sábado, 29 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Aurian - A Última Canção.


AURIAN - A ÚLTIMA CANÇÃO


Enredo

Evolução: 1,2/2,0
O enredo não se desenvolve nesta demo. O mais explorado é a relação entre Justin e Mel. Além disso, apenas uma missão que aparentemente é uma Side Quest, que não parece contribuir para o enredo principal do jogo. O ponto forte é o desenrolar do entendimento do jogador em relação à personalidade dos personagens, e isso foi muito bem feito se for levado em conta o tempo da demo. 

Estrutura e composição: 1,2/2,0
Personagens com uma boa base, provavelmente serão bem trabalhados em futuras continuações do jogo. O cenário do jogo é um pouco clichê: Uma escola de mercenários, alguns alunos aprovados e cada um com um tutor Mercenário graduado em sua primeira missão. Lembrou-me bastante Naruto, não que isso seja ruim. Se bem trabalhado no decorrer da trama não há problema. Por enquanto o básico apenas foi apresentado ao jogador.

Inovação: 2,0/2,0 
Jogo inédito.

Expressão: 0,5/1,5
Bem, por se tratar de uma demo curta não há como identificar uma “Moral da história.” Tudo ficou muito básico, como já foi dito, o desenrolar da trama pode ser comparado aos 5 primeiros episódios de Naruto (mais uma vez, isso não é uma crítica negativa, é apenas uma comparação). Talvez algumas mensagens de incentivo de NPC’s, e mais nada identificável.

Ortografia: 1,2/1,5
Há erros de português, mas não é nada grave. Mais cuidado nesse quesito.

Formatação: 0,5/1,0
Há um bom balanço entre imagens e texto no início, e depois são usadas as Messages Box, que cumprem bem o seu papel. Mas o prelúdio da história ser contado 100% assim deixou a coisa entediante. 
Total: 6,6/10,0 


Gráficos 

Originalidade: 0,5/2,0 
Usa RTP e gráficos conhecidos da internet. Apenas certas imagens são de autoria própria. 

Inovação: 2,0/2,0 
Jogo inédito. 

Compatibilidade: 0,6/1,0 
O jogo usa gráficos medievais, e o jogo (ao que se pode perceber) é medieval. Mas, por exemplo, a transição do menu e as imagens da title tem mais cara de Techno-RPG, Cyber Punk e games do gênero do que algo medieval,e se o jogo for de fato Techno, o que mostra isso? Nada. Pra quem está jogando, é um jogo medieval. 

Picture, Title e Game Over: 0,5/1,0 
O jogo apresenta sistema de coletar cartas, é dividido por capítulos, mostra créditos, e tudo isso usa imagens criadas para o jogo. Porém, na maioria, o design dessas imagens não é tão arrojado. 

Characters e Battlers: 0,7/1,0 
Combinam com o cenário, porém todos são provenientes de RTP/Internet/Scripts.
Enfim, o básico. Cumpre seu papel. 

Fog, Battleback e Panorama: 0,5/1,0 
Não existem cenas/cenários onde foi necessário o uso de panorama. Pode ser considerada como fog a iluminação dos lugares abertos. O battleback da floresta não se encaixa na posição dos personagens e alguns “planam” na água. Battlebacks sem movimento e a qualidade deles é baixa. (resolução da imagem) 

Tileset e Autotile: 0,6/1,0 
Padrões do Maker VX e coletados na internet. Não quer dizer que não tenham qualidade, mas não se pode negar o fato de que isso torna tudo bem básico, com a mesma cara alguns sprites estranhos se comparado com o resto. 

Animation, Transition, Icon e Window skin: 0,7/1,0 
Windowskin bem básica, mas é a cara dos clássicos do RPG. Transição de batalha bem legal, animações básicas. 
Total: 6,1/10,0


Trilha Sonora

Originalidade: 0,0/2,0
Usa músicas de jogos conhecidos e RTP.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia: 1,8/2,0
Apesar das músicas não originais, o timming, fades, transição de volume e compatibilidade com as cenas foi muito bem feita, deixando a desejar em pouquíssimos momentos.

BGM: 1,0/1,5
Sempre presente, bem escolhido, mas ainda não chegou à perfeição.

BGS: 0,3/1,5
Apenas a dos fogões. Nada mais. Senti falta de pássaros cantando, cachoeiras etc.

ME e SE: 0,8/1,0
Básico e cumpre seu papel. Nada demais.
Total: 5,9 /10,0


Mapeamento

Montagem: 2,0/3,0
A passabilidade dos mapas deixa um pouco a desejar, pois às vezes só temos um tile de largura pra andar. Porém, o mapeamento em si ficou muito bonito, levando em conta inclusive os limites do VX em relação ao mapeamento.
Cenários bem estruturados, mas ainda assim com algumas falhas non-senses, como o formato do castelo em volta do jardim etc.

Efeitos: 1,0/2,5
Isso está presente no jogo, mas não de um modo completo. A iluminação existe, mas ela não influencia a claridade do cenário e nem gera sombras, e o primeiro fator ao menos deveria ser crucial. Mesmo assim ainda ficaram bonitinhos. Em realismo deixa bastante a desejar.

Coerência e Lógica: 1,2/2,5
Há falta de coerência. Ex.:
Por que no jardim do castelo, que deveria ser bem-cuidado, existe um montinho de terra? Por que as plantas são colocadas aleatoriamente por esse cenário?
E em vários lugares árvores de outono (folhas secas) estão misturadas com a imensidão verde do cenário.
Em cima das elevações de Flarian existem também árvores totalmente sem folhas, mortas, misturadas com o verde.

Inovação: 2,0
Jogo inédito.
Total: 6,2/10,0


Batalhas e Base de Dados

Base de dados: 1,2/2,5
O fim da batalha ficou muito legal, não importando se é original ou não, as mensagens da Mel comemorando a batalha são divertidas. Mas por que a mesclagem entre inglês e português? O script precisava ser traduzido.
Por que um Mercenário tem força equivalente a uma garotinha? Os personagens passam de LV muito rápido.
O sistema de classes é BEM interessante. Pena que não foi tão abrangido na demo. Ficou bem D&D mesmo o sistema de LV por classe. O resto do sistema de base de dados (números, proporções etc.) são os padrões do Maker VX.

Estratégia: 1,0/2,0
O sistema de batalha é comum, SBS por turnos, básico, não exige muita estratégia. Apenas conhecimento prévio de jogos de RPG com batalhas por turno. Porém, essa é a proposta do jogo, creio eu, assim como de todos os outros que usam esse tipo de sistema.

Ocorrência de “Bugs”: 2,0/2,0
Não encontrei nenhum BUG na batalha, mas mudar de classe tão repentinamente (tudo beeeem, aquele NPC foi só pra experimentarmos, mas ainda assim.) pode deixar as coisas um pouco confusas.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Duração e Frequência: 1,5/1,5
A duração e a frequência das batalhas incomoda? Não. De jeito nenhum. E a sacada de a batalha começar encostando no monstro, pra mim é perfeita pro estilo de batalha em turnos (se eu precisar, luto, se não, fujo). Além de mais realista elimina as batalhas aleatórias que muitas vezes torram a paciência. Aqui, não vejo por que não dar nota máxima.
Total: 7,7 /10,0


Jogabilidade

Dificuldade: 1,5/2,0
O jogo é bem fácil, obviamente por se tratar de uma demo simples, na floresta encontramos um pouco de problemas com os monstros, e temos que usar itens se quisermos sobreviver. Mas isso é comum em todos os jogos. Se formos avaliar o fator duração do jogo, veremos que no começo tem que ser fácil mesmo.

Movimentação: 1,0/2,0
Bem, no jogo você mal anda. Ele tem mais cenas do que gameplay, o que deixa as coisas um pouco entediantes. Aceitável por ser o começo do jogo.

Controle: 1,5/2,0
O menu do jogo está bom, cumpre seu papel. Mas em alguns lugares os mapas tem detalhes que só nos dão 1 tile de escolha pra passar, e em uma casa de Flarian, o cachorro pode ficar na porta impossibilitando a passagem.

Pausas em animações: 0,5/2,0
Tudo é muito demorado. Desde a title (me obrigar a ver os créditos que ainda por cima são lentos é fogo) até animações in-game (quando as cartas são mostradas, por exemplo).
Quando os capítulos são mostrados também demora muito pra imagem ser apagada. Por que, em todos esses casos, eu não posso simplesmente apertar um botão?

Inovação: 2,0
Jogo inédito.
Total: 6,5/10,0


Resumo:

Enredo: 6,6
Gráficos: 6,1
Trilha Sonora: 5,9
Mapeamento: 6,2
Batalha e Base de Dados: 7,7
Jogabilidade: 6,5

Nota geral: 39,0 / 60,0
Média: 6,5

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