segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Avaliadores do RPG Maker Awards 2009

As inscrições para jurado no RPG Maker Awards 2009 estão encerradas. O júri é composto pelos seguintes nomes:

Jurado nº 01: Leandro de Barros (avalia alguns quesitos)
Jurado nº 02: Pedro Pessanha
Jurado nº 03: Carlos Henrique (KiiiQ)
Jurado nº 04: Enzo (avalia alguns quesitos)
Jurado nº 05: Cego
Jurado nº 06: Natalia Nee Sama
Jurado nº 07: Fel Oldrey
Jurado nº 08: Akira
Jurado nº 09: Gilson
Jurado nº 10: Gabb
Jurado nº 11: Alex Green Maker
Jurado nº 12: Rafael Regys

Cada jurado tem o dever de avaliar no mínimo 5 jogos na primeira fase de avaliação. Considerando a lista fornecida pelos jurados, a relação entre jogos e número de avaliadores é a seguinte:

1) Um Desafio Mundial (5 avaliadores)
2) A Missão de Um Guerreiro (3 avaliadores)
3) The Elemental Charmers: Anarchy (6 avaliadores)
4) Linhagem Axis Demo 2009 (7 avaliadores)
5) Resident Evil New Racoon (4 avaliadores )
6) Em Busca da Felina da Noite (4 avaliadores)
7) Resident Evil 2-DXP (4 avaliadores)
8) O Dragão do Monte Silaf (5 avaliadores)
9) O Cristal (4 avaliadores)
10) Zernar – Mistérios de Servena (4 avaliadores)
11) Hitorija (5 avaliadores)
12) Maldição Eterna – Volume I (3 avaliadores)
13) Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O (4 avaliadores)
14) O Livro do Futuro Perdido (3 avaliadores)
15) O Despertar do Imperador (3 avaliadores)
16) Justiciar (4 avaliadores)
17) Psyco (5 avaliadores)

Considerando que o número mínimo de avaliadores por jogo na primeira fase de avaliação é 3, já atingimos essa meta. Entretanto, vale ressaltar que os jurados podem avaliar mais jogos além daqueles que foram escolhidos inicialmente e vale ressaltar também que alguns jogos estão com 3 ou 4 avaliadores, enquanto um jogo tem 7 avaliadores e outro tem 6.

É muito importante que os jurados escolham um ou dois jogos além daqueles listados inicialmente e que esses jogos adicionais tenham no momento 3 ou 4 avaliadores. O raciocínio é simples. Quando um jogo tem muitos avaliadores, o poder de decisão se dilui entre eles, enquanto uma avaliação com poucos jurados confere um poder grande a cada um deles. A nota final de cada jogo é a média das notas dos jurados, então um número maior de jurados não significa que o jogo vai ter uma nota maior.

Hipoteticamente falando, se um jogo recebe notas baixas de seis ou sete jurados e um outro recebe notas altas de três ou quatro, então este último fica na frente, justamente porque é feita a média das notas, e não a soma das mesmas. No entanto, é importante sim que o número de jurados tenha uma oscilação baixa, pois isso confere mais credibilidade ao processo de avaliação.

A atual etapa do RPG Maker Awards é a Primeira Fase de Avaliação, que vai até o dia 05 de fevereiro, como pode ser lido na parte inicial deste Blog. Cada jurado deve fazer o seguinte:

a) Avaliar e dar notas aos jogos que escolheu.
b) Escolher mais um ou dois jogos, de preferência entre aqueles que têm 3 ou 4 avaliadores no momento.
c) Aqueles que não escolheram os jogos Linhagem Axis Demo 2009 e TEC: Anarchy (Demo 4.0) devem evitar escolher esses dois jogos, que já têm respectivamente 7 e 6 avaliadores. Não se trata de uma tentativa de prejudicar esses jogos. Peço aos autores (Ciclope e Marcel) que compreendam. ^_^
d) Uma vez que o jurado queira publicar seus comentários e notas, basta fornecer o texto avaliativo até o dia 05 de fevereiro. Isso pode ser feito através de um comentário neste Blog, através da Comunidade ou entrando em contato diretamente com os administradores deste Blog.
e) Uma vez que as notas são publicadas oficialmente, não podem ser mudadas, então é importante que o avaliador fique atento e tenha convicção no momento da entrega.
f) A próxima etapa será a Segunda Fase de Avaliação, cuja estrutura é explicada na parte inicial deste Blog. Mas concentremo-nos na etapa atual.

Um comentário:

Leandro disse...

AVALIAÇÃO:

ZERNAR - MISTÉRIOS DE SERVENA

MAPEAMENTO
O mapeamento está belíssimo, harmonioso, com recursos originais e bem trabalhados. O uso de fogs nos mapas foi muito bem feito, assim como o tom da tela. Cada vila que visitei durante o jogo pareceu ter uma identidade própria devido ao estilo de mapeamento. Seja a vila dos youkais com sua neblina e seu estilo árido, ou a vila do Dougler com o contato da natureza, ou ainda a Vila Mark e sua arquitetura "quase contemporanea".
Infelizmente, nem tudo são flores e o jogo teve muito lag em vários mapas. A Floresta Haise (acho que é esse o nome) e a Vila Mark são os mapas campeões de lag. Durante o ataque daquelas abelhas, eu quase não conseguia mover o personagem na vila. Penso eu que isso ocorre devido ao tamanho enorme do mapa e a quantidade de eventos trabalhando em simultâneo. Eu, particularmente, prefiro fazer 5 mapas 20x20 pra representar uma cidade do que 1 mapa 100x100.
Um bom mapeamento resulta num bom gameplay. O mapa pode ser lindo, mas se atrapalha na hora da jogabilidade, ele falha.
Outro ponto a considerar é o mapa mundi. Me pareceu um graaande pedaço de grama, com construções ocasionais. Uma cidadela ali, um monte de nada, lá na frente uma montanha, mais um monte de nada.

Minha nota, levando em consideração a beleza do mapeamento e os defeitos citados acima: 8,7!

GRÁFICOS

O jogo mistura o RTP com gráficos que eu não tinha visto antes em nenhum outro projeto. As animações de batalha parecem-me ser do RTP. Gostei muito da windowskin, feita para o jogo, mas, talvez o MAIOR destaque são as pictures. Uma picture e uma pequena animaçãozinha em cada lugar que eu entro dão um toque mais colorido e bonito ao jogo. É um recurso sensacional, que eu tenho visto ser utilizado em poucos jogos. Os chars tbm tão mto bonitos e é notável a personalização de cada um. As faces, incriveis! Eu já conhecia o site onde vc fez esses "battlers-faces" mas nunca tinha visto ninguém usá-los em algum projeto. Title muito bela e gameover bem caracteristico ao jogo.
Esse é só um pequenino resumo da qualidade gráfica do jogo. Parece que o maker investiu muito nessa parte e os resultados são incriveis. Acho que, talvez, o único ponto que merecia um pouco mais de destaque e pareceu negligenciado foi o menu in-game.

Com base nos resultados gráficos que o seu jogo apresenta, só me resta dar 9,5 de nota!


* A PUBLICAR *