terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Temos mais avaliações. O textos a seguir, incluindo notas, são de minha autoria.


- Nome do Avaliador: Enzo

Abaixo estão meus comentários e notas para os jogos O Livro do Futuro Perdido, Justiciar, Resident Evil 2-DXP, Psyco e O Despertar do Imperador. Vale lembrar que as notas e comentários para Gráficos e Mapeamento já fiz em outra oportunidade. Nos textos abaixo, repito as notas desses dois quesitos, mas não escrevo novamente os comentários referentes a eles. Tais comentários podem ser encontrados neste mesmo Blog.


I – Textos Avaliativos e Notas

- Jogo número 01: O Livro do Futuro Perdido

Comentários:

O jogo é tão somente o início de um prólogo. A premissa da existência de um livro maldito pode ser bem explorada e render ótimos frutos. No momento, os quinze minutos de jogo não permitem uma avaliação mais detalhada. O prólogo em si precisa ser mais bem desenvolvido para ser eficaz no sentido de mostrar ao jogador que ele está entrando num mundo fantástico e trágico. Se houvesse um prêmio para jogos Beta, quem sabe O Livro do Futuro Perdido tivesse notas altas, mas na situação real, ele inevitavelmente fica pra trás.

Enredo: 5.0
Sistema de Batalha: 6.0
Trilha Sonora: 5.7
Mapeamento: 5.4
Gráficos: 4.9
Avaliação Geral: 27.0


- Jogo número 02: Justiciar

Comentários:

Esse jogo parece seguir a linha dos “RPG psicológicos”, que são aqueles jogos que valorizam os diálogos e o aprofundamento dos aspectos de cada personagem, suas decisões etc. Esse estilo de RPG me agrada bastante. Além disso, os textos são informativos, relevantes, coerentes e de fácil assimilação, facilitando a imersão do jogador. O bom português apresentado é outro ponto positivo. Afinal, é muito desagradável jogar um RPG que maltrata o nosso querido idioma. Esse problema, que encontro freqüentemente, não está em Justiciar. Em resumindo, em termos de enredo o jogo está nitidamente no caminho certo.

Não tenho muitos comentários quanto a sistema de batalha. Basta dizer que está bastante interessante e inovador, e que ficará ótimo quando for trabalhado em detalhes.
A trilha sonora também dispensa muitos comentários, pois não há grandes falhas que mereçam destaque.

A única limitação do jogo Justiciar é que ele está numa versão muito inicial. Trata-se de um belo começo de caminho.


Enredo: 7.5
Sistema de Batalha: 7.7
Trilha Sonora: 7.8
Mapeamento: 8.7
Gráficos: 7.5
Avaliação Geral: 39.2


- Jogo número 03: Resident Evil 2-DXP

Comentários:

Resident Evil 2-DXP é um jogo bastante curto que se resume como um fangame de Resident Evil 2. Isso é muito interessante para um pequeno grupo de pessoas, que são justamente os fãs fanáticos, enlouquecidos por Resident Evil, em particular o segundo episódio da série.

Por um lado, é preciso reconhecer que foi feito um ótimo trabalho de homenagem ao jogo inicial, pois quem teve a oportunidade de jogar Resident Evil 2 até o fim certamente irá ativar a memória várias vezes ao jogar o fangame em questão. Vale dizer ainda que o ambiente de suspense foi razoavelmente criado, embora não se compare ao original.

O ponto negativo é justamente a falta de inovação. Jogar Resident Evil 2-DXP vale pela curiosidade de ver um fangame legal dedicado a um grande clássico dos jogos de Ação/Terror, mas o jogo avaliado não apresenta grandes qualidades a ponto de alcançar notas excelentes.

Enredo: 5.8
Sistema de Batalha: 7.0
Trilha Sonora: 7.4
Mapeamento: 6.2
Imagens: 7.1
Avaliação Geral: 33.5


- Jogo número 04: Psyco

Comentários:

“Uma grande promessa” – eis o modo como resumo o jogo Psyco. É notável o trabalho cuidadoso do autor no sentido de fornecer ao jogador um enredo bem escrito, detalhado, cheio de instruções e diálogos bem escritos, bem amarrados, capazes de prender a atenção do jogador.

Bastante agradáveis são também as músicas, como é o caso da música do deserto... ótima! Enfim, tanto as músicas quanto os efeitos estão ficando legais. Já o sistema de batalha está bastante limitado e óbvio, sem oferecer grandes novidades ou atrativos. O sistema de batalha realmente precisa melhorar, ser mais desafiador e variado, embora não apresente qualquer problema grave. Psyco é um ótimo jogo Beta, com cerca de 70 minutos de jornada. Quando disputa com ótimos jogos Full que têm 5 a 10 horas de duração, é difícil suportar a peleja.

Enredo: 8.3
Sistema de Batalha: 6.2
Trilha Sonora: 8.3
Mapeamento: 7.7
Imagens: 7.5
Avaliação Geral: 38.0


- Jogo número 05: O Despertar do Imperador.

Esse jogo tem um erro grave: é longo demais, pois exige do jogador cerca de 10 horas, mas não oferece a ele os atrativos necessários para que tantas horas valham a pena. Claro que o jogo também apresenta qualidades, mas o excesso de clichês, a existência de numerosos erros de ortografia ou diálogos automáticos e previsíveis, além da presença tímida de elementos minimamente originais ou criativos, tudo isso faz o jogo ser uma espécie de promessa não cumprida. O jogador tem inicialmente a impressão de que estará diante de uma grande saga, mas tal equívoco se desfaz em 10 ou 15 minutos.

A partir daí, serão horas e horas de muitas, muitíssimas batalhas entrecortadas por um enredo entediante e recheado de clichês. O sistema de batalha é potencialmente ótimo, mas não foi muito bem utilizado pelo autor, uma vez que as batalhas são numerosas e cansativas demais. É preciso encontrar a medida certa entre batalhas, diálogos, exploração etc., e minha opinião sincera é de que O Despertar do Imperador não foi muito eficaz nesse aspecto, que é crucial.

Resumindo, infelizmente devo dizer que não recomendo o jogo. Acredito que ele deve ser encarado como um passo rumo a algo bem melhor e mais bem cuidado. Estou sendo sincero, como costumo ser.

Enredo: 5.0
Sistema de Batalha: 5.7
Trilha Sonora: 7.3
Mapeamento: 8.0
Gráficos: 8.1
Avaliação Geral: 34.1

Nenhum comentário: