quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Orientação Nº 03/10 - Critérios para "Originalidade" e "Inovação"

Orientação Nº 03/10
Critério Originalidade e Inovação


Houve uma certa dúvida por parte de algumas pessoas no que diz respeito aos critérios "Originalidade" e "Inovação". Antes que seja tarde demais, resolvi postar uma explicação mais detalhada para auxiliar os jurados e os candidatos em relação a subjetividade acerca destes dois elementos de composição dos quesitos. Vamos por partes:


1. Originalidade
Resources do RTP não são, e nunca serão, originais para efeitos de avaliação. Original é aquilo que VOCÊ faz. Ripagens, recolors e outros meios de modificar algo que não foi feito por você não o torna original, apenas diferente, mas o jurado pode moderar nos descontos, pois houve um certo trabalho para o tornar diferente. Um simples recolor num gráfico RTP deve ser valorizado pelo jurado. Não vou falar em númeeros, pois se assim fizesse estaria tirando do jurado o poder de decisão que é exclusivo dele. Mas não se pode considerar um gráfico RTP bruto (sem alterações) igual ao um mesmo gráfico com ao menos um simples recolor. Portanto, senhores jurados, recomendo que usem o bom senso, sempre.

2. Inovação
Este elemento é amplamente subjetivo e por sua natureza abre uma enorme margem para diferentes interpretações. Mas quando buscamos a definição no dicionário, encotramos uma resposta não tão difícil de entender. Inovar = Renovar, introduzir novidade.Portanto, creio que com esta simples definição ficará mais fácil para o jurador tomar suas decisões e para os candidatos entenderem seus critérios.

Alex Green Maker

Nenhum comentário: