quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AVALIAÇÃO - Jurado: Leandro de Barros

A seguir, a avaliação do jurado Leandro de Barros para o jogo Tales Of Fate - Requim Of The Wisdow:


TALES OF FATE
REQUIEM OF THE WISDOW


ENREDO
Há relativamente pouco do enredo de ToF na demo inscrita no Awards. Temos alguns "flashs" aparentemente randômicos na introdução e um "plot" bem bobinho na parte jogável da demo. O pouco que podemos tirar é que existia uma Elite dos 4 (que eram o desafio final na Liga Pokémon) que "comandava" o mundo por detrás dos panos até que um deles ficou muito ganancioso e acabou assassinado pelos outros. O plot da parte jogável da demo é assumir o papel de Tataru, um mago, que vai na onda do amigo Ian, um sonhador meio louco, atrás do urso que comeu o morango-azul. É sério, não estou brincando. No meio de tudo isso, ToF tem alguns personagens bem interessantes, como o engraçadíssimo Ian e o potencialmente super-badass Sheamus. O enredo nos deixa curioso sobre o que vem a seguir, mas "o-que-vem-a-seguir" não está na demo. (Eu encontrei uns errinhos ortográficos e um erro de pontuação, todos já reportados).

Total: 8,5 / 10,0

GRÁFICOS
É notável um certo interesse dos autores do jogo em sobressair nessa parte. A title e o menu estão muito bonitos e coerentes entre si. Eu não entendi direito, mas parece não haver tela de gameover. É em certa parte inovação, mas eu acho que seria mais interessante uma picture. As pictures usadas na hora de contar a história do Ian estão impagáveis. Dão um ar de anime ao jogo e mantém um alto nível de qualidade. Os tiles e chars são do estilo RTP. Alguns arquivos exclusivos do RTP, alguns achados da internet, alguns editados. O jogo usa faces do facemaker e aí entramos num dilema: o facemaker não produz as faces mais bonitas que existem. Ainda que existam alguns efeitos, nomeadamente na face do Sheamus, faltou um acabamento nas faces. Eu acho válido o uso do facemaker quando o autor abre as faces no photoshop depois e aplica, pelo menos, um overlay.


Total: 9,2 / 10,0


TRILHA SONORA
Segundo a tela de créditos do jogo, a trilha sonora é dividida entre os criadores do jogo, alguns arquivos do RTP e de outros jogos. Eu gostei bastante das músicas do jogo, achei que combinaram bastante com o estilo que a demo tentou criar.

Total: 9,5 / 10,0


MAPEAMENTO
Um trabalho incrível nesse quesito. De verdade mesmo, um dos melhores mapeamentos que já vi no RPG Maker. Um trabalho excepcional na montagem dos mapas e no acabamento também, usando efeitos de cores de tela, fogs e iluminação para criar mapas belos. Existem dois erros na montagem: 1- a folhagem de uma árvore que está atrás, aparece por cima de uma que está na frente, e 2- um tile fora do lugar numa árvore. Tudo já foi reportado. Talvez o grande "mas" desse quesito é que os mapas são apenas de dois estilos: floresta e interior. Não há uma variação, mas isso não é motivo pra descontar. Espero que na próxima versão tenham novas paisagens.

Total: 9,8 / 10,0


BATALHA E BASE DE DADOS
O sistema é bem inovador e feito 100% por eventos. Ele é um "falso" ABS. Explico o porque do "falso": ele segue o mesmo estilo de um ABS, mas as batalhas não ocorrem no mapa onde estamos e sim num mapa "próprio" para as batalhas. É um sistema bem interessante e surpreendentemente bem programado. Poucos ABS feitos por eventos ficam com a dinâmica tão boa quanto o de ToF. Porém, NESSA demo, o número de itens, habilidades, inimigos e estratégias é minúsculo. Há um bugzinho irritante: cada vez que um inimigo morre, aparece uma animaçãozinha minúscula no canto superior esquerdo. Normalmente é a animação que o inimigo levava na hora que morreu. É meio chato isso, é como se, num show de mágicas, o mágico deixasse transparecer uma engrenagem por trás do palco. É tipo "Oh, já sei como é feito...". Eu recomendo uma revisada nos tempos entre a morte, o fim da animação e o teletransporte do evento.

Total: 8 / 10,0


JOGABILIDADE
Não há muito o que avaliar nesse sentido. É importante fazer notar que menus e batalhas foram feitos por eventos pelos próprios desenvolvedores. Tudo isso contribui para um jogo original. A navegação pelo menu é simples e eficiente. Não existiram grandes bug's além dos já citados e descontados em outros quesitos. Fora isso, o ponto fraco dessa parte é a curta duração da parte jogável da demo.

Total: 8,5 / 10,0


RESUMO
Enredo....................................... 8,5
Gráficos .................................... 9,2
Trilha Sonora ............................ 9,5
Mapeamento ............................ 9,8
Batalha e Base de dados ............ 8
Jogabilidade ............................. 8,5

Nenhum comentário: