sábado, 29 de janeiro de 2011

AVALIAÇÕES - Jurado: Leandro de Barros

A seguir as avaliações do jurado Leandro de Barros para o jogo Ascenção.




ASCENÇÃO

Enredo: Sam caminhava tranquilamente quando tem uma morte súbita. Suplicando por uma nova chance, Sam consegue de Hades a oportunidade de viver novamente, se passar por uma provação e encontrar seu caminho de volta pelo reino do Deus do Submundo. O “plot” do jogo é bem bobinho e simples, mas serve pro propósito do game. A proposta de Ascenção é simplesmente divertir com alguns puzzles bem bolados e o jogo assumidamente não é nenhum Final Fantasy. O jogo praticamente não possui diálogos (além da introdução, eu me lembro de falar apenas com o Caronte) e não se preocupa com o desenvolvimento dos personagens. Como o jogo é um conjunto de puzzles com a história como “desculpa” pra eles existirem, este quesito é praticamente nulo.

Nota: 5

Gráficos: RTP. Duvido muito que exista mais de 7 arquivos gráficos fora os do RTP. De cabeça consigo pensar no char do Sam e suas poses, além da HUD normal e da HUD ao mergulhar, além dos desenhos da Intro e do Fim, que são bem divertidos. De um total de 10, tiro 2,5 por usar apenas recursos do RTP.

Nota: 7,5

Trilha Sonora: Cada estágio do jogo tem uma música de fundo, proveniente de alguma banda de rock. “Californication”, “Here comes the Sun” e “Welcome to the Jungle” são alguns exemplos. A trilha transmite boas sensações ao jogador além de mostrar uma espécie de ironia, uma “piada interna” entre o criador do jogo e o jogador. Afinal, é difícil não abrir um sorriso quando se ouve “Here comes the Sun” nos campos Elísios, ou “Starway to Heaven” quando finalmente se recupera a vida de Sam. De um total de 10 tiro 1,5 pelo fato da trilha sonora não ser original.

Nota: 8,5

Mapeamento: O 2º melhor ponto do jogo. Uma aula de mapeamento e uma resposta à altura dos críticos do RTP. Usando nenhum outro tileset fora os do RTP, Ascenção possui mapas belíssimos e funcionais, com uma boa variedade entre cavernas, campos e dungeons aquáticas.

Nota: 9

Batalha e Base de Dados: Inexistente. Considerei julgar os puzzles como “batalhas”, mas achei que ficariam melhor na Jogabilidade.

Nota: -

Jogabilidade: O ponto alto do jogo. Desde o seu conceito, Ascenção aposta na jogabilidade e na diversão como seu principal atrativo. É nesse quesito que se pode avaliar se o jogo é bem sucedido ou se é um fracasso e, na minha opinião, é um sucesso! Os puzzles são bem intrigantes e desafiadores, além de incrivelmente bem feitos. Acho que cada novato que pretende começar no RPG Maker devia ser obrigado a baixar a demo aberta de Ascenção e estudar como foram feitos os puzzles. Uma verdadeira aula de como entreter o jogador e usar os eventos da engine.

Nota: 10

Considerações Finais: O jogo cumpre o que promete: diversão sem compromisso. Um exemplo de que nem só de RPG vive o RPG Maker, por mais irônico que isso possa parecer.

Enredo: 5
Gráficos: 7,5
Trilha Sonora: 8,5
Mapeamento: 9
Batalha e Base de Dados: -
Jogabilidade: 10

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