domingo, 30 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: TDK

A seguir a avaliação do jurado TDK para o jogo Cavaleiros do Zodíaco.

CAVALEIROS DO ZODÍACO


[-] Menu inicial mal alinhado.
[--] Música de introdução com um loop curto.
[-] Má pontuação na escrita (introdução).
[-] Cabelos coloridos demais.
[++] Chars originais.
[+] Boa música (primeiro mapa).
[+] RTP bem utilizado (primeiro mapa).
[-] Letras maiúsculas no meio de frases.
[---] Diálogos mal trabalhados e frases sem personalidade.
[--] Inabilidade com mapeamento, falhas básicas (segundo mapa).
[--] Música de fundo batida (já vista no FF7).
[-] O professor parece mulher ¬¬
[+] Usou animações para NPC’s ao passar por portas.
[--] Tileset mal configurado e tiles intransitáveis sem motivo.
[-] Um cristal para salvar o jogo no meio da sala? WTF?!
[-] Um caderno e uma caneta flutuando nas paredes? WTF?!²
[+] NPC’s uniformizados variam as faces.
[--] Áreas restritas sem motivo coerente (superior da escola).
[--] Salões grandes demais e vazios. (Eco... eco... eco...)
[-] “Eu vou está lhe esperar”? Ouch. Que tal “Eu lhe esperarei”, ou “Esperar-te-ei”?
[-] Novamente um cristal sem explicação nenhuma (dormitório).
[-] Tapetes aleatórios no chão.
[++] Menu de jogo bem organizado.
[++] Leve efeito de iluminação nos cantos.
[-] Iluminação incoerente com o ambiente.
[--] “Tem uma caverna misteriosa por perto, vamos lá?” Não é um motivo convincente para iniciar uma aventura.
[-] Falta de atenção na escrita dos diálogos.
[-] Mistura de idiomas (loja).
[-] Neblina dentro da caverna?
[-] Caverna reta?
[+++] Bom sistema de batalha.
[-] Sistema de batalha incompleto. Faltam: uma janela de status ao selecionar um oponente, o cálculo de dano devido à direção atual do personagem e a escolha de direção no fim de turno.
[-] Mistura de idiomas (batalha).
[+] Apresentação ao encontrar as armaduras.
[-] Apresentação tosca.
[+] Chars bem feitos.
[-] Não há reação por partes dos NPC’s para com o personagem em vestes de metal.
[--] Pouca informação para progresso da história.
[-] 100 “bila” por uma prova? Onde eu estudava não tinha isso.
[-] Animação de batalha exagerada.

Ø  Ø  Enredo
-Evolução (0,1 de 2)
Trama sem começo nem desenvolvimento. Poucos dos eventos têm explicação, todos os acontecimentos têm de ser deduzidos, pois não são explicados. Pergunto-me se há uma história escondida em algum lugar nesse jogo.
-Estrutura e composição (0,2 de 2)
Personagens pouco profundos e simples. A ocorrência de poucas cenas não permite avaliar os personagens. Os ambientes têm pouco nexo no enredo. Um templo, depois uma escola, em seguida uma caverna formam a linha principal de jogo nessa versão.
-Inovação (0,4 de 2)
                Por ser um fan-game, os personagens carregam imagens (e, possivelmente, personalidades) já conhecidas. A história (pelo que se percebe dela) e o estilo de jogo, combinados, formam muito do que se vê, por exemplo, em Final Fantasy Tatics Advance.
-Expressão (0 de 1,5)
 “Faça uma boa prova de matemática e ganhe 100 bila.” É a mensagem mais importante que o jogo me passou.
-Ortografia (0,5 de 1,5)
                Erros comuns, alguns gritantes. Porém a maioria parece se tratar de falta de atenção.
-Formatação (0,4 de 1)
            Algumas mensagens estão retalhadas com linhas em branco que poderiam ser removidas. Não há nenhum tipo de AMS no projeto.
Total (1,6 de 10)
Ø  Gráficos
-Originalidade (1 de 2)
Uma boa parte dos tilesets é do RTP, porém os chars e alguns auto-tiles são adicionais. Os protagonistas têm chars e pictures bem originais.
-Inovação (0,2 de 2)
                A única inovação é o uso de personagens do CDZ.
-Compatibilidade (0,6 de 1)
            Os charsets dos protagonistas não seguem o estilo dos demais. O mapa mundi tem sérios problemas de compatibilidade com os auto-tiles usados
-Picture, Title e Game Over (0,8 de 1)
            Os elementos de imagem condizem com o tema, embora sejam mais apropriados para um desenho animado do que para um jogo.
-Characters e Battlers (0,8 de 1)
            São, em geral, de boa qualidade.
- Fog, battleback e panorama (0,4 de 1)
            Os elementos de Fog são os padrões. Não há nenhum panorama, pois nenhum mapa havia lacunas, nem battleback, devido ao sistema de batalha.
-Tileset e Autotile (0,6 de 1)
                Predomina-se o uso dos tilesets do RTP, embora o gráfico de água tenha sido substituído por um mais arredondado.
-Animation, transition, icon e Windowskin (0,8 de 1)
                As animações de batalha são originais, porém são exageradas em comparação ao tamanho dos inimigos. A windowskin e os ícones dos itens e equipamentos são muito bons, e as transições são normais, embora sejam desnecessárias em algumas partes.
Total (5,2 de 10)




Ø  Trilha sonora
-Originalidade (0,8 de 2)
                Algumas músicas são do RTP, outras de outros jogos conhecidos. Pelo visto, o autor do jogo não se deu ao trabalho de produzir ou montar sua própria trilha sonora.
-Inovação (1 de 2)
            Notei que o autor usou uma mudança de trilha para enfatizar a chegada de um vilão no primeiro mapa, isso completou a cena. Porém, nos demais lugares, a trilha permaneceu despercebida.
- Harmonia (1,5 de 2)
            Harmonia aceitável.
-BGM (1 de 1,5)
            Uma boa BGM, outra já batida e outras do RTP. No geral, são de qualidade padrão.
-BGS (0 de 1,5)
            Não percebi nenhum.
-ME e SE (0,2 de 1)
                Muitas transições de mapa acontecem sem o barulho de portas. Efeitos sonoros não são freqüentes nesse projeto.
Total (4,5 de 10)
Ø  Mapeamento
-Montagem (0,5 de 3)
                A quantidade de erros é de calão de um iniciante, embora o autor tenha tomado o cuidado de preencher alguns mapas com detalhes abundantes, o que se espera de um mapper mais experiente. Alguns mapas ficaram bem vazios e é difícil posicionar a tela sobre um local que não contenha erros de mapeamento.
-Efeitos (0,3 de 2,5)
O autor tentou usar efeitos de sombra em alguns cantos. Às vezes o efeito foi bem empregado, às vezes a sombra estava logo à frente de uma fonte de luz. Em fim, não vale só a intenção ao fazer um jogo, é preciso ter uma qualidade boa ao usar um recurso, caso contrário, não se deve usá-lo.
Os efeitos de luz, fog e clima são pouco utilizados ou inexistentes.
-Coerência e Lógica (1 de 2,5)
Os ambientes do salão principal da escola, pátio da escola, caverna e mapa mundi estão um tanto mal organizados e, na maioria das vezes, não refletem uma imagem coerente para um ambiente similar numa perspectiva em três dimensões. Alguns ambientes são realmente estranhos (como os corredores longos de paredes finas do salão principal da escola) e é difícil de imaginar um local desse tipo sendo construído concretamente.
-Inovação (0,2 de 2)
                Fora os erros, não há nada de incomum no mapeamento, embora alguns mapas realmente contém uma idéia criativa por dentro de sua criação.
Total (2 de 10)
Ø  Batalha e Database
-Base de dados (1 de 2,5)
O jogo, por menor que seja, precisa de um balanceamento. Após adquirir as armaduras os personagens praticamente não tomam dano dos inimigos da caverna. Os itens no jogo estão muito baratos em relação à quantidade de dinheiro que se obtém na batalha.
- Estratégia (0,5 de 2)
O preço baixo dos itens e a disponibilidade de um local gratuito para recuperar a vida tornam desnecessário evitar danos na batalha, de tal forma que o combate se resume em atacar o inimigo o mais cedo possível, sem se preocupar com danos.
-Ocorrência de “Bugs” (1,8 de 2)
            Os únicos bugs são os objetos incoerentes e os locais impassáveis onde deveriam ser.
-Inovação (1,4 de 2)
                O sistema de batalha é bastante variado do RTP, embora esteja presente em muitos jogos conhecidos.
-Duração e Frequência (1 de 1,5)
No estado atual do jogo, todos os combates são feitos para atravessar uma área. Ou seja, sempre que se passa de um lado ao outro daquela área, deve-se enfrentar repetitivamente os mesmos inimigos. De qualquer forma, se bem explorado, o sistema de batalha empregado pode ser muito bom.

Total (5,7 de 10)
Ø  Jogabilidade
-Dificuldade (0,2 de 2)
A única dificuldade no jogo é adivinhar pra onde ir para continuar a trama. O resto é demasiadamente simples. Não há sequer um estágio de chefe ou algo parecido.
-Movimentação e controles (1 de 2)
Padrão.
-Experiência de jogo (2 de 3)
Em maior parte, o jogo oferece uma jogabilidade similar a todos os jogos de RMXP, sem nenhum script adicional na área dos mapas. Porém ganha um destaque na hora das batalhas, pois, mesmo imperfeito, o sistema tático de batalha é uma boa adição para a experiência de jogo.
-Pausas em animações (0,3 de 1)
Há uma pausa demasiada na animação quando os personagens encontram as armaduras. Idem, há sempre uma longa pausa para esperar um npc sair do cômodo no fim de uma conversação, o que quebra bastante a fluidez do jogo.
-Inovação (1 de 2)
O uso de um sistema de batalha tático e menus novos e animados oferecem uma boa diferença entre os jogos normais de RPG maker e os demais. Porém há espaço para muito mais inovações.

Total (4,5 de 10)

Resumo geral
O jogo é bem curto e, no ponto em que está, mal tem um esboço de enredo.

Enredo: 1,6
Gráficos: 5,2
Trilha Sonora: 4,5
Mapeamento: 2
Batalha e Base de Dados: 5,7
Jogabilidade: 4,5

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