quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estrutura e Regras do Rpg Maker Awards 2010

ESTRUTURA E REGRAS
RPG MAKER AWARDS 2010
Autoria múltipla e explicitada ao longo do texto.
Novembro de 2010


I – INTRODUÇÃO

Este texto é o resultado do debate de vários makers na tentativa de formular as regras e a estrutura do RPG Maker Awards 2010 (RMA10), a segunda edição do concurso de jogos da comunidade RPG Maker XP & VX do Orkut.

Entre os membros da Comunidade que participaram de modo mais atuante da elaboração deste texto, podemos citar: Akira, Alex, Cego, Ciclope, Enzo, Fel, Leandro, Leonardo e Regys. Modéstia à parte, 9 titãs. A voz de todos está presente nestas linhas, embora não haja uma convergência exata com o ideal expresso por alguém isoladamente.

No caso dos jurados, este documento deve ser lido em conjunto com o Manual do Jurado elaborado por Alex, Enzo e Leandro.


II – SISTEMA DE AVALIAÇÃO

16 prêmios serão votados na Primeira Fase de Avaliação ou simplesmente PFA: 12 quesitos dos jogos; os seis jogos indicados a Jogo do Ano; os três indicados a Maker Revelação, Maker do Ano e Maker Mais Solidário. Cada jurado deve dar nota de 0 a 10 aos jogos e makers indicados, e é feita a média das notas para verificar os três primeiros colocados em cada quesito avaliado.

Imaginemos que doze jurados tenham sido inscritos. Nesse caso, podemos fazer 12 “pacotes” de 7 jogos (3 do VX e 4 do XP, por exemplo) de tal modo que cada jurado fique com um pacote. Esse é o mínimo de jogos que o jurado deve avaliar, mas ele pode avaliar quantos quiser além desse grupo de 7 jogos.

O sistema de notas sugerido para a avaliação é o seguinte:

0 a 5,9 Insatisfatório
6,0 a 6,9 Regular
7,0 a 7,9 Bom
8,0 a 8,9 Ótimo
9,0 a 9,9 Excelente
10,0 Perfeito

Diferenças no modo de avaliar e nas notas são inevitáveis e aceitáveis, mas é importante que não haja uma discrepância acentuada. Daí a importância de um parâmetro básico. Algum avaliador pode considerar, por exemplo, que a categoria “Perfeito” deve ficar de fora. Variações assim não impedem a objetividade da avaliação feita pelo conjunto de jurados.


III – QUESITOS A SEREM AVALIADOS

(A mí, me gusta mucho comer “quesitos”. ¿Y a tí?)
Esta parte também está explicada no Manual do Jurado. Caso você já tenha lido, pode querer passar ao item IV, referente à premiação.

É importante que os jurados percebam a natureza integrada dos quesitos, que se influenciam mutuamente. Um Personagem bem desenvolvido ajuda a criar um bom Enredo. Uma Trilha Sonora original pode incluir a música-tema de um Antagonista. Um Sistema de pesca pode tornar mais agradável a Jogabilidade. Exemplos semelhantes são numerosos.

1) Maker Revelação
Essa categoria deve premiar alguém que era desconhecido ou pouco conhecido no mundo maker e surgiu em 2010. Cada jurado deve indicar até três nomes e conferir notas de 0 a 10 a eles. Os três com maior média de notas participarão da votação popular na Comunidade, ou seja, a Segunda Fase de Avaliação ou simplesmente SFA. O jurado não pode indicar a si próprio, mas os jurados podem indicar-se entre si.

2) Maker Mais Solidário
O Maker Mais Solidário é aquele cara habilidoso e principalmente gente boa que coloca o RPG Maker acima das picuinhas. Cada jurado deve indicar até três nomes e conferir notas de 0 a 10 a eles. Os três com maior média de notas participarão da SFA. Cada jurado não pode indicar a si próprio, mas os jurados podem indicar-se entre si.

3) Maker do Ano
Semelhante ao prêmio nº 1, mas neste aqui é premiado o maker que mais se destacou em 2010. Não necessariamente uma revelação, embora os prêmios 1 e 3 possam coincidir. Decisão na SFA como nos dois itens acima.

4) Jogo do Ano
Na primeira fase de avaliação (PFA), cada jurado deve indicar os três melhores jogos de cada engine e conferir uma nota de 0 a 10 a ele. “Jogo do Ano” tem a ver com o conjunto da obra. Os seis com maior média de notas (3 em cada engine) na PFA disputam entre si em votação aberta aos membros da Comunidade, isto é, na SFA.

