sábado, 9 de janeiro de 2010

Avaliação nº 01/2009 - Jurado: Natalia Nee Sama

Já temos a primeira avaliação! A avaliadora Natalia jogou Hitorija, comentou e deu notas. O texto a seguir, incluindo as notas, são da Natalia.


"Hitorija é um jogo que realmente gostei goste de jogar, a historia é legal e têm personagens carismáticos, cada um com seu maneirismo e personalidade, e é cheio de funções.

Gameplay

O Jogo não tenta te conquistar com super gráficos ou sistema de batalha complexo, e sim com o numero de funções que o jogo tem a oferecer.

Em Hitorija, cada vez que você ganha um level, você ganha 10 PP points, mas daí você me pergunta “Mas tia Natalia, esses PPs points são usados em que?”
Simples, eles são usados para personalizar os personagens, desde colocando em determinados status como Força e Inteligência, ate no aprendizado de novas magias.

Certas magias precisam de requerimentos, como a magia Combustão, você precisa da magia Queimar, 50 pontos de poder e 400 de energia, parece complicado no inicio, mas logo logo você é apresentado a um tutorial que explicara melhor que eu sobre esse assunto.

À também um Caderno de Buscas, uma opção que permite você ver as quests necessárias para o enredo, e aquelas oferecidas pelas pessoas.
O único ponto negativo sobre as quests oferecidas pelas pessoas é que você apenas sabe o objetivo, e não um ponto de partida, ou seja, algumas você precisara procurar muito ou ter um belo olho para encontrar.

Você também é apresentado a um álbum de figurinha, aparentemente você não ganha nada juntando as figurinhas desse álbum, mas é bem divertida essa função.

O jogo possui alguns minigames também, alguns divertidos, outros deixam seu dedo doendo, como o minigame do inicio, em geral, quebra a monotonia de batalhas atrás de batalhas.

A também um modo ala Breath of Fire 4 na tela do mapa, em que você aperta S para acampar, e A para “explorar o local”, assim como em BF4.

Enredo 8,0

Você é o jovem mago Yanto, em busca de um artefato misterioso de uma antiga civilização conhecida como Hitorija, que ira ajudar a curar o estranho “problema” que ele possui, e que já quase criou desgraças.
No caminho, você encontrara diversas pessoas, simpatizantes pelo problema de Yanto, e que resolvem ajudar ele, mas não se engane, eles querem ajudar Yanto, mas todos eles possuem problemas e objetivos próprios na historia.

Yanto possui uma personalidade educada, mas bem covarde, e isso quebra o gelo no bom sentido na maioria das vezes, porque protagonistas tem a fama de serem um poço de coragem.

A Estória flui bem, mas alguns personagens interessantes não têm chance de se desenvolver no Demo, como no caso do Leon, que rapidamente desaparece da historia.
Espero que personagens assim não demorem em voltar para o enredo no jogo oficial.

Alguns NPCs são bem interessantes também, como a rival de Solon, Pan, ou a garota da vila dos pescadores, que chama Yanto de “Cabeça de Camarão”.

A alguns erros de português, mas, nada grotesco, são aqueles típicos erros que ate eu cometo por falta de atenção, por isso não chega a pesar muito na avaliação.

No mais, a estória consegue prender você ate o fim do demo, se você gostar de ler a historia dos jogos, Hitorija ira te entreter bem.

Sistema de Batalha 7.0

Como eu já disse, o sistema de batalha é o sistema padrão do RPG Maker XP.

A única coisa que devo acrescentar é que, num determinado momento do jogo, você ganha um personagem com poderes lá Blue Mage de FF, que aprende alguns poderes que os inimigos podem usar.

De resto, nada que você não tenha visto no sistema de batalha padrão do XP, mas isso não é uma coisa ruim, eu adoro esse sistema.

Trilha Sonora 7,0

Uma boa seleção de musicas, na minha humilde opinião, que vão desde Chrono Cross a Breath of Fire.

Realmente colocadas no momento certo, algumas partes deveria ter uma musica profunda, como a conversa entre Yanto e Sólon, mas, é apenas minha opinião novamente.

No mais, algumas partes deveriam ter mais efeitos sonoros, tirando isso, a parte sonora do jogo possui ótimos efeitos, a maioria padrão do XP, mas eles já são excelentes por natureza.

Mapeamento 7.4

Muitos tiles, senão todos, são padrão do XP, mas eles são os melhores tiles que existem, sem sombra de duvida.

Os cenários são bem feitos, mas com muitas coisas que chamo de “paredes invisíveis”, ou seja, nada esta bloqueando seu personagem, então, porque ele não passa?

Mas fora isso, os cenários são bem construídos, principalmente a Dungeon do Pântano, realmente ela foi bem pensada, cheia de atalhos e vai e volta.

Gráficos: 7.8

Padrão do XP na maioria, chatsets, animações, enfim, usando ao maxímo o que o XP tem a oferecer.

E não fica ruim, realmente acho o RTP muito bom.

Não a muito a falar sobre essa área, apenas acho que o RTP foi bem empregado no jogo.

Nota Final 37,2

Comentários finais:

Se quiser um jogo com ótimo enredo e muitas opções, Hitorija é o seu jogo!

Realmente fiquei fascinada por ele que, no mesmo dia que peguei, eu o terminei, de tanto que cheguei a jogar.

Belo trabalho ^^, espero ansiosa o final da historia."


Portanto, as notas da Natalia para o jogo Hitorija são as seguintes:

Enredo 8,0
Sistema de Batalha 7.0
Trilha Sonora 7,0
Mapeamento 7.4
Gráficos: 7.8

AVALIAÇÃO FINAL: 37.2

Nenhum comentário: