quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo The Elemental Charmers II.


THE ELEMENTAL CHARMERS II

Enredo
Evolução – 1,5/2,0
Apesar de ser uma demo relativamente curta, os quatro protagonistas divididos em dupla fazem um grande “estrago” por ai, com side quests e tudo o mais. Quanto a evolução do enredo principal não ocorre muita coisa, mas não é apenas uma introdução como nas demais demos.

Estrutura e Composição – 1,7/2,0
Geralmente é necessário fazer alguma quest para facilitar (ou abrir caminho literalmente) o enredo principal. O sistema de quests é bom, mas muitas quests simples e que tem que ser concluídas torna as coisas um pouco entediantes as vezes. Fora isso, tudo é muito bom! Controlar 4 personagens de igual importância é uma coisa que não é vista em jogos de RPG. Sempre há um principal, e nesse caso isso não existe. Por isso ocorrem diversas discordâncias de opiniões e atitudes que contradizem a do seu parceiro e todas são de IGUAL importância. Essas personalidades “nada a ver uma com a outra” dos personagens são muito boas.
Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Expressão – 1,5/1,5
É um jogo medieval com tema que remete a situação atual do mundo: Escassez de recursos naturais do planeta e com combater as “más pessoas” que o retiram da terra sem pensar nas conseqüências do amanhã. É uma ótima temática que nos dá muito o que pensar.

Ortografia – 1,5/1,5
É raro ver um jogo com diferença de linguagem entre pessoas comuns e da corte, por exemplo. E nesse jogo isso está contido, o que ofusca qualquer tipo de erro mínimo de português.
Formatação – 0,8/1,0
As cenas são de teor cômico (devido as diferentes personalidades que entram em choque), mas quando precisam ser sérias, são. Há interação com o cenário durante elas (como o chapéu de Leon voando no mar). Mas as faces poderiam ser expressivas.
Total: 9,0/10,0

Gráficos
Originalidade – 0,5/2,0
Imagens originais e add-ons.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade – 0,7/1,0
As imagens combinam com o cenário, os tilesets combinam com o cenário medieval. Mas os battlers de ragnarok não combinaram tanto com o resto (apesar de ter ficado legal), principalmente a relação de tamanho dos inimigos e dos aliados. A windowskin parece um quadro negro (ou uma mesa de sinuca) e pra mim não combinou tanto.

Picture, Title e Game over – 0,8/1,0
O jogo tem pictures legais, bonitas apesar de simples. Cumprem o seu papel e dão uma sensação agradável ao jogo.

Characters e Battlers – 0,7/1,0
São bons e com movimentos do ABS. A idéia de tirar inimigos do Ragnarok foi boa, mas não ficou perfeitamente adequado. Os characters de NPC’s importantes são RTP, deixando tudo com a mesma cara.

Fog, Battleback e Panorama – 0,5/1,0
Os Battleback são o cenário do mapa, o que combinou perfeitamente. Existe ausência de fog e panoramas.

Tileset e Autotile – 0,6/1,0
Mistura de Mack com RTP, As árvores do RTP não combinam muito com a água do Mack, por exemplo.
Animation, Icon, Transition e Windowskin – 0,8/1,0
Aqui há um destaque aos ícones, animações de batalha aparentemente personalizadas.


Total: 6,6/10,0


Trilha Sonora
Originalidade – 0,0/2,0
A trilha sonora do jogo não é de autoria própria.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia – 1,5/2,0
Bem, no geral existiu uma boa “mixagem” das músicas e feitos sonoros com as cenas. Mas faltou a troca de música em momentos tensos e/ou cômicos. Como por exemplo na hora do casamento em que Adam é ferido e morto, poderia ser realmente MUITO perfeita e emocionante se não fosse a música que não foi trocada para uma mais propícia. Isso se repete em outras horas. (mas ainda assim o final dessa cena é FODA, se tratando do fim da demo)
BGM – 1,0/1,5
As BGM’s são uma mistura dos dois RTP dos makers atuais. Ficou uma boa mistura, mas ficou muito “padrão”, sem cara de TEC, e sim de RTP. Isso poderia ser consertado com algumas cenas mais importantes com músicas da internet ou de autoria própria.

BGS – 1,5/1,5
Foram bem usadas e nas horas certas (sem falar que não são do RTP).
ME e SE – 1,0/1,0
Como sempre, nos jogos da série TEC efeitos sonoros de vozes, dor e demais expressões sempre estão presentes!
Total: 7,0/10,0

Mapeamento
Montagem – 2,0/3,0
A montagem dos mapas é inovadora. As cidades são realmente grandes, com muitas áreas e casas, e não apenas o necessário para o enredo prosseguir. Faltou apenas detalhamento em algumas partes das cidades (já em outras o detalhamento é bom). As dungeons são bem montadas, cheias de segredos e detalhes. Em cenários naturais faltou elevações no relevo pra deixar os mapas mais bonitos e reais.

Efeitos – 1,0/2,5
É algo que falta nesse jogo (Onde estão as fogs?), a não ser pelas iluminações em postes e tochas. Mas o alcance da iluminação dos mesmos não influi realmente na visão do personagem por terem baixo alcance e os cenários não serem escuros (ou seja, a iluminação não ilumina de fato o cenário).

Coerência e Lógica – 2,5/2,5
Como já disse, as cidades são bem grandes e divididas em várias áreas (rural, castelo, feira, parte de concretro). Florestas cheias de ávores e trilhas feitas pelo homem. Dungeons seguindo o estilo de dungeons clássicas de RPG.
Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 7,5/10,0

Batalha & Base de Dados:
Base de Dados – 2,5/2,5
Os itens são variados, os bosses são difíceis e os inimigos normais são fáceis/medianos. O sistema de Materia é o brilhantismo do sistema de batalha do TEC II. Suas armas são incrementadas com o poder das Materias adquirindo mais poder e habilidades especiais.

Estratégia – 1,5/2,0
Estratégia padrão das batalhas por turnos.

Ocorrência de “Bugs” – 1,5/2,0
Eu não consigo desequipar as matérias.
Inovação – 2,0/2,0
...
Duração e Frequência – 1,3/1,5
Mesmo sendo aleatória, a freqüência de batlhas é boa. Demora um pouco pra achar um monstro nos permitindo explorar os lugares sem batalhas atrapalhando.  Alguns monstros fracos demoram muito pra morrer.

Total: 8,8/10,0

Jogabilidade:
Dificuldade – 1,5/2,0
É um jogo fácil, mesmo nos bosses. Mas ainda assim é agradável de jogar. A facilidade não deixa o jogo monótono devido as explorações dos cenários.
Movimentação – 1,5/2,0
Por alguns cenários serem grandes demais, ficar andando neles pra lá e pra cá é meio chato em certas ocasiões. Também é um pouco chato andar pra lá e pra cá em algumas quests. Mas é muito legal explorar dungeons, por exemplo.

Controle – 1,7/2,0
O menu básico com menus extras para os sistemas do jogo (Quest’s e Materia) ficou funcional. Interagir com o sistema de quests e ver os objetivos e informações é bem legal. Equipar as matérias é um caminho sem volta?
Pausa em animações – 2,0/2,0
As animações não tem muitos efeitos visuais que usem pausas muito grandes.

Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 8,7/10,0

Considerações finais:
Mais um ótimo jogo da série TEC. Comparado aos outros é o mais “fraquinho” em relação a pirotecnia, como diz o Enzo. Mas o Marcel deixou bem claro que ia se focar mais na estória nesse jogo, e de fato ela está ótima e com bastante emoção (A trilha sonora poderia ajudar um pouco com isso nas próximas versões).
É um dos melhores jogos da comunidade atualmente e, pra mim, o melhor do VX dos que eu já joguei.

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