domingo, 7 de fevereiro de 2010

Temos mais um texto e notas. A Natália avaliou o jogo TEC: Anarchy e conferiu notas a ele. O texto a seguir é da Natália:


"The Elemental Charmers: Anarchy é um jogo divertido de se jogar, possui uma historia de palco bem centrada, um enredo bem contado, mas com um defeito mortal: Os controles.

:

Bem, não irei falar sobre os controles aqui, irei por eles no sistema de batalha, que é nelas que ele realmente apresenta problemas.

Bem, o gameplay é bem legal, estilo XAS, não se vê muitos jogos em XAS por ai, por isso acho bem interessante, pancadaria pura, oh yeah!

A movimentação por horas é bem livre, em 8 direções, e isso deixa a caminhada bem mais fluente e suave.

O jogo conta com funções interessantes(loja de munição online, por exemplo) e segredos para serem destravados.

Para começar, tem uma galeria colecionável de bonecos dos personagens de Megaman, eu particularmente, AMO Megaman, e isso foi um fator que me fez procurar por esses bonecos, alguns estão bem na sua cara, outros, você terá que passar por toda a terra, chegar a Murdor, passar por Sauron e pegar eles( ta, não é assim, mas isso já da uma idéia de como é difícil achar alguns). Até agora não descobri ganhos por completar a coleção (deve ser porque não completei ainda XP) mas é bem divertido colecionar eles, além de possuir galeria de personagens do jogo, e muito mais.

Um fato interessante é que o personagem principal, Kain, tem uma assistente, Emily, e você poderá fazer ela gostar dele ainda mais, alguns atos fazem esse amor aumentar, e obviamente outros fazem ele diminuir.

Como por exemplo, matar animais fofos (que ela adora) faz isso diminuir, mas:

HELLO!

Se eu fosse o Kain falaria “Não tenho culpa que os animais desse planeta evoluíram sem cérebro para entrar na linha de fogo! ¬¬”, eles SEMPRE acabam entrando no meio da luta ou perto de um inimigo e morrem brutalmente, mas acho que da para remediar isso dando presentes para ela, como bonecos de pelúcia espalhados pelo jogo.

Enfim, sobre o gameplay, ele é bem legal com diversas coisas para te manter entretido pelo resto da caminhada.

Enredo: 8,5

Belo enredo de fundo, sem duvida, com fatores políticos e revolução, alem de diversos temas adultos.

Resumindo: Tudo se passa num planeta chamado Devon, aonde humanos e arcanos vivem juntos.

Arcanos escravizam humanos porque eles mais fortes que eles, daí um deus chamado Chaos manda um dos seus melhores guerreiros, Kain, para liquidar o líder dos arcanos e restaurar a ordem, mas não é tão simples quanto parece, pois primeiro ele tem que construir uma nova base política e social no planeta, para que ele não piore ainda mais as coisas.

Para complicar, os poderes de Kain são diminuídos drasticamente nesse planeta, e ele vai ter que se virar com isso.

Personagens possuem uma boa Backstory, apenas acho que Kain poderia ter uma backstory um pouco mais explorada, já que aparentemente a da Emily é que tem os holofotes mais luminosos em sua historia, mas enfim, um ótimo enredo.


Sistema de Batalha: 6,0

Agora vem a parte que esse jogo mostrou não ter misericórdia.

A nota do sistema de batalha foi essa não por ele é ruim, mas de fato, é porque ele é bom. Mas o sistema de batalha trás o problema da maioria dos sistemas de batalha complexos:

Possui vários botões!

Enfim, você pode usar o mouse para mirar, botão esquerdo atira arma primeira, direito secundaria, as setas para andar(pode usar as teclas E,S,D,F para andar também, mas irei comentar isso depois) os botões 12345678 para magias e itens. Alem dos botões normais do RPG maker como abrir menu, conversar, etc.

O Mouse não tenho nada que reclamar sobre ele, ele funciona bem, meu primeiro problema foi com as teclas de E,S,D,F.

Bem, nos jogos de tiro (FPS), você usa os botões W,A,S,D para andar, o que é conveniente, pois ele esta na posição certa do teclado para usar rapidamente varias teclas como shift,1 2 e 3, e realmente a maioria se acostumou com essas teclas, e elas se tornaram a nova “lei” de movimentação, e é isso que não me acostumei em Elemental Chambers, que usa E,S,D,F para se movimentar, e não da para mudar essa configuração, ou você se adapta, ou morre.

Daí você me pergunta “porque não jogar nas setas?” simples, porque elas estão longe dos skills e itens, que são bem úteis já que não tem jeito de se esquivar dos tiros inimigos, mesmo se escondendo, pois, você para atirar neles, precisa se mostrar, e se mostrando, estará aberto ao fogo deles tanto quanto eles estarão abertos ao seu.

Agora meu próximo problema vem com o tão útil Overdrive, que detona todos da tela, porque ele é útil? Porque o jogo começa difícil desde o inicio, parece não ter uma grade de evolução para dificuldade, você tem problemas mesmo no inicio. Enfim, o Overdrive fica na tecla 8, e quantas vezes eu já soltei o tecla de andar para acionar o overdrive ou alguma magia, me deixando que nem uma boba vulnerável, porque não posso soltar o mouse, já que é ele quem faz a mira da maioria das magias, não possuo 3 braços. Muitas vezes ele veio tarde demais, como eu solto o mouse, e uso, mas antes dele matar todos da tela, eu morro, e da o famoso “Epic Win”.

Acredite, leve muitos potes de vida, eles serão seus principais amigos pelo resto do jogo, depois que Emily salva Kain num prédio, eles tem que escapar, mas descobri que não tenho potes suficientes para isso (lembre-se da regra, se for atirar num inimigo, ele pode atirar em você!), e tive que voltar num save anterior e me entupir de potes, ai eu consegui passar.

Basicamente o maior problema é esse, apesar do sistema de batalhar ser bom, ele é complicado demais e pouco intuitivo, não faz o jogador poder realizar uma ação rapidamente, ele sempre terá que fazer uma pausa para algo, e essa pausa pode ser mortal.

Trilha Sonora: 7,8

Bem feito e bem organizada, as musicas do jogo dão o clima perfeito para o enredo, como no caso das musicas de Final Fantasy 7,

Realmente nada a declarar de ruim dela, bem impregada.

Mapeamento: 8,1

Sou péssima para avaliar mapeamento, mas de fato, para mim eles me pareceram bem consistentes e realísticos, principalmente o mapeamento urbano.

Gostei principalmente no primeiro prédio que você entra com a Emily, que o mapeamento é feito para que você apenas veja o que esta na sua frente, bem bolado!

Gráficos: 8,0

Ótimos também, utilizando uma boa gama de charsets, apesar de não originais na maioria, são muito bem utilizados no jogo, gostei principalmente deles serem sombrios e passar o clima mórbido que o jogo tem oferecer.

Comentários Finais:

The Elemental Charmers: Anarchy é realmente bom, o único problema o sistema de batalha, over complicado, mas fora isso, é um jogo que gostei de jogar pelo desafio, mas tem momentos que eu queria que o jogo fosse menos cruel comigo XD."


Portanto, a Natália avaliou o jogo TEC: Anarchy e conferiu notas a ele. Em resumo, as notas são as seguintes:

(TEC: Anarchy; Avaliadora Natália)
Enredo: 8,5
Trilha Sonora: 7,8
Mapeamento: 8,1
Gráficos: 8,0
Sistema de Batalha: 6,0
Total: 38,4

Nenhum comentário: