quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Bruno Lima

A seguir a avaliação do jurado Bruno Lima para o jogo CDZ.

CAVALEIROS DO ZODIACO
Enredo
Os cavaleiros são teleportados para outra dimensão. Bom, a história não evolui em nada durante o curto tempo de jogo, além disso, Seya e Jabu (principalmente Seya) não agem como deveriam, Seya é levado para outra dimensão e fica preocupado em ir pegar a armadura em uma caverna? Em NENHUM momento ele mostrou preocupação sobre o que pode ter acontecido com a Saori e os outros. E porque somente os cavaleiros de bronze se lembram do ocorrido? Enfim, o enredo precisa de muitas melhorias.
O jogo, além disso, contém muitos erros de português, sem contar o fato de que em certos momentos aparecem textos em outro idioma (inglês) o que mostra no mínimo desatenção por parte do autor em traduzir esses textos.
Nota: 2

Gráficos
Gráficos RTP somado a gráficos pegos pela net afora, os gráficos dos cavaleiros são bem legais, principalmente quando vestem as armaduras, no entanto, percebe-se que não combinam com muito com os outros chars, as cenas foram bem construídas utilizando imagens do anime, a tela título, apesar de ser de acordo com o tema e ser original, se torna fora do “padrão” maker.
As animações são também bem construídas tendo como único ponto negativo o tamanho exagerado delas (que o diga “Meteoro de Pegasus”), os ícones e a windowskin foram bem utilizadas.
Nota: 6.5

Trilha Sonora
A trilha sonora é diversificada, indo desde o RTP até a música de introdução dos CDZ (na cena aonde Seya e Jabu conseguem as armaduras), em determinados momentos as vozes dos personagens podem ser ouvidas, o que já deixa o jogo mais divertido, afinal, melhor que soltar um “Meteoro de Pegasus” é ouvir o Seya dizendo isso.
Porém, algumas músicas não combinaram com o ambiente e percebe-se também a falta de sons no ambiente, como vento ou água por exemplo, além de que o autor poderia ter usado mais SE’s ao longo do jogo.
Nota: 6

Mapeamento
Apenas o 1º é bonito, a maioria dos mapas sofrem de erros sérios envolvendo iluminação e sombra, o que acaba tirando a “lógica” do mapa, a escola parece mais um castelo do que uma escola propriamente dita, e existem certas incoerências, como o caso de ter um pequeno lago dentro do dormitório.
A caverna não possui um sistema de iluminação e fora da escola percebe-se que muitas coisas foram jogadas de maneira aleatória, sem nem mesmo algum devido planejamento, o que acaba deixando o mapa incoerente, e também existem erros de passabilidade, o que acaba fazendo em certos momentos seu personagem travar sem motivo aparente.
O jogo se passa em 3 cenários (4 se contar a intro) diferentes, algo bem pouco mesmo pra uma demo, além de serem pequenos.
Nota: 4.5

Batalha e Banco de dados
As batalhas ocorrem em um sistema de batalha tático lembrando jogos como FFT e Tactics Ogre, no entanto, a falta de opções de skills, a inexistência de equipamentos e a única opção ser escolher o ataque básico, acaba deixando o sistema de batalha bem chato, fazendo as únicas coisas da batalha ser: “Mover, atacar, mover, atacar”.
Apenas 1 skill em todo o jogo, e só adquirida no final (porque Jabu não tem skill?) da demo, o jogo não exige estratégia nenhuma pra vencer (que é uma marca em jogos táticos), os inimigos são fáceis mesmo você estando em desvantagem numérica e o uso de itens é praticamente desnecessário, um dos poucos pontos que se salva é o uso personalizado da animação do “Meteoro de Pegasus”.
Nota: 3

Jogabilidade
A jogabilidade é simples, tirando alguns erros de passabilidade, não encontrei dificuldade em andar pelo mapa, no entanto, isso é um dos problemas da demo, ser simples demais, o jogo não contém puzzles nem minigames, e a total falta de estratégia durante as batalhas acaba tirando a diversão do jogo.
Nota: 5

Considerações Finais
Percebe-se claramente que está em um estágio bem inicial de desenvolvimento, os erros de português e as poucas opções de ações somadas ao enredo pouco explorado e aos personagens diferentes do que são, acabam fazendo esse jogo se tornar apenas mais um entre muitos.

Notas Finais
Enredo: 2
Gráficos: 6.5
Trilha Sonora: 6
Mapeamento: 4.5
Sistema de Batalha e Banco de Dados: 3
Jogabilidade: 5

Pontos Positivos/Negativos
- Vários erros de português.
- História mal contada.
- Não diz o que o jogador tem que fazer, o deixa perdido.
+ Bonito mapa na 1º cena.
- Erros de passabilidade em alguns mapas.
- Mistura de idiomas (Tela de resultado de batalha).
+ Muito boa a cena quando você ganha às armaduras.
- Não indica término da demo.
- Falta de SE’s
- Uso errado de sombras e iluminações

Nenhum comentário: