sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Gian Carlos

A seguir, mais uma avaliação do jurado Gian Carlos (Ciclope).


ESCUDO DE OURO


_ENREDO: Escudo de Ouro, ou EdO apresenta um enredo bem ao estilo Walt Disney, por assim dizer. Apesar da temática medieval, dos reinos, das batalhas, dos monstros, não existe maldade nos personagens, até mesmo os vilões são cativantes, a atmosfera que fica é harmoniosa e pura. Por outro lado, isso pode ser prejudicial: os personagens são tão felizes, bondosos e se relacionam tão bem uns com os outros, que parece que não vivem no "mundo real". Seria interessante se o jogador pudesse ver algo de ruim na personalidade de cada heroi, para ter certeza que eles são de carne e osso.



Um ponto interessante é o fato da história abordar personagens em locais e situações totalmente paralelas: Maximus e seus amigos, que levam uma vida de certa forma "despreocupada",vivem seguros em um reinoe e Rafael, que vaga pelo mundo 
atormentado por uma crise de identidade, mas sempre acompanhado por seu fiel escudeiro Rudy.



O que torna o enredo interessante é o fato de que os personagens (suponho) vão acabar se encontrando por obra do destino em algum momento, e fica sempre aquela dúvida em relação a o que fará com que eles se encontrem. 



NOTA 8.5



_GRÁFICOS: Não há nada de surpreendente na parte gráfica de EdO. Mas algo que deve ser levado em conta é que toda a parte gráfica está em perfeita harmonia, ou seja, todos os gráficos combinam de modo que o aspecto do jogo fica muito agradável aos olhos.



Já os gráficos da batalha dão uma certa frustração pelo fato de não haver gráfico dos Battlers dos herois. Fora isso, os únicos detalhes onde se pode criticar são coisinhas simples, como a WindowSkin que é bem padrão do Maker, meio sem sal, ou a iluminação que não tem grande destaque, coisinhas que poderiam ter deixado o visual do jogo mais sofisticado.



NOTA 8.25



_TRILHA SONORA: Foi muito interessante o uso do silêncio nas primeiras cenas pra passar uma atmosfera tensa, e o inicio da música junto com a fala do personagem Solon, que quebra a tensão e dá uma atmosfera mais suave ao jogo. Fora isso, pequenos 
detalhes como a falta de uma BGM própria para a forja (a BGM do Mapa Mundi continua nesta área) deixaram a nota final um pouco menor, mas ainda assim, a trilha sonora está muito boa, num estilo aventureiro, com músicas que nos fazem sentir leves e tranquilos.



NOTA 9



_MAPEAMENTO: Há um padrão bem sólido no estilo de mapeamento de Escudo de Ouro. Não apenas isso, os mapas são muito bonitos também, principalmente os vilarejos e os interiores das casas. Algo que chama a atenção são os elementos que caracterizam os mapas, como os minerais brutos que encontramos em locais como cavernas. Já no castelo, a "tranqueira" que fica entre o quarto do Principe Maximus e a sala do trono meio que quebra a lógica. Armaduras, caixas e sacos não deveriam ficar nos aposentos reais.



Por mais que seja intencional, algo que ficou devendo nesta Demo foram os baús, pelo menos nos vilarejos e no castelo. Há pouquissimos baús ou Itens em locais onde não há batalhas, o que, apesar de ser até mais realista, tira a graça de explorar alguns cenários. A pilhagem faz parte do gênero RPG, por mais que seja errado sair pegando dinheiro das casas, é algo que deve estar presente, riaria!



NOTA 8



_BATALHA E BASE DE DADOS: Os requisitos básicos estão todos presentes: um bom número de inimigos, com suas caracteristicas próprias, assim como os personagens, Itens com diversas utilidades e tudo mais.. 


Já a batalha em si é bem "sem brilho", e muito disso deve-se à parte gráfica, já que não há BattleBacks, nem gráficos dos Battlers dos herois, sem falar que a moldura das Faces dos herois é meio gritante. 



Mas se há uma coisa que simplesmente vira a mesa, é o sistema de forja. A simples possibilidade de poder criar um monte de Itens e equipamentos é tão estimulante, que nos faz ficar dando voltas e voltas no mapa mundi atrás de inimigos para testar nossos 
novos equipamentos. E não só isso, a caracteristica mais importante é o fato de que este é um elemento de um REAL RPG, onde cada jogador pode ter um inventário completamente diferente do outro, com Itens únicos. E como se não bastasse, ainda há o 
sistema de treinamento, que torna nossos personagens ainda mais distintos. Sem mais.



NOTA 10



_JOGABILIDADE: A palavra chave neste jogo é "Diversão". Eu particularmente não sei o que acontecerá com os personagens, não sei o que o destino reserva a eles, mas isso não importa. A experiência de jogar EdO é tão agradável, que torna impossivel não seguir em frente, mesmo que a nossa missão seja simplesmente salvar um cachorrinho que fugiu pra uma caverna.



Não vai levar 10 porque algo que eu senti falta foi de algum Puzzle. Se teve algum e eu não me lembrei, por favor me avise, mas por enquanto...



NOTA 9.5



_CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não há o que passar a um Maker que sabe mais do que eu haha, então só posso passar umas sugestões com base na minha opinião pessoal mesmo: Eu quero muito ver os herois, principalmente o grupo de Maximus, passando por situações onde eles tenham que deixar de ser bonzinhos, ou que eles fiquem abalados emocionalmente.




_ENREDO............................................. 8.5
_GRÁFICOS.......................................... 8.25
_TRILHA SONORA................................. 9
_MAPEAMENTO.................................... 8
_BATALHA E BASE DE DADOS............... 10
_JOGABILIDADE................................... 9.5

Nenhum comentário: