RTP. Bons, bem usados mas “padrões”.

Tileset e Autotile – 0,8/1,0
RTP... Os tilesets das fases sub-aquáticas ficaram muito bons.
Animation, Icon, Transition e Windowskin – 0,8/1,0
Animações apenas na batalha, senti falta de mais expressões no jogo. As transições são fade-in e fade-out, poderiam ser de fato transições. A Windoskin é boa, também do jogo CT.


Total: 7,4/10,0

Trilha Sonora
Originalidade – 0,0/2,0
A trilha sonora do jogo não é de autoria própria.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia – 2,0/2,0
Tudo muito bem pensado! Músicas famosas que caracterizam cada cenário do jogo, que passam a sensação perfeita pra o jogador. Abri um sorriso ao ouvir “Here Comes The Sun” no início do jogo, e achei “Welcome To The Jungle” super adequada. Entre vários outros exemplos que tornaram a harmonia do jogo perfeita.
BGM – 1,5/1,5
MIDIS de músicas reais de ótima qualidade, super bem escolhidos e de muito bom gosto.

BGS – 1,5/1,5
Combinaram com os cenários e estão bastante presentes.
ME e SE – 1,0/1,0
Efeitos sonoros super bem aplicados durante os puzzles. Na verdade as SE’s ajudam a nos situarmos nos desafios.
Total: 8,0/10,0

Mapeamento
Montagem – 2,0/3,0
O mapeamento é bom, se tratando do detalhamento e estrutura em geral. Mas de vez em quando existem cavernas em borda de quadrado, e as pontes não são ligadas as bordas. Parecem flutuar. Mas se formos pensar que é um jogo mais focado na jogabilidade e mesmo assim consegue ter um bom mapeamento se comparado com o resto, está de parabéns.

Efeitos – 2,0/2,5
Ótimos efeitos de névoa e cor da tela, dando a sensação avermelhada de inferno. Efeitos de fumaça também estão presentes. Senti falta de efeitos nas partes aquáticas.

Coerência e Lógica – 1,8/2,5
Como já foi dito, algumas cavernas quadradas e pontes flutuantes (E isso é erro de mapeamento, e não porque é o inferno.)
Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 7,8/10,0

Jogabilidade:
Dificuldade – 2,0/2,0
É um jogo bastante difícil e intuitivo. Você precisa pensar para passar para o próximo estágio. Na primeira fase você precisa perceber que a não ser que siga o caminho rachado a alavanca vai ser desativada novamente. Na segunda você precisa fazer combinações com as 4 alavancas até conseguir passar pelo caminho. Na terceira você pode perceber logo que precisa ativar as alavancas da mais escura até a mais clara ou ir por tentativas, e assim vai. É muito divertido e você se sente o “fodão” quando passa de um estágio.
Movimentação – 2,0/2,0
 Os mapas são pequenos, contendo apenas os puzzles. É o necessário e por serem pequenos andar não é cansativo.

Controle – 1,5/2,0
Você tem total interação com o cenário para passar pra próxima etapa. O jogo não tem menus. Save Points aparecem periodicamente. Minha única reclamação é que os Save Games deveriam aparecer após cada puzzle.
Pausa em animações – 2,0/2,0
Tudo é simples e confortável para o jogador. Nas animações você ainda pode continuar andando (dentro do inferno) e as “CG’s” são bem configuradas.

Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 9,5/10,0

Considerações finais:
Este foi o jogo que recebeu minha maior nota em um quesito no concurso inteiro (Jogabilidade). E o jogo é 90% focado nisso. Sendo assim obviamente é um ótimo e desafiador jogo, além de bem engraçado e com temática agradável. Deveria estar naqueles sites de jogos para desenvolver sua capacidade mental.

É incrível o fato de ser o único jogo non-RPG do concurso que eu tenho em mente agora, e ser um dos melhores.

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