segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo Chrono Tactics.



CHRONO TACTICS

Enredo
O jogo é uma continuação não-oficial de Chrono Trigger. A história começa 1 ano depois do fim dos eventos do grande clássico do SNES, com Chrono e Magus sendo transportados por um portal para a Ilha dos Fantasmas, um lugar muito misterioso. O esquema básico do jogo é ver os acontecimentos por dois pontos de vista, um de Chrono e o outro de Magus. Por isso, é preciso jogá-lo duas vezes. A parte do Chrono foi perfeita, sem nenhum bug. A parte do Magus, não foi bem assim. Toda vez que eu escolho “ver as cenas”, a tela fica toda preta, só aparecem os diálogos e então fica impossível batalhar sem ver nada. Existem muitos erros de português no jogo, desde palavras mal-escritas até sentenças mal pontuadas. Isso tira um pouco a diversão de jogar. Outro ponto negativo foi a discrepância da personalidade dos personagens com as versões originais. O Chrono é o símbolo do estilo “herói calado”, por isso, qualquer tentativa de colocar falas nele seria perigosa e eu, pessoalmente, não gostei do resultado final, mas o mais grave foi o Magus. Normalmente ele é sombrio, calado, quase poético e em Chrono Tactics ele parece um garotinho irritado e perdido.
Nota: 6

Gráficos
Uma das melhores partes do jogo. Os mapas de batalha são todos isométricos, possívelmente ripados de algum lugar. (Ao criador do jogo: se os seus mapas NÃO foram ripados, ou seja, foram criação sua, fale comigo para que eu possa arrumar as notas desse quesito e do quesito Mapeamento). Os chars são ripados do clássico Chrono Trigger e encaixaram muito bem no jogo. Chrono Tactics também tem ótimas pictures e efeitos bonitos na intro, na title e nos créditos.
Nota: 9

Trilha Sonora
Praticamente inexistente. Chrono Trigger tem: Title; Menu; Cena; Batalha; Cena; Batalha; Fim; Créditos. Ou, em termos sonoros, música da title, bgm, tema de batalha, mesmo bgm, tema de batalha de novo, bgm, som dos créditos. E só.
Nota: 6,5

Mapeamento
*ERRATA*
Conforme havia pedido, o criador do jogo me contactou e explicou que, apesar dos gráficos serem ripados, os mapas são sim feitos por ele, tile a tile. Eu achava que ele havia tirado os mapas prontos na hora de ripar, mas não: ele ripou apenas os recursos e montou os mapas. Assim, a nota muda para 10 conforme dito anteriormente.
*AVALIAÇÃO ANTIGA*
Aqui, vou fazer um pedido ao criador do jogo: me contacte para dizer se os mapas são mesmo ripados de algum lugar ou se foram feitos 100% por você. Eu tenho bastante certeza que foram ripados, logo não há tecnica nenhuma de mapeamento empregada pelo criador do jogo, em contrapartida, há um cuidado especial em inovar em relação aos outros jogos. Por isso, dou nota 6,5 nesse quesito. Se for mapas feitos 100% pelo criador, a nota muda para 10.
Nota: 10

Sistema de Batalha e Base de Dados
Wow, ótimo sistema! O sistema tático de Chrono Tactics é ótimo, bem dinâmico e garante bons momentos. Pena que sejam tão poucas batalhas e tão poucos itens e armas. O jogo funciona mais como uma demonstração do sistema do que qualquer outra coisa. Fosse mais longo e com mais opções, esse quesito levaria um 10 fácil.
Nota: 8,5

Jogabilidade
Não é uma parte muito explorada em Chrono Tactics. Na verdade, só escolhemos entre opções no menu, compramos armas e itens e vamos para as batalhas e assistir as cutscenes. Não temos nenhum momento de controle do jogador, fora as batalhas.
Nota: 5

Considerações Finais:
Fora os erros de português, a curta duração e a limitação do jogador pela maneira de conduzir o jogo, Chrono Tactics seria um dos melhores jogos do ano. Peca em algumas partes, mas ainda vale a pena jogar.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa avaliação, Leandro. Concordo com quase tudo que foi dito na avaliação.

Respondendo a sua pergunta sobre os gráficos, sim eles são ripados com algumas modificações feitas por mim.

No quesito "mapeamento" você se equivocou ao dizer que não existe técnica nenhuma de mapeamento. Acho que foi por você não ter experiência com esse tipo de mapeamento isométrico (avançado).

Os gráficos dos mapas foram ripados e milimetricamente montados, cortados e alinhados. O tileset do CTA funciona da mesma forma que o tileset do RMXP. Os mapas foram criados tile a tile, "quadrado a quadrado" logo existe técnica de mapeamento sim, e por sinal, uma técnica difícil e avançada.


Ass: KPD

Organização disse...

Já arrumei a nota, amigo. Desculpe a confusão e parabéns pelo jogo! :D