domingo, 30 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Jhonny Michel

A seguir as avaliações do jurado Jhonny Michel para o jogo Tales of Fate.



TALES OF FATE


Enredo

Evolução: 1,2/2,0
A introdução dos personagens e suas histórias são mescladas com um pouco de desenvolvimento da trama, mostrando relação entre eles. Mas como toda demo, o enredo não evoluiu, apenas foi introduzido.

Estrutura e composição: 1,8/2,0
Vários personagens apresentados em uma introdução de qualidade, Cada introdução aos personagens deixou uma sensação de mistério, dando vontade de jogar e descobrir mais sobre eles. O jogo usa um conceito não muito visto em RPG’s: Mais de uma trama acontecendo paralelamente, mesmo que elas se juntem ou não. Considerando que somos todos amadores, este quesito quase não tem falha. Mas, parece que os demais personagens foram mais trabalhados (até o momento) do que o protagonista e seu companheiro de aventuras.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Expressão: 1,0/1,5
Várias coisas passam pela cabeça do player enquanto cada personagem é apresentado, o que pode ser considerado uma boa intenção de futuras expressões. Podemos dizer que aprendemos com o Yllupos que nunca devemos mexer com os animais selvagens?

Ortografia: 1,3/1,5
Alguns erros de sintaxe e pontuação, mas nada alarmante. Não foi o Jonatas o responsável pela revisão.

Formatação: 0,7/1,0
A introdução do jogo é longa, o que normalmente seria um defeito, mas quase 100% da0 coisa prendem o player, as cenas realmente foram bem “dirigidas” para que o tédio não tomasse conta dos textos/cenas. Mesmo assim, por que tudo é contado de uma vez? Não pareceu haver necessidade disso, a história contada por imagens, por exemplo, poderia ter sido contada de outra maneira. Durante o gameplay, os textos grandes são compensados pelo humor contido neles.
Total: 8,0/10,0


Gráficos

Originalidade: 1,0/2,0
Usa RTP e gráficos conhecidos da internet. Mas Chars, Animações e Design em geral (Menu, Title etc.) contêm recursos originais.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Compatibilidade: 1,0/1,0
O cenário de fantasia medieval do jogo é totalmente compatível com o design dos menus (Lembra ciências ocultas, magia), e dos mapas RTP do Maker.

Picture, Title e Game Over: 0,8/1,0
Imagens quase todas feitas pela equipe do jogo, com um design bonito e que combina com a temática do jogo. Algumas imagens têm componentes de baixa resolução em contraste com imagens de alta resolução.

Characters e Battlers: 0,9/1,0
Feitos pela equipe com movimentos em cenas e batalha (Cabeça, braços). O primeiro citado sendo algo muito raro em jogos de RPG Maker. Os battles inimigos não têm animação do próprio sprite além de andar.

Fog, Battleback e Panorama: 0,9/1,0
Ótimo uso desses recursos, sendo os battleback mapas, panoramas usados nas cenas da introdução deixando o cenário mais belo, e fog usado nas cenas e no gameplay. O único problema é mais uma vez a baixa resolução de uma ou outra imagem (mas menos do que nas pictures em si).

Tileset e Autotile: 0,7/1,0
Padrões do RPG Maker e complementos da internet/edições pessoais (talvez haja algumas). O Básico, semelhante ao resto, mas de qualidade.

Animation, Transition, Icon e Window skin: 0,8/1,0
Animações bonitas e personalizadas, Idem Icons e Window Skin. Transições básicas, mas que cumprem seu trabalho.
Total: 8,1/10,0


Trilha Sonora

Originalidade: 1,8/2,0
Todas as BGM do jogo foram criadas para o mesmo, pela equipe. BGS, ME e SE padrões.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Harmonia: 2,0/2,0
Músicas feitas pela equipe. Isso quer dizer que foram feitas pensada para as cenas em questão, idem gameplay, batalha e menu. Não há como não dizer que tudo ficou ótimo.

BGM: 1,5/1,5
Bem feitas, com vários elementos técnicos. Sinceramente do mesmo nível de muitas trilhas sonoras profissionais.

BGS: 1,2/1,5
Senti falta de alguns “elementos da natureza” como BGS, O volume das cachoeiras aumenta ao chegarmos perto dela. Esses elementos de intereção “auditiva” com o cenário usando BGS ficaram bem legais.
Mas elas poderiam ser mais usadas no jogo.

ME e SE: 0,8/1,0
Básico e cumpre seu papel. Nada demais.
Total: 9,3/10,0


Mapeamento

Montagem: 2,5/3,0
Mapas bem estruturados, boa passabilidade, caminhos bem definidos e muito bonitos. Uso das camadas meticulosamente detalhados.
A floresta do gelo eterno ficou linda, mas existem lugares muito “cheios”, com árvores muito em cima umas das outras. Existem alguns bugs na passabilidade, podendo atravessar trocos de árvores ou pé de montanhas.

Efeitos: 1,8/2,5
Iluminação bonita, mesclando fog com pictures. São simples, mas deram beleza aos cenários. Falta realismo, em um jogo em que se destaca em quase todos os requisitos, se comparado com eles, os efeitos dos jogos ficaram básicos.

Coerência e Lógica: 1.8/2,5
Logo no começo do jogo há o clichê da casa no meio da floresta. Geralmente essas casas são feitas de madeira, já a casa do Tataru era digna de cidade grande, o que ficou meio estranho. As árvores têm a mesma dimensão dos quatro lados, apenas isso não pode ser visto na visão 2D do Maker. Mas, nesse jogo, as árvores às vezes estão coladas ao ponto de parecerem de papel.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.
Total: 8,1/10,0


Batalhas e Base de Dados

Base de dados: 2,0/2,5
A relação de força entre inimigo/personagem é um pouco estranha. Tataru é um mago, ele deveria se ferir mais facilmente, porém no Nv. 1 ele abate os lobos sem muitos problemas, mesmo que eles usem suas skills. Até mesmo o BOSS Urso é fácil, apenas demorado. Tirando isso, os números combinam com o sistema de batalha, danos pequenos, sem nada exagerado. Os efeitos (Poison, Speed Up etc) realmente afetam a batalha, não estão ali pra enfeite, e visto que foram feitos manualmente merecem ser creditados.

Estratégia: 0,5/2,0
Não há muita estratégia. O que você precisa fazer é saber jogar o sistema de batalha. A estratégia nesse tipo de batalha podia ser mais trabalhada, como usar o cenário ao ser favor, mas isso não ocorre no jogo. Então, a estratégia é quase zero.

Ocorrência de “Bugs”: 1,7/2,0
Quando a magia “Bola de fogo” é usada, o personagem vai pra trás em uma velocidade alta. Não sei como eu fiz isso, acho que usei a magia andando, ou apertei o direcional na hora da magia, mas o personagem continuou em alta velocidade durante um tempo. Quando os inimigos morrem eles aparecem no canto da tela.

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.

Duração e Frequência: 1,5/1,5
A freqüência é perfeita, pois as batalhas não são aleatórias. O sistema ABS é bom, dá vontade de jogar mais, mas as batalhas são rápidas. O Boss do urso compensa as batalhas breves.
Total: 7,7 /10,0


Jogabilidade

Dificuldade: 1,5/2,0
O jogo é fácil, mas divertido. Apesar disso, você precisa de certa habilidade pra jogar o ABS, impossibilitando, por exemplo, crianças pequenas de jogar. Pra começo de jogo a dificuldade está balanceada. Só devia trazer algum desafio.

Movimentação: 1,8/2,0
Boa movimentação. Andar ouvindo a trilha sonora do jogo, em estradas amplas, fugindo ou aceitando batalhas. Apenas na parte da colméia a coisa fica meio chatinha.

Controle: 1,8/2,0
Passabilidade dos mapas bem feita, e Menu muito funcional e original. Apenas um pouco devagar, existem submenus demais que levam pra outras telas em fade, que apesar de lindos, ficaram meio lentos.

Pausas em animações: 1,6/2,0
A title é um pouco demorada, enchendo o saco de quem morre, ou está abrindo o jogo pela segunda vez ou mais.
Tirando isso, não há pausas muito longas em fades e animações.
(Aquele “Não Minimize o Jogo” é algo meio desnecessário).

Inovação: 2,0/2,0
Jogo inédito.
Total: 8,7/10


Resumo:

Enredo: 8,0
Gráficos: 8,1
Trilha Sonora: 9,3
Mapeamento: 8,1
Batalha e Base de Dados: 7,7
Jogabilidade: 8,7

Total Geral: 49,9 / 60,0
Média: 8,3

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