sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Gian Carlos

A seguir as avaliações do jurado Gian Carlos para o jogo Hexagrama. 


HEXAGRAMA

_ENREDO: Hexagrama apresenta um enredo sólido, bem desenvolvido e bem focado. Desde o detalhamento das opiniões dos NPCs até a transmissão da ideia do criador em relação à Floresta Maldita, a atmosfera densa, sombria. Mas isso não se deve ao mapeamento ou aos monstros, e sim aos diálogos de NPCs em relação à Floresta, eles a descrevem para o jogador, assim como eles descrevem tudo que precisamos saber para continuar. Outro ponto interessante é o progresso dos coadjuvantes quando Aser vai ver o Barão. Enquanto ele está fora, acontecem coisas no vilarejo, Verônica aparece, entra na floresta e tudo mais. Isso mostra que o mundo de Hexagrama não está inteiramente focado no heroi, o que é muito bom.

NOTA 9.5

_GRÁFICOS: Os gráficos são estilo RTP com algumas edições básicas, nada fora do comum. Ponto positivo para os Chars do Aser com objetos ou pessoas no colo. A iluminação está muito boa, o ambiente noturno é aconchegante no vilarejo e é assustador na floresta. Mapa Mundi meio deslocado em relação ao padrão dos outros mapas, o Autotile de água não se encaixou bem, ele se movimenta de um modo muito "cômico" e o jogo tem um enredo mais adulto... assim como a iluminação que o faz parecer meio infantil e a diferença de tom nas florestas e montanhas em relação à grama. Uma leve edição para equilibrar as cores do Tileset seria uma boa..

NOTA 7.5

_TRILHA SONORA: Grande parte são os sons padrão do RTP. As BGMs foram bem escolhidas para os momentos do jogo. O único problema é a falta delas em algumas cenas em específico, o silêncio é ensurdecedor às vezes... Quando não há BGM tocando, deve haver pelo menos algum SE como fogo, chuva, vento, para preencher o vazio, do contrário, o jogador se sente um pouco incomodado.


NOTA 7

_MAPEAMENTO: Muito bem construido. A estrutura das casas, do vilarejo, das cidades, tudo! Está muito bem planejado. A Floresta Maldita em especial tem passagens bloqueadas, várias direções, puzzles que abrem caminhos, tudo, perfeito, muito bem desenvolvido, de modo que o jogador só tem acesso a algumas áreas quando ele realmente precisa acessá-las. E a lógica sempre se mantém, o que é um grande ponto positivo.

NOTA 9.5
_BATALHA E BASE DE DADOS: O Bando de Dados do jogo é bem vasto, há inúmeros itens, com diversas utilidades, desde causar Status negativo ao inimigo, causar dano, aumentar atributos, evitar inimigos, sem falar do mapa da floresta, que mesmo sendo meio basicão, ajuda bastante.

Armas e quipamentos bem ao estilo RPG mesmo, alguns protegem contra Status, outros contra elementos, são muito úteis.

Mas as batalhas são um ponto negativo no jogo. Embora no enredo a Floresta Maldita seja repleta de monstros, durante o jogo acontecem encontros demais, são muitos inimigos. O que dá um certo alívio é o fato do jogo rodar a 60 fps, acelerando um pouco as coisas. Existe uma boa variedade de inimigos, Habilidades, possibilidades, o que é bom. Mas há momentos em que os Dungeons são tão grandes, que torna-se muito irritante continuar lutando (um "uha" para o incenso, que ajuda bastante às vezes). O meu ponto é o seguinte: o estilo de batalha foi mal escolhido, se os chars de monstros vagassem pelo mapa, nos dando a possibilidade de evitá-los quando necessário, seria muito bom.

NOTA 8

_JOGABILIDADE: Suave e agradável. Hexagrama tem uma jogabilidade muito boa, o jogador se sente motivado a avançar, falar com os NPCs, fuçar cada gaveta. O enredo guia bem o jogador, você raramente se sentirá perdido ou desmotivado. Os Dungeons seguem um padrão muito bem bolado, de modo que a intuição do jogador funciona na maioria das vezes em relação às direções, baús e tudo mais.

NOTA 9

_CONSIDERAÇÕES FINAIS: O final da Demo é marcado por um NPC que nos informa que a Demo acabou. Considerando que Hexagrama é muito bem trabalhado nas suas 5 horas de jogo, poderia ser dado mais detalhamento no final da Demo, como uma tela de créditos, uma BGM, algo do tipo, para manter o padrão do jogo.

_ENREDO.......................................................
9.5
_GRÁFICOS................................................... 7.5
_TRILHA SONORA....................................... 7
_MAPEAMENTO........................................... 9.5
_BATALHA E BASE DE DADOS.............. 8
_JOGABILIDADE.......................................... 9

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