quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Bruno Lima

A seguir a avaliação do jurado Bruno Lima para o jogo Seven Samurai.



SEVEN SAMURAI


Enredo
O enredo de Seven Samurai é baseado no filme japonês de mesmo nome, a primeira vista pode parecer sinal de falta de originalidade, no entanto, após alguns minutos de jogo, você percebe que não é bem assim. A história já foge um pouco do clichê pelo fato de você não jogar com os ‘heróis’, você joga com fazendeiros que tem como objetivo encontrar esses heróis, pode não ser uma história 100% original, mas isso já diferencia das histórias dos jogos makers.
As cenas de Seven Samurai são bem trabalhadas e usam imagens do próprio filme, deixando as cenas com mais “sentimento” do que se fosse com apenas os chars parados e o texto aparecendo. Os textos são muito bem escritos. Só achei um erro durante o jogo e foi por falta de atenção por parte do criador, aonde deveria ser “very” está “vey”.
Os NPC’s são poucos, algo que pode causar certo desconforto, já que dá uma certa sensação de solidão, no entanto, os poucos que tem, ajudam com informações no mínimo interessantes a respeito do mundo aonde se passa o jogo, essas informações podem te ajudar a prosseguir ao longo do jogo, ou podem ser apenas “curiosas”. Teve também “pouco caso” por parte dos NPC’s, em um determinado momento, ocorre um terremoto, os fazendeiros preocupados, decidem voltar para a vila para saber se todos estão bem, mas somente um NPC fala sobre o terremoto e quando conversa com o “grandfather” ele simplesmente age como se o terremoto nunca tivesse ocorrido.
Como ponto negativo pode ser citado à falta de áudio durante a cena do terremoto, o que acabou tirando o impacto (sem trocadilhos) da cena, e a falta de uma AMS com faces, já que de início foi confuso saber quem era que estava falando, e a formatação não é das melhores.
Nota: 8.5

Gráficos
O criador usou além do RTP gráficos pelo net, os tilesets com temática japonesa são bonitos, mas não combinam muito com o padrão RTP, aliás, a incompatibilidade entre os tipos de gráficos é o grande ponto fraco do jogo, as faces dos personagens não são semelhantes aos personagens, sem contar que as faces não estão padronizadas, elas possuem tamanhos diferentes e isso acaba afetando suas posições. Existe um bug, durante a animação de ataque do 1º inimigo, a animação de ataque deveria ocorrer no alvo, mas ocorre sobre ele mesmo.
Porém, o uso de imagens do filme durante algumas cenas foi uma ótima sacada, acredito que poderia ser mais bem aproveitada se os personagens do jogo não tivessem tanta diferença em relação aos personagens do filme. A tela de título, apesar de ser original é básica.
Nota: 6

Trilha Sonora
Um dos pontos fortes do jogo, a trilha sonora não é cansativa e é gostosa de ouvir, além de ter relação com a temática do jogo, os BGS e SE’s no geral foram bem utilizados, com poucas falhas. No entanto, os sons não são de criação do autor e senti a falta de um “fade” entre as musicas.
Nota: 8.5

Mapeamento
No início o mapeamento é até bonito, o interior é bem mapeado, a plantação de arroz e o cemitério estão bem feitos, no entanto, a partir do “mapa da ponte”, os mapas dão uma decaída e ficam bem vazios. Faltam mais tipos de árvores, flores, e alguns tiles foram usados de maneira errada, além do uso repetitivo do mesmo tileset, acabam dando um aspecto não muito bonito aos mapas.
O uso de botões para indicar certas ações também não foi uma boa, podia ter usado algo mais sutil, como um leve brilho por exemplo, e o efeito usado no teleporte é estranho, o efeito de transição devia ser depois e não antes, além de que ocorre bug durante o teleporte o que faz meu personagem “pular” um mapa completamente.
Nota: 6

Batalha e Banco de Dados
As batalhas ocorrem usando o sistema de batalha padrão do XP, o que não é algo ruim, no entanto, senti a falta de algum addon. As batalhas não acontecem em um ritmo tão acelerado e tem uma boa dose de dificuldade, afinal jogamos com fazendeiros e não guerreiros, mas apeasr disso eles possuem algumas skills para ajudar na batalha. O jogo possui poucos itens, padrões do maker, o uso de nomes como “Potion” e “Phoenix Down” em minha opinião poderiam ser alterados para algo mais relacionado ao tema do jogo. A quantidade de itens é pouca e não existe loja, portanto, você não repõe os itens que usa, a menos que os inimigos abatidos tenham, o que é algo raro.
Nota: 8.5

Jogabilidade
A jogabilidade é suave, é um jogo gostoso de jogar, os personagens apesar de não se saber muito sobre eles, despertam certa atenção do jogador, o único porém seria os teleportes e a falta de NPC’s pela vila, dando uma estranha sensação de vazio.
Nota: 8.5

Considerações finais
Um jogo curto, mas que consegue prender o jogador, com uma trilha sonora muito boa e uma história interessante, é um bom jogo apesar de seu estágio inicial de desenvolvimento.

Notas Finais
Enredo: 8.5
Gráficos: 6
Trilha Sonora: 8.5
Mapeamento: 6
Sistema de Batalha e Banco de Dados: 8.5
Jogabilidade: 8.5


Pontos positivos/negativos
+ Músicas que tem relação com o tema do jogo.
+ Sons de pássaros, cavalos.
+ Cenas da intro bem feitas.
- Músicas acabam de modo abrupto.
- Falta de um AMS.
+ Não somos os heróis, e sim, vamos a procura deles.
- Alguns tilesets não combinaram com o RTP, parecendo algo fora daquele “mundo”.
+ Interação com NPC’s
+ A vila conseguiu retratar bem a cultura japonesa.
- Alguns erros de sombra.
- Imagens dos battlers não padronizadas.
- Chars não correspondem aos battlers
- Falta de SE durante o terremoto.
- Demo acaba sem “avisar”.

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