5) Enredo
Aqui, são avaliados os elementos estruturais da escrita (ortografia, sintaxe, organização das idéias etc.) e também os elementos do conteúdo (desenvolvimento dos protagonistas e antagonistas, habilidade e estilo no contar os acontecimentos etc.). Termos como “enredo”, “estória/história” e “trama (de eventos)” se complementam e têm um sentido bastante aproximado. Cada jurado deve dar uma nota de 0 a 10 ao enredo dos jogos avaliados. Os três com maior média de notas ganham os prêmios na PFA.

6) Batalha e Base de Dados
O sistema de batalha tem a ver com os recursos existentes e também a habilidade com que o maker utilizou tais ferramentas. O prêmio Batalha e Base de Dados leva em conta o sistema de batalha e fatores afins, como armas, itens, animações, atributos dos personagens e vilões etc. Cada jurado deve dar uma nota de 0 a 10 a esse quesito dos jogos avaliados. Os três com maior média de notas ganham os prêmios na PFA.

7) Trilha Sonora
A trilha sonora diz respeito à utilização habilidosa de músicas e sons em geral no jogo. Se o jogo avaliado tiver trilha sonora original, esse fator desse ser considerado a favor da criação artística, valorizando o jogo em questão. A decisão é feita na PFA, como nos dois itens acima.

8 e 9) Mapeamento (XP e VX)
O mapeamento é dividido entre XP e VX, pois as engines têm estilos de mapeamento bem diferentes. Neste quesito, se destaca quem monta os mapas de modo habilidoso, utiliza os tilesets de modo a intensificar o clima (suspense, drama, narrativa épica etc.) e demonstra originalidade. Decisão na PFA, como nos itens acima.

10) Gráficos
Semelhante ao quesito anterior, porém aqui não é levada em conta a habilidade no mapear, mas sim as imagens em geral, sua beleza, originalidade etc. Um exemplo são desenhos e pinturas de personagens, lugares e afins. Outro exemplo: chefões com a parte visual interessante, inovadora. Decisão na PFA, como nos itens acima.

11) Cena
A melhor cena é aquela que fica na memória por encaixar-se com perfeição na trama. Há quem fique emocionado ao lembrar a cena de Aerith em Final Fantasy VII, por exemplo. Enfim, há cenas perfeitas, inesquecíveis. Cada jurado indica até três cenas e confere notas de 0 a 10 a elas. As três cenas com maior média de notas ganham os prêmios na PFA.

12) Protagonista
Aqui será premiado o autor do protagonista mais bem trabalhado, mais bem explorado pelo narrador no enredo. É premiado aquele maker capaz de criar um grande personagem, inesquecível, cativante no sentido de despertar o interesse do jogador. Cada jurado indica até três protagonistas e confere uma nota de 0 a 10 a eles. Os três com maior média de notas ganham os prêmios na PFA.

13) Antagonista
Semelhante ao quesito acima, neste aqui é premiado o vilão mais bem trabalhado. Podemos entender que termos como vilão, antagonista e malfeitor têm um sentido bastante aproximado. Algumas vezes é um ser humano, às vezes um monstro ou criatura mitológica, sobrenatural... Enfim, não há uma definição rígida e definitiva, mas em geral é possível identificar um ou mais antagonistas no enredo. Decisão na PFA, nos mesmos moldes dos dois itens acima.

14) Jogabilidade
Esse quesito tem a ver com o modo como o jogo flui, ou seja, como ocorre a jornada em si. Nem difícil demais, nem fácil demais; com valorização dos diálogos, mas sem pausas longas em excesso. Enfim, nesse quesito cada jurado avalia se o jogo é agradável de jogar ou travado, quadrado. “Jogabilidade”, então, leva em conta vários aspectos como frequência e qualidade de batalhas e diálogos, grau de dificuldade para dar prosseguimento à trama de eventos, duração do jogo etc. O jurado dá uma nota de 0 a 10 a cada jogo nesse quesito e a decisão ocorre na PFA.

15) Avaliador Nota 10
Aqui é premiado o avaliador considerado mais ponderado, justo e possuidor de senso crítico em suas indicações e textos avaliativos. Todos os jurados estão automaticamente classificados para votação na SFA.

16) Cenário
Um cenário bem feito certamente valoriza um RPG. Basta pensarmos, por exemplo, nas dungeons e castelos incríveis da série Zelda. Nesse quesito, disputam cidades, masmorras (dungeons), castelos e afins. Cada jurado indica até três cenários e confere uma nota de 0 a 10 a eles. Os três cenários com maior média de notas ganham os prêmios na PFA.

