sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mais um texto avaliativo e indicações: o jurado Alex fez sua análise de Linhagem Axis e também suas indicações. O texto a seguir é de autoria do Alex.


"Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0

Linhagem Axis tem uma história bastante interessante, porém simples, nada complexo. No início jogo o jogador faz escolhas sobre a personalidade do player, trata-se de um sistema de perguntas onde se escolhe entre “Liberdade” e “Afeto”, “Solidariedade” e “Justiça”, entre outras. Lembra “Ultima IV” do Master System (saudades dos bons tempos). A title é simples e original, os menus são feitos por eventos, bem feitos, diga-se de passagem. Tem uma intro razoavelmente trabalhada e cenas bem interessantes de se ver. O produtor mostra seu talento e criatividade na programação dos eventos, pelo menos é o que aparenta acontecer. Porém, como nem tudo é perfeito, existem alguns detalhes que poderiam ser melhorados, como a movimentação dos NPCs que em sua maioria ficam estáticos. Não vou detalhar muito para não estragar a surpresa, pois vale a pena embarcada nessa aventura. Em suma, o enredo é bem agradável, não há muito que reclamar.
-1,0 pelos NPCs estáticos.

Nota: 9,0



Quesito 2
Sistema de Batalha
Nota de partida: 9,0 (por se tratar do modo padrão do maker)

Neste quesito não há muito que acrescentar, ao não ser os battlers originais que deram uma pequena dose de inovação e a opção “Auto” que possibilita repetir as ações do turno anterior.
-0,5 pela falta de Add’nos no sistema, ficou simples demais.

Nota: 8,5



Quesito 3
Trilha Sonora
Nota de partida: 10,0

A trilha é uma mistura de RTP com sons extra-RTP. Ficou bem agradável e sempre combinando com o ambiente. Como os sons do RTP são respeitáveis e não houve falhas ou dissonância entre os BGMs e BGSs, vou tirar apenas 0,5 por não serem 100% originais.

Nota: 9,5



Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0

Aqui foi onde encontrei certa irregularidade entre alguns mapas. Uns, muito bons, outros nem tanto. O world map poderia ser mais trabalhado, ficou pequeno e com pequenos traços de simetria. As planícies ficaram planas demais até, parece que estão a 2 cm do nível do mar. Poderia colocar um relevo razoavelmente saliente. No geral ficou bom, respeitou as sombras nos cantos das paredes, distribuiu bem os elementos do cenário (plantas, pedras, grama e afins), utilizou mapas com dimensões equilibradas mas faltou a parte dinâmica como pássaros, insetos e alguns mamíferos nas florestas, animais domésticos nas cidades e tal...
-0,5 pelo world map simples demais,
-0,5 pelas planícies,
-1,0 pela falta de dinamismo.

Nota: 8,0


Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 10,0

Aqui pude perceber a preocupação do maker em inovar. Gráficos originais feitos literalmente do zero. Battlers, alguns chars, pictures e icons exclusivos. Como eu queria dar a nota máxima nesse quesito! Mas faltou um toque de edição em nível profissional. A qualidade dos gráficos originais ficou comprometida, nada que tire a beleza do jogo como um todo.
-1,0 pelos gráficos mal acabados.

Nota: 9,0



AVALIAÇÃO GERAL

Enredo 9,0
Sistema de Batalha 8,5
Trilha Sonora 9,5
Mapeamento 8,0
Gráficos 9,0

Nota Final: 44,0"


"Indicações

1. Makers Revelação:
GhostBRA, Pessanha e Natalia.

2. Makers Mais Solidários:
TDK, Cego, Leonardo, Natalia e Rucian.

3. Cena:
O ABS da carruagem, contra os lobos, em “Linhagem Axis”.

4. Personagem:
Ayame do jogo “Hitorija”."


Portanto, o jurado Alex já avaliou o jogo Linhagem Axis e já fez 4 de suas indicações. Faltam apenas a avaliação de TEC:Anarchy e a indicação de Vilão.

Nenhum comentário: