segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir as avaliações do jurado Leandro de Barros para o jogo 666.


666

Enredo
666 conta a história de Mephis, um homem que, mesmo antes de nascer, já teve seu terrível futuro traçado: seu pai, antes mesmo de Mephis nascer, fez um ritual satânico para trazer o demônio para o mundo no corpo de Mephis. O jogo é a jornada de Mephis para se livrar desse destino. Uma incoerência que eu senti foi que, todo o tempo de gameplay nós controlamos Mephis para que ele possa fugir do seu destino, derrotá-lo. Pareceu que essa seria a moral do jogo: "nós podemos vencer nosso destino", porém, depois de Mephis derrotar o demônio e ficar livre, ele diz: "Mesmo livres, nós sempre somos controlados pelo nosso destino". Foi meio, "Wow, você quebrou a lição que o jogo transmitia com uma frase. JÊNIO". Eu peguei um errinho de inglês, "andestand". Fora esses dois percalços, 666 tem um enredo bem construído, com uma temática de terror bem conseguida.
Nota: 7,0

Gráficos
Com a exceção das pictures, title, gameover, menu e dos efeitos de partículas, é tudo do RTP. Do que há para avaliar: a HUD é bem feita e original, uma vez que o jogo é dos autores do sistema de batalha. Title e gameover apresentam um padrão interessante que normalmente não é usado nos jogos de RPG Maker. O Menu é feito com windows, então não tem muito gráfico envolvido.
Nota: 7,0

Trilha Sonora
A trilha casa muito bem com a temática do jogo. Cada boss tem seu tema e cada "cenário" também. No geral, os temas são bem macabros e pesados colaborando para criar o "aspecto" do jogo. Há também o detalhe do personagem sempre dar um "grito" quando ataca. Pelo que pude perceber, a trilha não usa arquivo nenhum do RTP, o que é um fato bastante positivo.
Nota: 9

Mapeamento
Que belo! Um recado aos amigos que criticam o VX por ter mapas feios: joguem 666. Mapas ótimos, de verdade. O mapper usou e abusou do truque de fazer mapas pequenos. Poucos mapas em 666 são muito maiores que o mínimo. Muitas vezes é preferível 50 mapas de 17x13 do que 1 mapa de 500x500 e 666 é mais uma prova disso. Há também uma bela variação de cenários, desde castelos, vilas, bosques e até o inferno. É interessante notar que numa montanha do jogo, neva no topo. Poucos jogos tem esse cuidado com o realismo.
Nota: 9,5

Sistema de Batalha e Base de Dados:
A base de dados é razoavelmente ampla, pro tempo de jogo. Eu zerei o jogo com quase 2h de gameplay e vi 3 de cada equipamento, 2 tipos de itens para curar HP e SP, itens para aumentar os atributos, um tipo de item para curar status. Parece pouco (deu até pra contar!) mas mais seria excesso. Talvez fosse interessante alguns itens que influenciassem mais na batalha, como por exemplo, armadilhas, bombinhas, coisas assim. A batalha em si é bem dinâmica e um dos poucos ABS que gostei de jogar. Normalmente os ABS do Maker pecam em vários pontos, mas o ABS de 666 funciona nos pontos que os outros pecam. A batalha, depois de aprendemos como defender (acho que faltou um tutorial que explicasse isso), vira quase uma dança. Atacamos e logo depois defendemos. Eu passei pelo "Inferno" sem levar nenhum dano físico, só de magias, usando essa tática. Vale ressaltar que o sistema é feito pelos autores do jogo. Os bosses são um ponto a parte. Cada um tem uma particularidade, desde alterar o andamento do tempo, até ser invencível e termos de resolver um puzzle para derrotá-lo (alias, senti falta de uma indicaçãozinha na hora de lutar contra o pai de Mephis, hehe)
Nota: 9,7

Jogabilidade
Um ótimo ponto. A jogabilidade de 666 é excelente. Basicamente o jogo segue uma conduta bem linear. Vamos de A para B e depois para C, nunca voltando. Entre A e B tem uma série de mapas, um com pequenos "puzzles" outro com batalhas, nunca os dois juntos. Entre os puzzles, temos estátuas que cospem fogo, pedras e buracos para saltar, plantas que envenenam e causam dano, fogo que causa dano. É muito interessante como pequenos detalhes do mapa podem transformar a monótona tarefa de andar em algo agradável. Um ponto meio chato que notei foi no menu. Quando a gente ganha uma arma nova e vai equipar, não aparece a diferença de status entre a antiga e a nova. Parece bobo, mas eu sou um desconfiado por natureza, nunca sei se estou sendo trollado ganhando uma arma ruim então esse detalhe fez falta pra mim. Particularmente não gostei da ausência de níveis na evolução do personagem. 
Nota: 9,8

Considerações Finais:
O que você tá fazendo aqui ainda? Vai jogar 666 logo... 


Nenhum comentário: