domingo, 30 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Gian Carlos

A seguir as avaliações do jurado Gian Carlos para o jogo Tales of Fate – Requiem of Wisdom.

TALES OF FATE - REQUIEM OF WISDOM

_ENREDO: ToF apresenta um estilo de enredo mais focado no drama, no emocional dos personagens, o que me agrada muito. Os objetivos dos até então protagonistas são simples, quase que monótonos se compararmos com outros RPGs, mas isso dá um charme muito especial ao jogo, aproxima o jogador dos personagens. O clima chuvoso, escuro e até mesmo triste captura o jogador, nos faz imergir de cabeça no jogo. Há também algumas cenas que parecem meio aleatórias no começo, mas ao jogar pela segunda vez, dá pra ter uma boa ideia do que se trata, dá pra ligar os fatos e os personagens.

NOTA 9.5

_GRÁFICOS: Muito bem editados e ambientalizados. O RTP parece ter sido destilado, deixando tudo de mais bonito e agradável. Os tiles escolhidos para paredes, chão e objetos são os mais próximos da realidade e os mais belos. Com os Add Ons dos Tilesets, as diversas poses dos chars, as Pictures de alta qualidade e os Tilesets do menu, ToF apresenta uma qualidade gráfica fora do comum.

NOTA 10

_TRILHA SONORA: Simplesmente incrivel. As composições, além de serem de autoria dos próprios makers, se encaixam muito bem na trama. O estilo das linhas, principalmente as BGMs mais lentas e tensas são muito bem feitas, dando o clima cinematográfico às cenas.

NOTA 9.5

_MAPEAMENTO: Bem desenvolvido, com uma riqueza de detalhes em cada canto. O uso dos elementos para criar os caminhos segue um padrão muito agradável aos olhos. Há ainda os mapas dos quais o jogador não tem acesso, que aparecem apenas nas cenas de Intro e Ending, estes em especial são muito bem detalhados não apenas por terem toda sua área preenchida de forma consciente, mas por terem vários níveis, com cachoeiras, rochedos, panoramas e afins.

NOTA 9.5

_BATALHA E BASE DE DADOS: O Banco de Dados de ToF é bem curto, mesmo para uma Demo de 45 minutos. Há uma ou duas unidades de cada tipo de item, equipamento, Status e inimigos. Algo que me intrigou um pouco foi o fato de eu não ter encontrado Antídotos, sendo que as abelhas podem nos envenenar, mesmo sendo um Status que passa ao final da batalha.

O sistema de batalha é em tempo real, com um ataque mágico que pode ser realizado à distância. Embora este sistema ofereça mais ação ao jogador, ele logo mostrará suas limitações se comparado com um RPG de batalha em turnos, seja um SideBattle ou ZTBS. É meio dificil entender a quantidade de HP do heroi, às vezes eu penso que vou morrer mas continuo vivo, isso nos deixa meio perdidos, mas não é nada muito grave.

As recompensas ao final da batalha estão bem dentro da lógica. Podemos ganhar ferrões das abelhas ou caninos dos lobos, provavelmente para serem usados mais tarde.

NOTA 6.5

_JOGABILIDADE: Muito agradável. A gente se sente "em casa" quando joga. As missões e objetivos são de fácil compreensão, as cenas são divertidas e profundas ao mesmo tempo, e o equilibrio entre as cenas e as batalhas é perfeito.

NOTA 9.5

_CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quase não há baús no jogo... Os mapas poderiam ter mais deles, ou algo que fosse como eles, tipo Itens medicinais da própria floresta, ervas, plantas e afins.

_ENREDO....................................................... 9.5
_GRÁFICOS................................................... 10
_TRILHA SONORA....................................... 9.5
_MAPEAMENTO........................................... 9.5
_BATALHA E BASE DE DADOS.............. 6.5
_JOGABILIDADE.......................................... 9.5

Nenhum comentário: