sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Fel

A seguir a avaliação do jurado Fel para o jogo The Elemental Charmers.

THE ELEMENTAL CHARMERS

Enredo:

 TEC trás um destaque logo no início. Existem diversas linhas de história para se jogar, algumas melhores que as outras, mas todas bem diversas entre si. Klax, padre que teve a mulher morta e depois se tornou recluso em conseqüência da perda. Leon, um pirata com um bom senso de humor e que não poupa nem os colegas da própria ambição.
 Gwen, uma elfa que vive na floresta e parte em uma grande aventura. Personagem que se assemelha MUITO com o Link de TLOZ: Ocarina of Time. Inclusive o lugar onde ela mora, até a música é a mesma. Acho que o criador poderia ter sido mais original nesta personagem... E por fim, Mist, um adolescente boca suja que não poupa caixa de diálogo para xingar os outros. – Tudo bem que liberdade de expressão é algo para se levar a sério, mas usar de maneira exacerbada palavras de baixo calão em um jogo de RPG maker é um tanto quanto inconcebível.
 Este recurso quando utilizado sem exageros é válido.
 Na igreja onde Klax se casa, tem um piano com som de órgão. Isso é no mínimo ilógico, uma vez que, o piano não tem capacidade mecânica para produzir o som de um órgão de tubos.
 Erros gramaticais também se fazem presentes no jogo, mas nada que atrapalhe a compreensão do jogador.
 Ademais, a variedade dos personagens, a interação com os npcs, e as introduções dos capítulos – muito bem escritas - seguram pontos no enredo do TEC.

+ 2 Escolha de personagens no início do jogo.
+ 1 cena da morte de Alicia.
+ 1 textos das introduções
+ 1 npcs bem construídos.
+ 1,5 Personalidades bem estruturadas.

 Nota: 6,5

Gráficos:

 TEC conta com imagens belíssimas, as pictures dos personagens combinam perfeitamente, as elementais foram muito bem utilizadas, simbolizando cada personagem, decorando o título, a introdução e dando uma cara única ao jogo.
 As imagens de transição de capítulos também são ótimas, extremamente bem selecionadas e bem editadas. Em contrapartida, alguns tilesets mostram-se incompatíveis com outros. Por exemplo, você sai de um ambiente e vai para outro completamente nada a ver. A porta da escola utiliza um tileset padrão do RMXP dela você vai para uma vila oriental que não combina com a escola, parece outro país... Devia existir mais coerência entre os cenários. Os menus ficaram muito agradáveis, embora pudessem ser melhores, o erro está no de voltar para o título, as opções deste menu, estão desordenadas, cada uma em uma coordenada diferente, o que causa um efeito visual péssimo, um detalhe que faz muita diferença.

+ 1,5 Título
+ 1 personagens
+ 1 capítulos
+ 0,5 menus
+ 1 edições no RTP.
+ 0,5 coerência
+ 1 faces de acordo com as expressões.
+ 1 mini-game de luta e demais imagens...

Nota: 7,5

Trilha Sonora:

 A trilha sonora podia contar com mais variedade, é basicamente Castlevania SOTN, Zelda, RTP e alguns outros rpgs famosos.  Embora não tenha nada de muito novo aí, vale destacar que todas combinam muito bem com as cenas, tirando o tema da gangue “Tigres de Fukushima”, que não achei compatível. O lado bom, é que o criador escolheu versões agradáveis das músicas selecionadas o que agrada aos ouvidos, visto que em midis, como a qualidade é baixa, escolher a versão certa muda tudo. O jogo não conta com nenhuma faixa original, também não há versões inéditas das músicas selecionadas, o que nos causa uma falsa satisfação. Todo mundo espera ouvir algo novo, diferente, mesmo que não sendo original. Aí se da a importância do garimpo.

+ 2 As músicas combinam com as cenas
+ 1,5 faixas de boa qualidade (mesmo midi).
+ 1 usou músicas de outras versões da engine, o que pra mim é muito astucioso.
+ 1 mescla de músicas mp3 e midis, sem estender muito o peso do jogo.
+ 1 faixas com letras nos momentos certos.
+ 1 as vitrolas espalhadas pelas casas contribuem na climatização do jogo.

