quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Temos mais um texto e uma mudança na indicação para Vilão. O Leandro avaliou o jogo Vila do Nevoeiro e conferiu notas a ele. O texto a seguir é do Leandro.


VILA DO NEVOEIRO R.E.L.I.D.O

Avaliar um jogo de terror como Vila do Nevoeiro é diferente de avaliar um RPG típico como Zernar, ou O Dragão do Monte Silaf. Um jogo de terror tem objetivos diferentes e, consequentemente, tem de usar as ferramentas disponíveis de maneira diferente, gerando uma avaliação diferente. Um jogo de terror tem de fazer o jogador sentir, obviamente, "terror" ou "medo", por isso, um jogo de terror tem de ter a capacidade de trazer o jogador pra viver o jogo, só assim ele pode ou não sentir o medo.

ENREDO:

Adam, personagem controlável, é pai de Charles, um garoto que uma doença misteriosa. Um dia, após o trabalho, Adam está na cozinha quando ouve barulhos estranhos e presencia uma cena bizarra e é então que o horror começa. A história de Vila do Nevoeiro vai muito mais longe do que isso, durante o jogo descobrimos mais sobre o passado de Adam, seu outro filho, sua ex mulher e a misteriosa doença de Charles, mas o "gol de placa" do jogo vem na imersão do jogador. Apesar da intro absurdamente longa (apesar de muitíssimo bem feita), assim que começamos a jogar, efetivamente, nos sentimos na pele de Adam e, quase podemos acreditar que aquilo tudo é real (há lendas que confirmam a história, mwahahaha!). Bastante cutscenes tem um "close" cinematográfico e ajudam a contar a história de uma maneira bem legal. Esse quesito com certeza é um dos mais importantes pra um jogo de terror e Vila do Nevoeiro não decepciona.

NOTA: 9


SISTEMA DE BATALHA:

O sistema de batalha é de ação. Eu particularmente sou fã dos sistemas de turno, mas é muito dificil pedir um sistema diferente num jogo de terror. Eu achei o sistema um pouco lento, o char tem demora muito para fazer um ataque, o que, em armar de ataque corporal, impede de fazer "combos" e abre oportunidade para o monstro atacar. Com armas de fogo esse problema já não é tão marcante porque atacamos de longe. Em algumas partes eu fiquei um pouco travado, alguns inimigos me deram muito trabalho, mas no fim das contas deu pra vencer.

NOTA: 8

TRILHA SONORA:

Outro gol de placa do jogo. Tudo é muitíssimo bem feito e encaixa com perfeição no jogo. A trilha sonora é importantíssima e tem uma ajuda de maneira absurda o jogador a "entrar no jogo". Vila do Nevoeiro "casou" muito bem a trilha com o jogo e deu a sensação perfeita pro jogador. Não tenho muito o que falar, a nota já traduz tudo.

NOTA: 10

MAPEAMENTO:

O mapeamento foi muito bem feito. Conseguiu dar uma sensação ótima ao jogador. Normalmente os jogos de RPG Maker tem mapas que "lembram" os rpg's do Snes, do GBA e alguns casos, do DS. Vila do Nevoeiro lembra o mapa de vários jogos do velho PSone. Provavelmente trabalhar com mapas assim deve ser incrivelmente difícil, mas o Reginaldo fez um trabalho excelente. Vila do Nevoeiro realmente em Mapeamento e Gráficos é um jogo de nível MUNDIAL. Infelizmente vou ter de tirar umas décimas porque em alguns momentos consegui "andar" por lugares onde não tinha nada e as vezes esbarrava em tiles que não podia passar, mas deveria poder. Provavelmente é uma pequena má configuração causada devido as características de mapeamento da engine.

NOTA: 9,0


GRÁFICOS: (já postado)

Eu disse antes: "Vila do Nevoeiros em Gráficos é um jogo de nível Mundial". Essa frase diz tudo, a nota é 10 pela inovação gráfica e qualidade gráfica. Só ressalto um ponto: a intro é linda, mas demorada DEMAIS. Olhei no menu logo que pude e já tinha 30 minutos de jogo. Eu ia descontar uns pontos por causa disso, mas fui pesquisar e vi que se apertasse pra cima e enter escapava da intro, mas mesmo assim, sugiro que da próxima vez coloque uma imagem no cantinho mostrando a tecla pra pular-.

NOTA: 10

RESUMO:

ENREDO: 9
SISTEMA DE BATALHA: 8
TRILHA SONORA: 10
MAPEAMENTO: 9,0
GRÁFICOS: 10
NOTA FINAL: 46,0

Indicação para Vilão: Ragnarok de The Elemental Charmers: Anarchy.


Portanto, o Leandro avaliou o jogo Vila do Nevoeiro e também fez sua indicação para Vilão.

Nenhum comentário: