segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Cavaleiros do Zodíaco.


Cavaleiros do Zodíaco

Enredo
Evolução – 0,5/2,0
A demo não se desenvolve muito. É apresentado a Intro da trama e a busca pelas armaduras na caverna. Ou seja, armados novamente, a trama iria começar. Mas ai a demo acaba.

Estrutura e Composição – 0,5/2,0
A história foi claramente uma desculpa qualquer pra fazer os cavaleiros saírem na porrada. Existem muitas coisas mal feitas e sem explicações.  Por que eu ganho 100 “dinheiros” ao ser bom numa prova? Isso não faz sentido, é só uma desculpa pra o jogador ganhar dinheiro. E a caverna? Por que ninguém nunca entrou nela sendo que ela é relativamente fácil? E como Seya descobre onde as armaduras foram parar? MUITAS coisas sem sentido.
Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Expressão – 0,0/1,5
Sinceramente não há. Como já disse a história é uma desculpa. Não conheço muito CDZ mas sei que Seya é o típico personagem clichê protagonista do anime que se preocupa com os amigos. E ele não demonstra essa preocupação em momento algum, mesmo quando eles vão para a outra dimensão. Essa poderia ser uma boa expressão: A amizade é importante, ou algo assim.

Ortografia – 0,7/1,5
Bastante erros de português, sintaxe até mesmo um pouco inaceitável.
Formatação – 0,7/1,0
Não gostei de a introdução ter sido feita apenas por imagens. Cenas no próprio maker com bastantes efeitos legais tornariam a coisa bem mais interessante de se ver.
Total: 4,4/10,0

Gráficos
Originalidade – 0,0/2,0
RTP e Add-Ons.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade – 0,3/1,0
Os chars não combinam com o resto do jogo. O RTP não combina nem um pouco com o cenário de CDZ. Não passou a sensação de “atualidade”. Parece algo medieval meia-boca.

Picture, Title e Game over – 0,8/1,0
Pictures bonitas, mas de baixa qualidade de resolução.

Characters e Battlers – 0,7/1,0
Bonitos, e dentro da batalha ficaram muito bons. Mas ainda há o problema de compatibilidade com o RTP.

Fog, Battleback e Panorama – 0,7/1,0
Não existe battleback pois se batalha no cenário. Panoramas não são usados. Fogs do RTP.

Tileset e Autotile – 0,5/1,0
RTP com Addons, o que não combinou com o cenário CDZ.
Animation, Icon, Transition e Windowskin – 0,9/1,0
Tudo aqui é bom e caprichado. Animações de batalha próprias (embora grandes demais pro tamanho dos chars), Windowskin e Icons legais.


Total: 5,9/10,0

Trilha Sonora
Originalidade – 0,0/2,0
A trilha sonora do jogo não é de autoria própria.

Inovação – 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia – 1,2/2,0
Faltou mais precisão na troca de músicas, e isso quando há troca. Em muitos momentos as músicas não combinam tanto com as cenas de tensão ou de ação. A música de batalha ficou boa.
BGM – 0,8/1,5
RTP e músicas da internet. Acho que para um jogo de anime, a trilha sonora deveria ser tão boa quanto a presente no desenho animado.

BGS – 0,0/1,5
Um mito.
ME e SE – 0,5/1,0
Pouquíssimos e onde há necessidade de efeitos sonoros, eles não estão presentes. Ponto positivo para as vozes dos personagens.
Total: 4,5/10,0

Mapeamento
Montagem – 1,0/3,0
Existem poucas áreas a serem avaliadas. Se fosse julgar apenas o primeiro mapa a nota seria boa. Mas depois dele tudo fica muito ruim. Tapetes não são autotiles de grama ou areia em florestas para serem colocados arbitrariamente. Paredes sem sentido na escola e escala de tamanhos non-sense.

Efeitos – 0,5/2,5
Há efeito de sombreamento no jogo, mas eles não são coerentes com a iluminação.

Coerência e Lógica – 1,0/2,5
Por que tem um laguinho no dormitório? Por que a caverna é quadrada? Por que os tapetes foram recortados e jogados aleatoriamente na escola? Por que a posição dos objetos é tão estranha?
Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 4,5/10,0

Batalha & Base de Dados:
Base de Dados – 1,0/2,5
Os status são muito apelões quando as armaduras são equipadas e os itens são bons e baratos DEMAIS. É tudo muito fácil, e não há porque usar batalha tática se eu sou forte o suficiente pra atacar tudo e todos sem me preocupar com o dano que tomo. E onde estão as Skills?

Estratégia – 0,5/2,0
Deveria ter nota alta aqui. Mas como não há preocupação nenhuma com o dano eu só preciso bater e bater até vencer.

Ocorrência de “Bugs” – 1,8/2,0
Considero um bug a passabilidade das arenas de batalha, que atrapalham em certos momentos.
Inovação – 2,0/2,0
...
Duração e Frequência – 1,0/1,5
Está bom para sistema tático: Cena, batalha. Porém nesse caso fica chato já que as batalhas são altamente monótonas.

Total: 6,3/10,0

Jogabilidade:
Dificuldade – 0,5/2,0
O sistema de batalha é muito fácil e não deveria ser. As coisas poderiam ser bem balanceadas se tratando de um sistema tático. A estrutura dos mapas também não propõem nenhuma dificuldade. 
Movimentação – 0,5/2,0
Os cenários são incoerentes demais pra dar uma boa sensação ao andar. E os erros de passabilidade não contribuem nem um pouco com isso.

Controle – 0,5/2,0
Tudo é tão fácil que deixa o jogo chato.
Pausa em animações – 0,5/2,0
Há muitas pausas enormes no jogo. Após cenas, entre as cenas e na movimentação de NPC’s durante as cenas.

Inovação – 2,0/2,0
...

Total: 4,0/10,0

Considerações finais:
Precisa melhorar. Poderia ser um bom jogo, e de fato a idéia é legal. Mas a falta de coerência na história e nos mapas é um pecado. É um jogo que precisa de história, e ela é apenas uma desculpa. A batalha precisa ser incrementada e o mapeamento revisado.

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