sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Bruno Lima

A seguir a avaliação do jurado Bruno Lima para o jogo Knight of Redant.

Knight of Redant
Enredo
O enredo de Knight of Redant não é inovador, a história gira em torno de um meteorito, que logo após que foi encontrado, é ativado (possui algum dispositivo?) e estranhos fenômenos começam a ocorrer. Você joga com Evan, um soldado do reino de Redant que tem como objetivo investigar esses fenômenos e descobrir que relação eles possuem com o estranho meteorito.
O diálogo dos personagens são curtos e diretos, além disso, os NPC’s em geral possuem um “padrão” na linguagem, uma criança fala da mesma forma que um adulto e os diálogos entre os NPC’s são básicos e não acrescentam nada ao jogador. Acredito que se os NPC’s dessem dicas sobre os monstros no jogo, ou até mesmo contando um pouco da história do mundo aonde o jogo ocorre, daria uma sensação maior de “humanidade” para eles.
O jogo possui muitos erros de português, sendo alguns principalmente por falta de atenção, mais importante que vários textos, são eles estarem bem escritos. A frigideira sendo descrita como uma adaga, seu personagem examinando um armário e uma mensagem diz que “não tem nada na estante”, são erros “bobos”, mas que devido à quantidade, acabam pesando.
Por ser uma versão ainda em desenvolvimento, ganha-se um “desconto” nesse quesito.
Nota: 6.5

Gráficos
O autor procurou adicionar gráficos originais, o que realmente é algo bom, os ícones são bonitos e os tilesets idem, as animações foram bem feitas e dão um ar mais profissional ao jogo. No entanto, fogs e panoramas foram praticamente nem usados o que faz o jogo ficar menos “vivo”.
As faces são bonitas, lembrando o estilo oriental de desenho, porém, senti falta de mais expressões para elas. A windowskin é padrão o que não da destaque ao menu, que é personalizado.
Os gráficos não são feios, mas também não são lindos, fazem o seu trabalho.
Nota: 6.5

Trilha Sonora
Knight of Redant possui uma boa trilha sonora, a música de introdução foi bem utilizada, e mesmo usando músicas já conhecidas entre os gamers, elas foram sabiamente usadas. Porém, um problema digno de nota é a falta completa de BGS, não se ouve o som da água, ou dos animais, ou de passos, o jogo acaba passando a impressão que o personagem esta caminhando com um fone de ouvido constantemente ligado. A música da floresta acaba ficando irritante depois de um tempo, ela é muito agitada na minha opinião e parece que foi posta ali simplesmente pra suprir a falta de outros sons, como um canto de um pássaro ou do vento.
Nota: 6.0

Mapeamento
O autor acertou em criar casas com um design diferente das demais, dando uma sensação mais “natural” ao ambiente, os interiores também estão muito bem mapeados, os móveis foram bem colocados e não atrapalham a movimentação do jogador.
O jogo peca quando o assunto é “natureza”, ela é muito geométrica, tudo muito quadrado, sem contar as incoerências nos mapas, devo citar 2 casos:
1º - Em um mesmo mapa existe 2 tipos de clima, o sol, e a neve, e essa “transição” acontece de forma abrupta, quebrando a lógica do mapa.
2º - No mapa com neve, percebe-se que o lago no centro da floresta não está congelado, além das vitórias-régias estarem sem nenhum sinal de que foram afetadas pela neve.
Essa falta de lógica e inconsistência acaba deixando os mapas bem estranhos, além da falta vida, não se vê animais andando pela floresta, nenhuma planta se mexe com o vento, a iluminação é a mesma tanto na caverna como fora dela, alavancas sem sentido em uma caverna gelo. Essas falhas acabam deixando os mapas monótonos e estranhos.
Nota: 6.0

Sistema de batalha e banco de dados
Equipamentos excêntricos; Frigideira, Tampão. O autor usou o sistema de batalha Tankentai, as batalhas são rápidas e os inimigos causam uma boa quantidade de dano mesmo no início do jogo, as técnicas não estão lá de enfeite e são muito úteis ao longo da batalha. No entanto, a relação custo-benefício d os itens de cura não é algo bom, já que são caros e recuperam pouco HP/MP, também foi sentida a falta de estratégia com relação as fraquezas dos inimigos.
Frequência muito alta de batalhas, tornando as caminhadas entre um ponto ao outro no mapa uma verdadeira chatice, sem contar que não existe uma grande variedade de inimigos e poucas armas para se usar, o preço são altíssimos, e fazem você ter que lutar umas 20 vezes para comprar uma arma que aumenta +2, sendo que existe outra com o dobro do preço que aumenta +3.
Nota: 5.5

Jogabilidade
Simplesmente o ponto fraco do jogo, sinceramente a única coisa boa que posso citar nesse quesito é a possibilidade de correr.
As batalhas são constantes e irritantes, a cada dois passos existe uma batalha, os personagens demoram pra aumentar level, mas devido as constantes lutas eles chegam a ficar mais fortes rapidamente, porém o avanço não é tão sentido, fazendo você demorar a vencer lutas contra os primeiros inimigos mesmo você sendo oito vezes mais forte que na primeira luta contra eles.
O fato de nenhum NPC dizer o que você tem que fazer, acaba fazendo você ficar de um lado para o outro no mapa “procurando” algo para fazer, e isso acaba sendo irritante. Não tem justificativa para o puzzle e nem minigames, o jogo deu um erro de script em uma batalha, o que fez eu ser obrigado a dar “load” e o mesmo aconteceu pouco antes de enfrentar a mulher de gelo: existia um puzzle ‘escondido’, o fato de não saber que tinha um puzzle acabou fazendo eu caminhar até a suposta saída, foi então que por onde eu andava cristais de gelo eram criados, o que acabou prendendo meu personagem, o impedindo totalmente de fazer qualquer coisa, e a única coisa que pude fazer, foi dar mais um “load”.
Nota: 2.5

Pontos positivos/negativos
+ Música bacana na tela de título
- Fundo da tela título simplista demais.
+ Gostei da fonte e do design do texto na tela de título.
- “Project1” como nome de jogo?
- Ícone padrão do maker. Podia ter mudado sem problemas isso.
- Alguns erros de português sérios; “Conbinado”, “Sera”.
- “Meteorito de outro planeta? Isso é impossível”, eu ri nessa parte
+ Interiores das casas bem mapeadas, soube usar bem o espaço não deixando os personagens “sufocados”
- Escrito “Coline” na placa da montanha, quando deveria ser “Colina”
- “Inseto apareceu”, podia específicar que tipo de inseto, já que foi especificado o Besouro e a Joaninha.
+ Menu diferente do padrão.
- Falta de SE e BGS.
- Incoerência nos mapas

Considerações finais
O jogo foi claramente feito as pressas, com erros que poderiam ser corrigidos simplesmente se fosse prestada mais atenção por parte do desenvolvedor. O jogo tem potencial, basta mais atenção, mais esforço, mais cuidado.

Enredo: 6.5
Gráficos: 6.5
Trilha Sonora: 6.0
Mapeamento: 6.0
Sistema de Batalha e Banco de Dados: 5.5
Jogabilidade: 2.5

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