domingo, 27 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jean

A seguir as avaliações do jurado Jean para o jogo Hélix - O Último Protetor
 
HÉLIX - O ÚLTIMO PROTETOR

Enredo: Hélix tem um enredo no mínimo, interessante. Os personagens são muito carismáticos e diga-se de passagem, estereotipados, mas isso não é um problema. Dracko é o personagem misterioso, enigmático, enquanto Scholar e Alyssa são os típicos jovens aventureiros. Todos eles têm fortes personalidades e os diálogos ajudam a criar uma forte ligação entre eles. O que me deixou triste foi ver a desatenção do autor com a parte textual do jogo. Há erros de português e todas as frases do game não começam com letras maiúsculas, o que pra mim foi algo terrível. Sem falar que o alinhamento do texto nas caixas de diálogo não é padrão. Também senti falta dos nomes dos personagens nas caixas de diálogo, tudo bem que elas aparecem acima deles, mas mesmo assim, em certos momentos, eles estavam muito perto um do outro e ficava difícil saber quem estava falando o quê. No mais, gostei do mistério criado em relação à fuga de Dracko e Scholar da vila e todos os mistérios apresentados.

Evolução: 2.0
Estrutura e composição: 2.0
Inovação: 2.0
Expressão: 1.0
Ortografia: 0.5
Formatação: 0.5

Nota: 8.0

Gráficos: Os tilesets são do RTP, mas foram editados, resultando em belos mapas. A maioria dos gráficos de menu e as pictures são originais, o que me chamou atenção. Gostei muito da forma como o autor se dedicou na parte visual. Nada é padrão do maker, tudo foi alterado. Porém, faltou um pouco de harmonia, pois hora vemos belos gráficos, hora vemos imagens de baixa resolução. A compatibilidade do tema do game (fantasia) com o design do mesmo (colorido, exagerado) é grande, o que enche os olhos. Em termos visuais Hélix acerta em cheio. Realmente gostei do que vi.

Originalidade: 1.0
Inovação: 2.0
Compatibilidade: 1.0
Picture, Title e Game Over: 1.0
Characters e Battlers: 1.0
Fog, Battleback e Panorama: 1.0
Tileset e Autotile: 1.0
Animation, Transition, Icon e Windowskin: 1.0

Nota: 9.0

Trilha Sonora: Não há do que reclamar. As músicas são agradáveis, combinam com os momentos/mapas em que são usadas, sem falar que BGS’s também foram (muito bem) usadas. Detalhe para a BGM de batalha, muito cativante a meu ver, deixou as batalhas mais divertidas. Acredito que nada seja original, mas tudo foi muito bem usado. Mais uma vez percebo o capricho do criador do game.

Originalidade: 0.0
Inovação: 2.0
Harmonia: 2.0
BGM: 1.5
BGS: 1.5
ME e SE: 1.0

Nota: 8.0

Mapeamento: Impecável logo de cara. Os mapas são lindos, a meu ver. Apesar de pequenos bugs e exagero de detalhes, nada gritante. Os interiores já não são tão bons quanto exteriores, mas são bem feitos. As dungeons são lindas, lembrando realmente cavernas, com muito relevo, plantas, buracos aqui e ali. A primeira dungeon que entramos me chamou atenção por causa da cachoeira, que só deixou o mapa mais lindo ainda. Há muitos efeitos de iluminação, fogs e etc, complementando o visual e reforçando a dedicação do autor do jogo. O mapa mundo, muito diferente do comum, estava lindo, com montanhas, nuvens, florestas, etc.

Montagem: 3.0
Efeitos: 2.5
Coerência e lógica: 2.5
Inovação: 2.0

Nota: 10

Batalha e Base de Dados: As batalhas são aleatórias, o que não me agradou muito. Acho que jogo seria ainda melhor se pudéssemos ver os inimigos nos mapas, mas como nem tudo são flores... enfim. Quando adentrei na primeira batalha, já parei o jogo e fui anotar dois pontos positivos: sistema de batalha diferenciado e transition muito legal. Realmente o visual da batalha é diferente, os personagens ficam numa “ilha” feita com base no mapa em que estávamos com algum panorama por trás. No começo, as batalhas nem são difíceis, mas são muito frequentes, o que quebra o desenrolar do jogo. Se Helix tivesse menos batalhas, seria ainda mais agradável. Em termos de itens e habilidades, nada de muito destaque. Só ressaltando que o “Salto destruidor” de Dracko nem é tão destruidor assim.

Base de dados: 2.0
Estratégia: 1.0
Ocorrência de bugs: 2.0
Inovação: 2.0
Duração e frequência: 0.5

Nota: 7.5

Jogabilidade: Nesse quesito, não há muito que falar. A jogabilidade de Helix é normal. Você conhece os heróis, eles traçam um objetivo e seguem-no. Existem batalhas para tornar o caminho mais árduo e cenas que contam a história. Poderia dizer que Hélix tem quase o mesmo desenrolar que um filme. O jogador não se sente perdido em momento algum, as cenas são muito bem feitas, com direito a movimentos dos personagens (como Scholar movendo a cabeça enquanto tem um “pesadelo” na floresta) e muita ação. Detalhe para a cena em que os heróis fogem do Narvasco, ficou muito bem feita. Os menus têm as mesmas funções que outros jogos, mas o sistema de save é mais complicadinho. No mapa mundo pode se salvar com a “Torga” e durante o gameplay nos mapas aparece um ser chamado Donnil que fica responsável por marcar seu salvamento. No mais, Hélix propicia uma experiência divertida e prazerosa ao jogador, se o mesmo não for muito exigente.

Dificuldade: 1.5
Movimentação: 1.5
Controle: 2.0
Pausas em animações: 2.0
Inovação: 2.0

Nota: 9.0

Notas finais:
Enredo: 8.0
Gráficos: 9.0
Trilha Sonora: 8.0
Mapeamento: 10
Batalha e Base de dados: 7.5
Jogabilidade: 9.0

Total: 8.5

Alguns pontos positivos e negativos observados no decorrer do jogo:
+ Tela título animada;
- Introdução muito monótona (poderia ter sido feita com cenas);
- Frases não iniciam com letras maiúsculas;
+ Cena com dois personagens conversando no início muito boa em termos de efeitos;
- "ta bom"? Poderia ser usado um "está bem";
+ Trovões muito bem feitos, tudo bem sincronizado;
+ Som de passos quando herói anda;
+ Algumas cenas bem feitas;
+ Mapas bem feitos;
+ Sistema de mensagem diferente;
+ Lembrança de Alyssa;
+ Mapa mundo muito bonito;
+ Sistema de batalha diferenciado;
+ Transition de batalha muito legal;
+ Pictures com os nomes dos lugares;
+ BGS de cachoeira fica mais alta ao se aproximar dela;
+ BGM de batalha;
+ Cena de Alyssa escondida na moita;
+ Narvasco seguindo os personagens na floresta;
+ Ponte caindo;
+ Mapas da caverna são de cair o queixo;
- Caverna é escura, mas as batalhas nela são claras;
+ Picture de Game Over bem dramática;
+ Charsets dos montros;
+ BGM de batalha é muito boa;

Nenhum comentário: