sábado, 6 de fevereiro de 2010

Temos mais um texto avaliativo. O jurado Akira fez sua análise do jogo Resident Evil - New Raccoon, que pode ser lida na seqüência.


"Resident Evil: New Racoon

Comentário geral: Um fan-game acima da média, mas com muito a melhorar. O jogo procurou ser fiel à série original na maior quantidade de detalhes possível, mas de certa forma ignorou algumas limitações do RMXP e algumas possibilidades novas da mesma ferramenta. No geral, o jogo possui poucos bugs e uma boa progressão, e com o polimento certo talvez passe de simples “acima da média” a um fangame realmente notável.

1 - Enredo: Passando-se em um “futuro alternativo” à série original, New Racoon possui uma base de enredo que basicamente repete os elementos dos REs clássicos, com uma cidade totalmente infectada e um superprojeto militar. Embora o jogo seja fluido, usando bem os elementos de suspense, os protagonistas não possuem um grande apelo por carisma, a falta de uma maior exploração de expressões de face, substituídas por texto descrevendo emoções e reações, é muito pouco impactante, assim como a relação entre Livia e Bruno é insossa e no final da demo um tanto forçada. A redação possui vários contras com erros básicos de português e pouca imersão em falas. As cutscenes também não têm nenhum tipo de trabalho primoroso, resumindo-se a diálogos e fugas. No geral, o enredo só não entedia porque em grande parte é contado no estilo RE de notas, jornais e outros elementos do cenário, que têm poder de imersão maior que qualquer ser animado dentro do jogo.

A nota de partida é menor por se tratar de um fan-game, que precisaria de maior esforço para atingir nota máxima considerando o unvierso já pré-estabelecido.

Nota de partida: 6,5 (mediano)

+1,0 – Fidelidade aos elementos originais de suspense da série RE
+0,5 – Uso de cenário e objetos para ambientar a história

-1,0 – Redação com vários deslizes tanto no português quanto na falta de imersão em falas
-0,5 – Cutscenes sem elaboração
-0,5 – Personagens com pouco carisma

Nota final: 6,0 (mediano)




2 – Sistema de Batalha: Ainda mantendo a fidelidade à série RE, o sistema de batalhas é simples mas eficaz, e perfeitamente compatível com o movimento por tiles. Embora o foco não seja sair atirando em todo mundo, já que se trata de um survival horror, o fato de cada arma ter um efeito diferente no impacto contra os zumbis e a variedade de situações nas quais eles são apresentados é capaz de recriar o efeito de susto em uma ou outra ocasião. A presença de dois níveis de dificuldade garante que você não terá problemas com tédio ou frustração. Os problemas a citar estão na parte gráfica, seja em alguns characters ainda meio mal-feitos, ou na HUD que atrapalha a visibilidade em alguns mapas menores e não condiz com o clima de survival horror, e também em alguns pequenos bugs onde zumbis têm sua mobilidade travada ou em mapas que precisam usar do artifício de “paredes invisíveis” para criar arenas de batalha.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Sistema de batalha simples, eficaz e compatível com o movimento por tiles
+0,5 – Bom posicionamento de zumbis em determinados momentos para efeito de susto
+0,5 – Níveis de dificuldade distintos

-0,5 – Parte gráfica carente de HUD e alguns characters melhores
-0,5 – Pequenos bugs e paredes invisíveis

Nota final: 8,0 (excelente)




3 – Trilha sonora: Temas e efeitos sonoros em sua grande maioria extraídos dos jogos originais da série RE e em geral bem-aplicados. No entanto, a parte sonora poderia ter sido melhor trabalhada se explorasse mais o efeito de suspense criado pelo auditivo. Alguns efeitos sonoros também possuem ruídos e poderiam ser substituídos por outros de melhor qualidade.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,5 – Trilhas e efeitos sonoros da série RE bem-aplicados e de boa ambientação

-0,5 – Má qualidade de alguns efeitos sonoros
-0,5 – A parte sonora poderia ter sido melhor explorada para o clima de suspense

Nota final: 7,5 (bom)




4 – Mapeamento: O jogo tenta explorar o uso de tilesets modernos, e no geral principalmente os exteriores conseguem um bom resultado, excetuando os pitorescos gráficos de veículos e as tentativas de usar o RTP sem qualquer edição de cores. Os interiores poderiam ser bem melhor trabalhados, no entanto, alguns teleports pelas laterais que precisariam de paredes não as possuem e algumas salas poderiam ter mais detalhes. A interação com cenário também poderia ser maior, mas já é suficiente para condizer com a época que Resident Evil ainda era um survival horror. Os bugs de transponibilidade são minimizados e não comprometem a exploração. O uso de fogs é discreto, e os efeitos de luz com o script de sombreamento, salvo excessos em mapas com chamas que provocam um lag intenso, ajuda bastante a complementar o mapping.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Bom mapeamento de exteriores
+0,5 – Transponibilidade bem-configurada
+0,5 – Efeitos de luz complementam bem o mapping

-0,5 – Gráficos de veículos pitorescos
-0,5 – Uso eventual do RTP incompatível com o mapping apresentado
-1,0 – Mapeamento de interiores carente de algumas correções e mais detalhes

Nota final: 7,0 (mediano)




5 - Gráficos: A apresentação inicial e a title agradam e passam o feeling de suspense e terror que o jogo necessita. O uso de pictures logo em seguida na apresentação no entanto não ajuda, a qualidade baixa das imagens e a falta de um trabalho de efeitos fosse para recriar a sensação de fotos ou simplesmente para a imagem não parecer um retângulo no meio de um fundo preto compromete com a impressão inicial do jogo. O mapping mediano melhora um pouco essa impressão, sobretudo com os efeitos de luz, e embora as faces careçam de expressividade, as mesmas têm boa qualidade e condizem com o clima do jogo. No geral, considerando os defeitos de HUD e de alguns characters já apresentados, o jogo acaba ficando no limiar do “mais ou menos”, tendo bastante ainda a melhorar nesse aspecto.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+0,5 – Bela apresentação e title
+0,5 – Bons efeitos de luz
+0,5 – Faces interessantes e condizentes com o clima do jogo

-0,5 – HUD incômoda em alguns momentos
-0,5 – Uso pobre de pictures
-0,5 – Alguns characters precisam de um melhor trabalho

Nota final: 7,0 (mediano)



Nota geral final: 35,5 (bom)

Review por Akira Miasato"


Com isso, o Akira encerra sua participação na Primeira Etapa de Avaliação.

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