17) Sistema
No XP e no VX é possível usar scripts e/ou eventos para promover melhorias no jogo. Este quesito se refere ao sistema que mais contribui positivamente para o jogo como um todo. Pode ser um mini-game, um sistema de pesca, uma batalha interessante via eventos etc. Cada jurado indica até três sistemas e confere notas a eles. Os três sistemas com maior média de notas vencem os prêmios na PFA.


IV – PREMIAÇÃO

(My precious!)

a) Utilizando o sistema de avaliação explicado no item II, os três jogos (ou personagens, ou cenas, sendo simbolizados por x) com maior média de notas ganham placas virtuais (feitas pelo Leandro) de ouro, prata e bronze. Caso dois ou três x atinjam a mesma pontuação, temos duas ou três placas de ouro. Se há dois x em primeiro e um x em terceiro, temos uma placa de bronze e não de prata.

b) Peço (Enzo, com base em ideia expressa por Akira) que alguém habilidoso na parte gráfica (Regys, Leandro etc.) faça algum tipo de documento como banner ou certificado. O documento seria esteticamente trabalhado e conteria informações como nome da Comunidade, do concurso, do prêmio e do ganhador, média de notas, foto do maker etc. Seria possível, por exemplo, imprimir e plastificar o banner/certificado, usar como fundo de tela etc., tendo uma lembrança muito legal do prêmio conquistado.

c) Peço, ainda, que seja criada no Hall da Fama uma parte referente ao RPG Maker Awards. Nessa parte ou seção, os vencedores de 2009 e das próximas edições seriam homenageados com as placas mencionadas logo acima.

d) “Que tal apresentar o trabalho vencedor formalmente a uma associação de desenvolvedores brasileira?” (Cego). Os makers têm-se mostrado simpáticos a essa ideia.


V – ATIVIDADES DOS JURADOS

Esta parte é mais importante principalmente para aqueles que pretendem avaliar os jogos. Se você pretende participar com jogos, deve ler a seção VI, referente à inscrição dos jogos. Em 2009, Alex, Akira, Gabb, Leandro, Nathália, Pessanha, Rucian e eu, modéstia à parte, avaliamos muito bem os jogos!

a) Inscrição
De 11º até 31 de dezembro de 2010, cada jurado deve inscrever-se no tópico de inscrição a ser criado na Comunidade. O jurado deve ser membro da Comunidade desde o dia 1º/06/10 ou antes disso, que deve ser verificado pelos moderadores. Só pode inscrever-se como jurado quem não for autor de 1 ou mais jogos concorrentes, embora os colaboradores (quem desenha alguns personagens, por exemplo) possam ser avaliadores. Essa última medida visa a um maior grau de imparcialidade nas avaliações.

b) Primeira Fase de Avaliação
Do dia 1º de janeiro ao dia 15 de fevereiro de 2011, cada jurado deve jogar (até o fim, caso não haja empecilhos) e avaliar no mínimo sete jogos concorrentes, lembrando que os jurados receberão pacotes de sete jogos e poderão avaliar outros à sua escolha. As indicações feitas na PFA referem-se a todos os quesitos dos jogos escolhidos e devem ser acompanhadas de comentários que expliquem os critérios e motivos para cada decisão quanto aos jogos com maior grau de excelência. Cada avaliador deverá fornecer suas conclusões, até o dia 15 de fevereiro, de modo semelhante ao seguinte modelo:

“Nome do Avaliador: Fulano de Tal
- Indicados a Maker Mais Solidário: (até três makers e suas notas)
- Maker Revelação: (três makers e suas notas)
- Maker do Ano: (três makers e suas notas)
- Jogo do Ano (indicados do XP): (três jogos e suas notas)
- Jogo do Ano (indicados do VX): (três jogos e suas notas)
- Cena: (três cenas e suas notas)
- Cenário: (três cenários e suas notas)
- Protagonista: (três personagens e suas notas)
- Antagonista: (três vilões e suas notas)
- Sistema: (três sistemas e suas notas)
- Comentários e Notas do Jogo A:

Aqui, o jurado expressa sua avaliação sobre o Jogo A. Essa parte é importante porque mostra que a avaliação é feita de modo sério. Assim, cabe ao jurado fazer comentários gerais e específicos sobre o jogo avaliado. Um texto de 300 a 500 palavras para cada jogo é razoável.

Enredo: nota x
Batalha e Base de Dados: x
Trilha Sonora: x
Mapeamento: x
Gráficos: x
Jogabilidade: x
- Comentários sobre o Jogo B: (idem ao item de cima)
...”

Ao fim da Primeira Fase de Avaliação (dia 15 de fevereiro de 2011), já teremos os resultados definitivos de 12 quesitos: Enredo, Batalha e Base de Dados, Trilha Sonora, Cena, Protagonista, Antagonista, Gráficos, Mapeamento (XP e VX), Jogabilidade, Sistema e Cenário.

c) Relatórios Parciais
Nos dias 16/01/11 e 1º/02/11, os jurados devem divulgar, no Blog do RMA 2010 que será criado, um relatório parcial comentando os jogos avaliados até então. Os relatórios serão, em seguida à sua entrega aos organizadores, enviados aos próprios jurados, que terão acesso, portanto, aos resultados parciais uns dos outros.

d) Segunda Fase de Avaliação
A SFA ocorrerá do dia 16 de fevereiro ao dia 15 de março de 2011 e é extensiva aos membros da Comunidade que tenham se filiado a ela no dia 1º/12/10 ou antes disso. Com base nos resultados da PFA, teremos os concorrentes da Segunda Fase de Avaliação. Nessa votação, os jurados e concorrentes são igualmente membros da Comunidade e podem votar, embora não possam votar em si mesmos ou em jogos de sua autoria. Os cinco prêmios a serem decididos na SFA são: Maker do Ano, Maker Revelação, Maker Mais Solidário, Avaliador Nota 10 e Jogo do Ano.

e) Desistências
Cada jurado assume o compromisso de avaliar alguns jogos, e é essencial que os eles sejam de fato avaliados. No entanto, por motivos variados, pode ser que um jurado tenha que desistir de tal função ao longo do concurso. Caso isso ocorra, o avaliador em questão tem o dever de encontrar outro membro da Comunidade que exerça a função até o término do RPG Maker Awards 2010. Caso algum jurado desista da função, mas também não forneça ao evento um substituto, a pessoa em questão não poderá participar da próxima edição do RMA.


VI – INSCRIÇÃO DOS JOGOS

Do dia 11 ao dia 31 de dezembro de 2010, os interessados podem inscrever seus jogos em tópico oficial a ser criado na Comunidade. Pode-se participar com mais de um jogo. Quem participa com jogos não pode ser jurado. Podem inscrever jogos no RMA10 aqueles que são membros da Comunidade desde 1º/12/10 ou antes disso. Jogos que participaram do RMA09 só podem participar da nova edição caso apresentem bastante novidade.

Especificamente, o jogo precisa apresentar 20% ou mais de mudança em 5 (cinco) de seus quesitos (Enredo, Protagonista, Antagonista, Mapeamento, Batalha e Base de Dados, Jogabilidade, Trilha Sonora, Cenário, Cena, Sistema e Gráficos). Os próprios participantes do RMA10 que também participaram da edição anterior podem verificar se o jogo em questão traz modificações significativas. Ao inscrever-se com um ou mais jogos, o concorrente está assumindo de modo implícito que aceitará de pacificamente os resultados, ainda que eventualmente não concorde com alguma nota ou comentário.


VII – RESULTADOS E BLOG

(Senna, com roupa vermelha, e Prost)

Na primeira edição do concurso, em 2009, foi criado um blog (http://rpgmakerawards2009.blogspot.com) no qual eram postadas as novidades do concurso. O Alex está trabalhando na elaboração de um blog para o RMA10.
 

VIII – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

a) Inscrição dos Jurados: de 11 a 31 de dezembro de 2010

b) Inscrição dos Jogos: de 11 a 31 de dezembro de 2010

c) Primeira Fase da Avaliação: de 1º de janeiro a 15 de fevereiro de 2011

c1) Relatórios Parciais de Avaliação: 16/01/11 e 1º/02/11

d) Segunda Fase de Avaliação: de 16 de fevereiro a 15 de março de 2011. 


IX – DIVULGAÇÃO DO EVENTO

É muito importante, sobretudo a partir de dezembro, que haja alguns membros responsáveis pela divulgação do evento. Mais especificamente, é preciso entrar em contato com o maior número possível de membros da Comunidade para que realizemos um evento memorável. É preciso levar em conta que existem membros que não acessam a Comunidade com muita frequência.




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Veja também:
Manual do Jurado

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