segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo Hexagrama.



HEXAGRAMA


Enredo
FANTABULÁSTICO, seja lá o que isso signifique. Eu já havia jogado Hexagrama quando o jogo foi lançado, no ano passado, mas joguei novamente agora para o Awards afinal, qualquer desculpa pra se jogar um bom RPG é válida. Personagens, cutscenes, diálogos, o enredo em si, tudo muito, muito bem feito. Não parece ser feito por um iniciante. A magia dos jogos de antigamente está de volta.

Nota: 10


Gráficos
RTP. E mais algumas pequenas ediçõezitas em alguns tilesets, um tileset mapa-mundi, e algumas outras edições em alguns chars, com destaque pras poses do herói. Nada de mais além disso.

Nota: 7,5


Trilha Sonora
Não é marcante. Não digo que a trilha é mal feita ou mal usada. Na verdade, é basicamente tudo do RTP. Os sons estão lá para “bater cartão”, as vezes nem estão.

Nota: 7


Mapeamento
Aqui, chegamos à um problema. Alguns mapas são fantásticos. De verdade, eu parei o jogo diversas vezes só pra analisar os mapas e pensar: “Caramba, ele fez ISSO só com o RTP!?”. Em outros mapas, dava para notar alguns erros grosseiros, típicos de iniciantes. No geral, o desempenho é ótimo. Podia ser melhor, consertado os defeitos, mas está muito acima da média. Faço notar o uso excelente do script de iluminação do Mog e o uso de sombreamento e iluminação através dos tiles, em alguns mapas. Simplesmente fantástico.

Nota: 9


Batalha e Base de Dados
Ai, ai, ai. Mais um usando o sistema aleatório do maker para começar as batalhas. É tão difícil criar os eventos no mapa para o jogador poder evitar a batalha quando não quiser lutar? Fora isso, Hexagrama não tem muitos defeitos nesse quesito. O sistema é o padrão do maker, bastante subestimado, porém bem utilizado. Itens, armaduras e armas todas ao estilo dos rpg’s old school, criando uma gama bem ampla de estratégias para os combates.

Nota: 8,5


Jogabilidade
Eu já falei que Hexagrama parece um rpg das antigas? Já devo ter citado esse fato uma ou outra vez nessa avaliação, mas é a mais pura verdade. É incrível como o jogo lembra os grandes clássicos e isso se reflete em quase toda parte. Estamos sempre motivados a avançar, mesmo nas partes mais difíceis. O enredo nos “guia” e não nos “puxa”, como se fossêmos obrigados a ir por lá. Na primeira vez que joguei achei um bug que fechava o jogo numa caverna. Tinha algo a ver com o save, mas depois na segunda vez eu “escapei” desse bug.

Nota: 9

Considerações Finais
Joguem Hexagrama. É fantástico, é bem feito e sempre que alguém disser: “O RTP não presta” mostre esse jogo e faça um “Fuck Yeah” depois.

Enredo: 10
Gráficos: 7,5
Trilha Sonora: 7
Mapeamento: 9
Batalha e Base de Dados: 8,5
Jogabilidade: 9

Nenhum comentário: