sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Temos mais avaliações. O Alex avaliou os jogos Justiciar e O Cristal, e conferiu notas a eles. Vejamos os textos do Alex.


Avaliação de "Justiciar"

Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0

Isaak é um jovem estagiário de uma corporação chamada “Justiciar”, uma espécie de polícia investigativa da província de Eyewoods, cenário inicial (e único) da demo. Ele sempre sonhou em ser um justiciar, mas no seu departamento só recebe missões xarope. Certo dia seu comissário o designa para um trabalho e acreditando ser mais uma missãozinha qualquer, se surpreende em saber que trata-se de uma missão muito importante. Parece que o sonho dele está se realizando. Mas nem tudo são flores...

Ao que se percebe a história deve ser bastante atrativa. Pena que a demo dura minutos apenas. Muitos bugs são percebidos no decorrer da trama. O pior de todos está no início. Pra quem for jogar vai a dica: configure o char do primeiro personagem na database senão você não vai sair do 1º mapa. Mesmo com tantos bugs ainda recomendo jogar a demo. É interessante e atrativo. Faltou uma introdução e uma melhor explicação do “onde”, “quando”, “quem” e “por quê?”. Ocorre também pequenos erros tolos de ortografia, aliás, em alguns casos foi por erro de digitação mesmo.
-1,0 pelo bug do charset,
-1,0 pela falta de uma introdução,
-0,5 pelos erros de ortografia.

Nota: 7,5

Quesito 2
Sistema de Batalha
Nota de partida: 10,0

A demo conta com 2 sistemas: 1 exclusivo e outro padrão.
O sistema de tiro (exclusivo) ficou muito interessante, você fica a uma certa distância do inimigo (3 tiles) e dispara (flechas). Se chegar muito perto, você será visto e iniciará batalha padrão. Essa tem poucas novidades, apenas um background preto, sem graça e a movimentação do player em direção ao inimigo. Nada de interessante ou criativo. A database dos inimigos e do player está desequilibrada: o herói tem muito HP pra pouco dano. É daquelas batalhas que você já sabe que nunca vai perder.
Como houve certa inovação por parte do sistema exclusivo de tiro, o que não considero um ABS por não fazer jus a inicial A (action = ação), vou atenuar o desconto.
-1,0 pela irrelevância das batalhas.

Nota: 9,0

Quesito 3
Trilha Sonora
Nota de partida: 10

Aqui quase nada de novo, a não ser uns poucos efeitos sonoros. De resto, só RTP. Não há troca de BGMs entre alguns ambientes distintos. Ex: ao entrar na igreja e BGM é a mesma tocada nas ruas. Poderia colocar um som gótico ou até mesmo a BGM “032-Church01”. Houve certa falta de harmonia entre ambiente e som na maior parte da demo.
- 1,0 pela falta de novos sons,
- 1,0 pela desarmonia dos sons com os ambientes.

Nota: 8,0

Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0

Poderia ser o ponto forte do jogo se não fosse pelos inúmeros bugs de configuração de autotiles e do próprio tileset em si, além de um sério problema de iluminação. São muito candelabros pra pouca, ou quase nenhuma, iluminação. O detalhamento ficou bom, em alguns casos excessivos, como os vários candelabros e barris espalhados pelas ruas da província. Mas por ironia dos fatos, este quesito se tornou o pior.
O estilo simples e bem projetado dos edifícios ficou muito bom. Na verdade, num primeiro instante o mapeamento promete, mas infelizmente esses 3 detalhes comprometem esse quesito. Procure corrigi-los e futuramente esse será o carro chefe do jogo.
- 1,5 pelos excessivos bugs,
- 0,5 pelos excessos no detalhamento,
- 1,0 pela iluminação insuficiente.

Nota: 7,0

Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 10,0

Como o projeto está aberto, facilitou muito a avaliação desse quesito e ajudou a evitar injustiças de minha parte.
O mesclado de RTP com gráficos originais e adaptados deixa a parte visual agradável aos olhos. Como nem tudo é perfeito, tem uns faces toscos que poderiam facilmente ser substituídos por faces do “Face Maker” por exemplo. A title, como sempre digo, é o cartão de postal do jogo. Em Justiciar não tenho muito a reclamar, só um pouco. Faltou algo, tipo, o estilo de escolhas padrão da title poderia ser substituído por um sistema por eventos, o que não é difícil de fazer. A arte da imagem da title ficou muito simples, simples mesmo. Esse efeito metálico com um texto em alto relevo não surpreende nada. Mas ficou convencional. O sistema de iluminação (com fogs), pouco presente na demo, nas raras vezes em que aparece ficou bom.
- 0,5 pela title “pobre”,
- 0,5 pelas faces toscas.

Nota: 9,0

AVALIAÇÃO GERAL

Enredo 7,5
Sistema de Batalha 9,0
Trilha Sonora 8,0
Mapeamento 7,0
Gráficos 9,0

Nota Final: 40,5



Avaliação de "O Cristal"

Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0

A história tem um certo apelo dramático. No início da demo vem uma série de acontecimentos narrados seguindo uma cronologia, de certa forma desnecessária. Mas a trama parece ser bem interessante.

Muitos erros gramaticais como “... podem-se retirarem...” foram de doer, além de uma série de letras maiúsculas que surgem em palavras que não eram substantivos próprios no meio das frases entre outros mais. Apresenta também um vocabulário muito moderno para um cenário épico e uma coletânea de nomes de personagens incompatíveis para o gênero. Os diálogos precisam melhorar e muito.

Mais uma coisa: a movimentação é muito lerda. Põe um botão de correr porque é um tédio jogar em câmera lenta.

- 1,0 pelos diversos erros gramaticais;
- 1,0 pelos nomes incompatíveis;
- 1,0 pela lentidão.

Nota: 7,0

Quesito 2
Sistema de Batalha
Nota de partida: 10,0

O sistema utilizado foi o tático. Inovador mas chatinho de jogar. Tática por tática, utilizava um sistema por turnos mesmo. Nada de agradável nesse quesito. O jogo já é lento demais pra utilizar um sistema mais lento ainda.
- 2,0 pelo sistema lento e sem graça.

Nota: 8,0

Quesito 3
Trilha Sonora
Nota de partida: 10,0

Pelo que percebi, a trilha sonora é não-RTP. Mas também parece que veio tudo do FFT. Poderia mesclar com alguma coisa diferente. Mas até que houve harmonia entre cenário e trilhas.
- 1,0 por não possuir nada original.

Nota: 9,0

Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0

Os mapas de interiores ficaram bem divididos e detalhados, mas os mapas exteriores poderiam ficar melhores. O vilarejo por exemplo: está a 1cm do nível do mar... faltou o relevo. Tilesets ripados do Seiken Densetsu, FF entre outros, ficaram bem melhor do que o RTP.
- 1,5 pelas falhas no mapeamento externo.
sti
Nota: 8,5

Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 10,0

A ausência de gráficos do RTP foi um bom começo. Mas há uma série de detalhes que prejudicaram e muito esse quesito. Bordas brancas nas pictures do title, gráficos mal editados (sem recursos) e falta de algo original foram os principais.
- 3,0 pelo conjunto de falhas.

Nota: 7,0


AVALIAÇÃO GERAL

Enredo 7,0
Sistema de Batalha 8,0
Trilha Sonora 9,0
Mapeamento 8,5
Gráficos 7,0

Nota Final: 39,5

Alex Green Maker


Portanto, essas são as avaliações do Alex para os jogos Justiciar e O Cristal.

Nenhum comentário: