quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Chrono Tactics.


CHRONO TACTICS

Enredo
Evolução – 0,8/2,0
O Enredo é apenas introduzido, mesmo sendo de boa forma, não há evolução. O jogo para assim que a história parecia começar a se desenvolver realmente.

Estrutura e Composição – 1,5/2,0
Ponto positivo por existirem dois personagens jogáveis que tem suas tramas cruzadas no fim da demo. Isso é algo bem legal. O enredo é composto por cenas que são as introduções das batalhas, logo depois vem o desfecho em forma de cena. É um bom modo de fazer as coisas.
Ponto negativo por não existir nenhum tipo de pausa entre as batalhas (como salvar, por exemplo, e isso é algo realmente grave).
Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Expressão – 1,5/1,5
Crono é de fato um personagem muito simpático, e a determinação do mesmo é muito bem mostrada na não-aceitação do seu lado maligno. Mesmo Crono não falando no jogo original, o autor soube muito bem captar a personalidade do personagem e transformá-la em textos.

Ortografia – 0,7/1,5
Existem diversos erros de pontuação. Alguns são até gritantes. Deveria ser usado um corretor ortográfico antes de lançar uma demo.

Formatação – 0,7/1,0
As cenas são bastante imersivas e os textos passam emoção. Mas senti muita falta de recursos visuais na formatação do enredo. Como por exemplo, as faces e os “emoticons” de emoções.
Total: 7,2/10,0 

Gráficos
Originalidade – 0,1/2,0
Gráficos não originais a não ser partes da title.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade – 1,0/1,0
100% de compatibilidade. Sério, não há o que comentar aqui. É um fan-game de Chrono Trigger que usa 100% gráficos de Chrono Trigger

Picture, Title e Game over – 0,7/1,0
As pictures são bem usadas na title (e os eventos que as programam também). Mas as imagens do tutorial são muito paint mode.

Characters e Battlers – 1,0/1,0
São bons, isométricos e com diversos frames de animações.

Fog, Battleback e Panorama – 0,7/1,0
Bem aplicados nos cenários. Mas os panoramas poderiam ser de paisagens.

Tileset e Autotile – 1,0/1,0
Tilesets isométricos, coisa raríssima de se ver em jogos de maker.
Animation, Icon, Transition e Windowskin – 0,8/1,0
Animações apenas na batalha, senti falta de mais expressões no jogo. As transições são fade-in e fade-out, poderiam ser de fato transições. A Windoskin é boa, também do jogo CT.


Total: 7,3/10,0


Trilha Sonora
Originalidade – 0,0/2,0
A trilha sonora do jogo não é de autoria própria.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia – 1,7/2,0
Posso dizer com tranquilidade que não há maior harmonia e imersão dessa maneira em nenhum outro jogo que eu avaliei. Realmente há uma GRANDE imersão no jogo desde a title até a cena final, mesmo com elas sendo simples e sem maiores efeitos sonoros. Mas na parte das BGM’s tudo se encaixa perfeitamente e passa exatamente a sensação que o autor quer passar.
BGM – 1,3/1,5
BGM’s do próprio jogo Chrono Trigger que se encaixaram totalmente com as cenas e batalhas.
OBS.: Uma ou outra BGM’s acabam antes da cena acabar.

BGS – 1,5/1,5
Combinam com os cenários e ajudam na imersão falada anteriormente. Ficaram perfeitas!
ME e SE – 0,5/1,0
Tirando as BGS’s senti muita falta dos efeitos sonoros no jogo. Como o miado do gato.
Total: 7,0/10,0

Mapeamento
Montagem – 2,0/3,0
O jogo é 100& Tático e segue a linha de mapas parecida com o jogo Final Fantasy Tatics. Não há muito o que avaliar aqui. Para o estilo de jogo os mapas ficaram muito bons, pensados principalmente na jogabilidade do sistema de batalha. Mas eu não acho justo dar nota máxima ao jogo por não haver detalhamento nem mesmo nas Cut-Scenes. E por não ser um tipo de mapeamento convencional, não se encaixando nos requisitos de avaliação do Awards.

Efeitos – 2,0/2,5
Só faltaram mesmo efeitos de sombra e iluminação (O que dava pra ser feito facilmente e sem desculpas, já que o jogo tático deveria ter destaque também nos efeitos), mas as fog’s e panoramas ficaram bem legais.

Coerência e Lógica – 2,5/2,5
Hm, não tem muito o que avaliar aqui... São batalhas táticas com cenário tático. Pra esse estilo tudo ficou perfeito.
Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 8,5 /10,0

Batalha & Base de Dados:
Base de Dados – 1,7/2,5
Pra uma demo de 30 minutos a variedade de itens é grande, as habilidades e status dos personagens e inimigos ficaram balanceados. Mas é BEM estranho errar um ataque quando o seu inimigo está de costas para você. Isso é realmente frustrante em alguns momentos.  Senti muita falta de Crono ter Skill, mesmo sendo uma demo pode ficar chato apenas atacar, correr e se curar (mesmo que seja necessária toda uma estratégia para isso).

Estratégia – 2,0/2,0
O jogo cheira a estratégia. Batalha Tática. Isso já diz tudo. Não ocorre só a estratégia padrão dos jogos de RPG como também estratégia de movimentação e direção em que o seu personagem está.

Ocorrência de “Bugs” – 1,0/2,0
Não foi encontrado nenhum bug.
Inovação – 2,0/2,0
...
Duração e Frequência – 1,5/1,5
O jogo é baseado em batalhas e cut-scenes alternadas. É o estilo do jogo, e isso foi muito bem aplicado nessa primeira demo.

Total: 9,2/10,0

Jogabilidade:
Dificuldade – 2,0/2,0
O jogo tem uma dificuldade razoável mesmo para uma demo curta. Não existem BOSSES, mas os inimigos presentes no jogo são balanceados. Nem é tão difícil de vencê-los, mas é trabalhoso e exigem estratégia. Bobeou, dançou.
Movimentação – 2,0/2,0
Cumpre o seu papel. Você só se movimenta na batalha tática. Não há reclamações aqui.

Controle – 1,3/2,0
O menu de title é um pouco travado. Por ser um jogo isométrico, a tecla “Cima” anda na verdade pra esquerda-acima. E isso se repete com as outras direções. Pode confundir um pouco.
Pausa em animações – 1,5/2,0
A title é demorada e não há como pular.

Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 8,8/10,0

Considerações finais:
Um ótimo jogo. Pode melhorar ainda mais seguindo as críticas da avaliação e se tornar um top da comunidade fácil.
O enredo teria recebido uma nota bem maior se não fosse o desenvolvimento. É realmente uma pena ver uma história bem bolada e só ter acesso a sua introdução. (E aliás, a introdução termina de maneira épica!)
Esse é um dos jogos que eu pretendo jogar quando novas demos forem lançadas.

Nenhum comentário: