segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo Natureza.

NATUREZA

Enredo
Natureza possui uma trama relativamente simples: um cientista combinou o DNA de 4 tribos e criou um mutante. Foi preso e agora voltou e está destruindo o meio ambiente. Ainda que parece um roteiro de uma história de alguma revista da Turma da Mônica, eu gostei do enredo de Natureza. A preocupação com o meio ambiente é sempre válida. Particularmente gostei de Gomi, que faz o estilo heró bobão, Goku lifestyle. Os NPC’s do vilarejo das serpentes estão bem interessantes e ajudam bastante na imersão do jogador. Não gostei da reunião dos líderes. Achei alguns erros ortográficos e algumas frases mal escritas, que acabam perdendo o sentido. Entre mortos e feridos, Natureza se sai bem.
Nota: 7,5

Gráficos
Ainda que alguns chars estejam estranhos, ainda que algumas faces não “encaixem”, ainda que algumas pictures sejam somente razoáveis, eu me recuso a dar menos de 9 à esse quesito. A dedidação em fazer diversas poses pro char, diversas faces, uma title bem bonita (um sistema de iluminação meio falho, é verdade), mas ainda assim, o cuidado e a dedicação que o Wendelude mostrou nesse sentido, merecem uma recompensa.
Nota: 9

Trilha Sonora
Top Gear theme = Battle Theme? Wow, demais! Mas depois a battle theme virou a música do FF IX e diminuiu um pouco o entusiasmo. A trilha teve poucos momentos de se mostrar. No geral, fez um serviço medíocre, no verdadeiro sentido da palavra: mediano.
Nota: 6,5

Mapeamento
Não é perfeito, mas está acima de pérolas que vi pra julgar pro Awards.  Está até que bem montado, por algumas vezes confuso, mas não atrapalha muito. O sistema de iluminação, como já disse, foi meio fail. Se há luz, tem de haver sombra. Nesse caso, só há luz. São poucos os mapas da demo: basicamente o “quartel” onde o jogo se inicia, o vilarejo e seus interiores, o mapa mundi e o mapa da caverna onde termina a demo. Não há muito a avaliar, pois não há muito onde errar nem muito onde acertar. Projetos curtos acabam tendo esse revés.
Nota: 7,5

Sistema de Batalha e Base de Dados
Natureza usa um SBS, a princípio parece ser o Tankentai, com alguns add’ons do tipo: comandos individuais de batalha (Gomi por exemplo possui Artes e Skills, porém no Menu aparece “Truques”, me confundiu um pouco) e uma tela pós-batalha bem interessante. Fora isso, o sistema é o de sempre. Gostei da inovação dos personagens não usarem as armas de sempre, apesar de que uma tora de madeira deva ser algo brutal demais para se usar no combate. Os inimigos também são poucos na demo, basicamente um chefe (um ex-soldado que treinava com Gomi), um tipo de fantasma e um tipo de lobo. Como a demo é curta, as opções de inimigos, armas, técnicas, armaduras, é reduzida.
Nota: 7,5

Jogabilidade
Vou parecer repetitivo, mas: demo curta, pouco a avaliar. Porém, esse sisteminha de precisar de certos itens equipados pra fazer certas ações, OWNA FORTE. Sério, curti demais. Luvas para empurrar pedras, faca para corta mato, vara para pescar, coisas assim deram um toque todo especial pro jogo. Minha recomendação é: continue com isso, mas não dê todos os itens de mão beijada assim. E crie ótimos puzzles e zonas especiais com presentes especiais também, hahaha.
Nota: 9

Considerações Finais
Jogue! Tá no começo ainda, mas jogue, critique direito e apóie um projeto que tem tudo pra crescer e render boas horas de diversão.

Nenhum comentário: