domingo, 30 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Gian Carlos

A seguir as avaliações do jurado Gian Carlos para o jogo Natureza. 


NATUREZA

_ENREDO: Natureza apresenta um enredo de certa forma, confuso. Apesar da temática parecer séria com o fato do meio ambiente estar sendo destruido e com o fato disso estar atraindo a atenção dos lideres das raças, isso não se reflete no jogo. Há muitos NPCs cômicos, que quebram totalmente o clima do jogo, além da personalidade dos herois, que parecem crianças brincando de salvar o mundo. Há também alguns errinhos de português que incomodam. No fim das contas, o objetivo grandioso de salvar o meio ambiente não se encaixou com o que foi mostrado ao jogador até o momento, talvez se os herois e seus objetivos fossem mais simples, o jogo teria uma primeira impressão melhor.

NOTA 5.5

_GRÁFICOS: A parte gráfica do jogo tem altos e baixos. O RTP é predominante, com alguns AddOns básicos, fica até aceitável, mas o mau uso das Pictures de raios de sol, a má iluminação das janelas no interior das casas e os Fogs que dificultam a visibilidade do jogador tiraram pontos valiosos neste quesito. Mas não se pode deixar de ressaltar as poses dos herois e de alguns NPCs, que são bem detalhadas, tornando interessantes até as ações mais simples como pegar um item no mapa.

Já os gráficos das Faces, embora sejam originais, são totalmente semelhantes, a única diferença notável entre eles são os cabelos. Uma caprichada na fisionomia de cada personagem seria uma boa.

NOTA 6.5

_TRILHA SONORA: Mais uma vez vai contra o clima do jogo. As músicas estilo "caribenho" dão a impressão que o jogador está de férias no Hawaii, quando o clima era pra ser de tensão por conta da situação do meio ambiente. Já as BGMs mais aceleradas têm uma batida eletrônica mesclada que muda ainda mais o clima do jogo. por mais que as músicas sejam bonitas ou dançantes, se elas não se encaixam no momento certo, o resultado não será bom.

NOTA 6

_MAPEAMENTO: No inicio, muito fraco, com o vilarejo das serpentes muito aberto, sem defesa nenhuma, muito plano e espalhado. Já o mapeamento da Caverna de Haley está extremamente bem trabalhado, fazendo bom uso de todos os recursos do Tileset, bem lógico e bem estruturado.

NOTA 7

_BATALHA E BASE DE DADOS: Pra uma Demo relativamente curta, há um bom número de itens e equipamentos nas lojas, mesmo sabendo que boa parte deles não será comprada pelo jogador. O grande diferencial são os itens que possibilitam realizar ações, como as luvas que permitem empurrar objetos pesados e as botas que permitem pular alguns obstáculos. Outro ponto interessante são as armas dos personagens, eles usam uma foice e um pedaço de pau. Armas exóticas atraem minha atenção, então este se torna um ponto positivo.

O sistema de batalha é um SideBattle, não muito bonito por conta dos inimigos que aparecem no centro da tela e também pela janela de comando que tampa a visão do jogador. Mas ainda assim, ele cumpre seu propósito. As batalhas estão equilibradas, com inimigos plausiveis em relação ao cenário e a tela de BattleResult está bem interessante.

NOTA 8

_JOGABILIDADE: No inicio é muito dificil se acostumar com o fluxo de eventos. As cenas que te fazem prosseguir no jogo não têm relação uma com a outra (exemplificando: Helena só aparece em sua casa após o jogador vencer um garoto na parte norte da cidade, mas isso não tem ligação com Helena). Mas da metade da Demo pra frente, a coisa muda de figura: com o sistema de equipar itens que dão habilidades ao jogador, passar pela caverna se torna algo realmente interessante, o jogo começa a fluir numa velocidade perfeita.

NOTA 7.5

_CONSIDERAÇÕES FINAIS: O inicio da Demo deve ser bem diferente do que foi apresentado, com mais ação, mais elementos que atraiam a atenção do jogador. E a parte gráfica precisa melhorar, pra que fique em sintonia com o clima do jogo.

_ENREDO....................................................... 5.5
_GRÁFICOS................................................... 6.5
_TRILHA SONORA....................................... 6
_MAPEAMENTO........................................... 7
_BATALHA E BASE DE DADOS.............. 8
_JOGABILIDADE.......................................... 7.5

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