quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O jurado Leandro fez indicações e avaliou mais alguns jogos. O texto a seguir é de autoria do Leandro.

"O DRAGÃO DO MONTE SILAF

GRÁFICOS

RTP. 90% dos arquivos usados no jogo tem origem no RTP do VX. Isso demonstra falta de inovação, mas não acrescenta um aspecto negativo no jogo. Afinal, se está ali é para ser usado, certo? Mesmo assim, com a excessão da face da Safira, penso que quase tudo é do RTP. Apesar desse "contra" considero que o os arquivos gráficos foram utilizados de forma sóbria e com categoria, como por exemplo, a velha clássica do RPG: monstros "iguais" que só muda a cor do battler, por exemplo. As animações de batallha foram bem usadas. A title poderia estar melhor mas não compromete. Gameover, do RTP. Resumindo: O Dragão do Monte Silaf não inova mas demonstra como utilizar e como fazer um bom jogo com o que o RTP fornece.

NOTA: 8

MAPEAMENTO

Uma aula de mapeamento no VX! Simplesmente fantástico, perfeito! Mapas no tamanho ideal, nada oversize, nem muito pequeno. Mais uma vez não inova no tilesets, mas usa com uma habilidade ímpar. O ponto altíssimo do mapeamento são os mapas da natureza, simplesmente belíssimos. Conseguiu transformar o "quadrado" e "mau-visto" RTP do VX num cenário verdadeiramente lindo e agradável.

NOTA: 10, sem mais.


EM BUSCA DA FELINA DA NOITE

GRÁFICOS

A maior parte vem do RTP. Menus, tilesets, chars, faces, animações, quase tudo do RTP. Isso demonstra falta de inovação, mas não acrescenta um aspecto negativo no jogo. Afinal, se está ali é para ser usado, certo? O jogo contém vários battlers belíssimos que não fazem parte do RTP, que foram um colírio aos olhos. As batalhas ficaram simplesmente lindas com aqueles battlers. A title fica muito a desejar, mas tendo em vista que o contexto do jogo é humorístico, essa pouca qualidade deixa de ser negativa e passa a ser neutra.BFN também acaba por repetir muitos recursos, como chars, faces e alguns battlers. É o preço a pagar por usar quase exclusivamente o RTP.

NOTA: 7,5


MAPEAMENTO

O mapeamento em BFN é mediano. Em alguns pontos existem erros clássicos, cometidos pela maioria dos que iniciam sua carreira no maker: montanhas com vários tiles retos, árvores em linha, detalhamento quase nulo, chover dentro de áreas cobertas como casas, cavernas, também consegui andar por algumas paredes, etc. Em outros pontos inova e tenta suprir a ausência de recursos específicos com uma relativa criatividade, como por exemplo durante os Mundos Extras, que são homenagens a diversos jogos. Nesses mundos, passamos do Japão Feudal, para Hyrule e a sede da Shinra em minutos.

O tileset do VX não suporta tamanha diversidade de cenários, mas o autor consegue neutralizar esse ponto fraco usando a criatividade, como por exemplo no mapa que retrata o mundo de Genji, o autor usou muito bem um tileset de telhado para simular um Castelo Japonês ou a Floresta da Ilusão, que é feita no melhor estilo dos RPG's antigos do SNES.

Como já referido, pontos de criatividade constratam com erros clássicos de mapeamento, o que diminui a nota. Eu sou da opinião que mais vale 5 mapas 20x20 do que 1 100x100 e, se BFN diminuísse o tamanho de seus mapas, talvez não fosse preciso duas Áreas de Preservação.

NOTA: 7,3


MALDIÇÃO ETERNA

GRÁFICOS

Mais um jogo com predominância do RTP. Em contraste com alguns jogos concorrentes ao Awards, ME diferencia um pouco e, apesar da predominância do RTP, traz novos gráficos. Uma title bela e sombria, bem como um gameover sinistro, em junção a um Menu bem dinamico contam muitos pontos a favor de ME. Animações de batalha bem usadas, nos dois sistemas de batalha. As faces estão OK e são compatíveis com os chars, mas os battlers do vilões Brujah, R.R. Lasombra e Alienista Malkavian não são os dos respectivos chars e faces.

Entendo que o objetivo em usar battlers mais sombrios para os vilóes é aumentar ainda mais o ambiente de suspense criado no jogo, mas acho que era possível ter o mesmo resultado com battlers "humanos". As imagens que abrem os capítulos também podiam estar mais bonitas. A do capítulo 1 está realmente fraca, a do capítulo 2 está ok, mas muito "pixelada" e a do capítulo 3 encaixou muito bem com o capítulo em si e está ótima.

NOTA: 8,5


MAPEAMENTO

Uma melhora notável do Enzo de BFN para ME. A cidade de ME está praticamente perfeita: mapas pequenos, com 1 ou 2 ruas bem mapeadas e preenchidas que fazem o jogador estar preso numa selva de pedra. Gostei das calçadas, apesar de continuar a achar que era mais válido definir um tile padrão para elas, invés de ficar mudando a cada 5, 6 tiles.

Uso impecável de fogs, elas criaram um ambiente perfeito para o jogo! O detalhismo tbm está num nível muito bom! Ainda existem alguns errinhos bobos como a bendita montanha reta, ou o escritório do Lasombra alguns tiles fora do lugar, principalmente no teto, mas nada que prejudique seriamente o jogo. Há também presente a já característica criatividade ao mapear, que acerta em alguns pontos, mas erra em outros.

NOTA: 9


NOMEAÇÕES:

MAKER REVELAÇÃO:

ENZO (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=4917452857899217207 ): Concluiu 2 jogos nesse ano, criou um tópico na comunidade onde os membros podem compartilhar trabalhos artísticos relacionados ao maker e organizou quase sozinho o Awards, além de sempre participar dos debates da comunidade com opiniões sensatas.

JEAN (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=12399026154260111043 ): Inovou na criação e reformulação das "Entrevistas da Semana" na comunidade, participa ativamente de diversos tópicos, além de colaborar com vários membros na criação de arquivos gráficos. Também possui projeto bastante aguardado.

NATÁLIA (perfil: http://www.orkut.com/Profile?rl=pv&uid=2515267362567678970 ): Ajuda a comunidade com o talento em pixel-art, também participa ativamente dos principais debates da comunidade e ganhou um concurso oficial.


MAKER MAIS SOLIDÁRIO

RUCIAN (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=5668539922560199723): O homem está em todos os tópicos de dúvidas e pedidos, hehe. Sempre solícito, o membro dispõem muito do seu tempo em ajudar e responder dúvidas na comunidade.

BRUNO (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=9280820679375184617): Ajuda sempre que pode as dúvidas de diversas áreas, principalmente scripts e também disponibiliza diversos tutoriais.

EL CIEGO (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=15308214711080725365): Possui um Helpdesk onde tira duvidas dos membros da comunidade e costuma postar artigos sobre enredos e afins.

CICLOPE (perfil: http://www.orkut.com/Profile?uid=4821708345014309440): Ser solidário não é só tirar dúvidas e entregar pedidos, é também dar feedbacks e criticas construtivas à todos que mostram seu trabalho na comunidade. ;)

ALEX GREEN MAKER (perfil:http://www.orkut.com/Profile?uid=5178066850180543681): Criou e disponibilizou diversos tutoriais e demos.

Vilão: R. R. Lasombra (jogo: Maldição Eterna - Volume I; autor: Enzo)"


Portanto, o jurado Leandro já fez quase toda sua parte como avaliador.

3 comentários:

Leandro disse...

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Leandro disse...

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Leandro disse...

UM DESAFIO MUNDIAL

GRÁFICOS

Basicamente RTP. A maioria dos jogos do VX desse Awards usaram o RTP da engine. Já comentei em outros dois reviews que concordo com o "tá alí é pra usar", mas inovação as vezes cai bem. Só perde um pouco de pontos pela title escrito: "Requiem Abs"

Nota: 7,3

MAPEAMENTO

Um mapeamento ainda vacilante. Troca de ambientes muito drásticamente. Alguns errinhos bobos, coisa que todo iniciante faz. Os mapas interiores, no geral, estão muito bons, o que peca são os mapas exteriores.

Nota: 7,9


A MISSÃO DE UM GUERREIRO

GRÁFICOS

Diferente do primeiro jogo, o Matheus já demonstra mais desenvoltura nesse. Já editou as faces pra não serem exatamente iguais. Alguns chars novos, a title é um pouco feia. A HUD é belissima, mas uma pesquisa mostrou que ela é a HUD padrão do ABS. No geral, o jogo demonstra mais inovação que a maioria dos concorrentes e por isso merece uma boa nota.

NOTA: 8,5

MAPEAMENTO

Bem melhor que o jogo anterior. O Matheus demonstrou ter aprendido a usar melhor a engine que tinha em mãos, e parece que deu uma estudada em alguns mapas de outros projetos. Os exteriores melhoraram consideravelmente e os interiores continuam de bom nível. Detalhe para a melhora no uso das árvores quando faz uma floresta.

NOTA: 8,5



INDICADOS:

PERSONAGEM: Raul (O Dragão do Monte Silaf - criação do Solon)

CENA: O ataque de Vert ao lider da Vila Mark(Zernar - Os Mistérios de Servena - criadão do João)

Com isso, creio que cumpro a minha parte como jurado na primeira etapa do Awards!