Nota: 7,5

Mapeamento:

 O mapeamento do TEC apresenta variações, hora está bom, hora não está. Alguns mapas (principalmente de interiores) ficaram meio vagos, outros ficaram bem preenchidos como é o caso da mansão do Klax. Existem erros de configuração nos tilesets, em alguns momentos é possível passar dentro das paredes...  Além disso, a falta de planejamento em alguns mapas causam bugs, como é o caso da sala de aula de Mist, onde se você fala com o npc por baixo, o jogo trava e você tem que resetá-lo. Algumas montanhas estão “retas”, considerando o fator natural, o mais aceitável seriam montanhas irregulares... O jogo também conta com mapas bem construídos tais como a catedral onde ocorre o casamento, a praia onde Leon Delacroix naufraga... E também as dungeons.

+ 1 mapa da floresta de Gwen é muito bonito.
+ 1 a cena do casamento de Klax é acrescida por um mapeamento exato.
+ 1 mapas grandes sem exageros, mapas pequenos sem exageros.
+ 1 uso de algumas fogs contribuem a beleza total dos mapas.
+ 1 residências bem mobiliadas seguindo a lógica de seus referentes donos.
+ 1,3 cavernas e dungeons.

Nota: 6,3

Batalha e Base de Dados: Inimigos coerentes com os cenários é um ponto a ser citado, outro que não pode ser desconsiderado, é o fato das batalhas por vezes serem frustrantes, com inimigos muito além dos personagens, mesmo no início do jogo os inimigos já são exageradamente difíceis, ao passo que a carruagem anda as batalhas só vão ficando mais árduas e exaustivas, chegando ao ponto em que se tornam monótonas. O fato de não ter um novo sistema de batalha também contribui para isso, o sistema de batalhas padrão do RPG MAKER XP (sem grandes customizações) é muito parado e enjoativo. O bom é que existem muitas ações para se fazer, o que agrega certa diversão, compensando o pouco dinamismo. Há um sistema de forja muito interessante, e algumas side-quests muito inovadoras e coesas.

+ 1,5 coerência de aparições
+ 1 itens novos
+ 1 os bandos de inimigos são bem planejados.
+ 2,5 side-quests
+ 2 sistema de forja.

 Nota: 8

Jogabilidade:

 A jogabilidade de TEC flui muito bem, os cenários são bem “lisos”, você pode andar neles de forma bem livre, sem se preocupar em ter seu caminho bloqueado por uma pedra ou tronco. O Bartolomeu conseguiu me prender atrás de uma cadeira no quarto do Klax e tive que reiniciar o jogo. Estou considerando isso um bug de movimentação. As batalhas acontecem com uma freqüência moderada, não impedindo a circulação livre pelos mapas e você não tem que se matar para subir de nível. Os sistemas proporcionam distração, tem ainda um sistema de luta no menu de extras, algo que, contribui mais ainda para a satisfação do jogador. Os menus são fáceis de lidar e tem respostas bem rápidas, nada de perder tempo com menus lentos e pesados aqui. A escassez de poluição visual é um aspecto que contribui com a jogabilidade, nos mapas é muito fácil se localizar e ficar perdido é um desafio. TEC com certeza foi um marco em seu ano de lançamento.

+ 1 passabilidade dentre os mapas.
+ 1,5 batalhas na medida certa
+ 1 imagem limpa = jogo limpo...
+ 1 extras
+ 2 diversão
+ 1 eficiência dos menus
+ 1 nível geral de desafios
+ 1 fator replay

 Nota: 9,5

Conclusão:

 TEC é um jogo obrigatório para todo usuário de RPG maker, todos devem aprender com os erros e acertos de seu criador, um jogo que não merece passar “batido” por aqueles que se congratulam exímios conhecedores de RPG MAKER!

 NOTAS:
Enredo: 6,5
Gráficos: 7,5
Trilha Sonora: 7,5
Mapeamento: 6,3
Batalha e Base de Dados: 8
Jogabilidade: 9,5

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