quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Avaliação nº 02/2009 - Jurado: Alex Rodrigues

Avaliação número 02: Hitorija comentado por Alex Green Maker. O texto a seguir, incluindo as notas, é da autoria do Alex.


“HITORIJA
Avaliação by: Alex Green Maker

Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0

Hitorija surge como um jogo promissor, tem um historia bastante interessante e cheia de mistérios, conta também com um número grande de personagens jogáveis, e o melhor de tudo, cada um com personalidade própria e marcante.

Yanto, o protagonista do jogo é um cara determinado a encontrar um artefato que poderá responder suas dúvidas e ao mesmo tempo evita expor seu lado medroso. Ayame, uma menininha que não tem medo de nada, nada mesmo, e conta com um vigor físico de dar inveja a qualquer velocista, é sua principal companheira de aventuras. Isso sem contar com uma criaturinha estranha chamada Oni, que parece ser bem divertido e interessante, mas infelizmente só aparece no final da demo, deixando um ar de "quero mais". Geograficamente ficou bem elaborado também, pois conta com uma diversidade de lugares com clima, relevo, fauna e flora bem definidos. Os sistemas são bem originais e deixam o jogo mais atrativo e divertido. São mini-games como pesca, albúm de figurinhas, sistema PP (sistema de pontos obtidos a cada level gain que possibilita aprender magias, técnicas e aumentar atributos), caderno de buscas (quests) e outros mais...

Os pontos negativos ficam por conta de alguns bugs (que não prejudicam o andamento do jogo) como o modo exploração que deveria ser acessado apenas no world map mas pode ser acessado na cidade de Graniza e as figurinhas do álbum que aparecem no menu de itens do nada (as 100).
- 0,5 pelos bugs.
Outro ponto também que merecia mais atenção, é a movimentação e interatividade do NPCs. Movimentos toscos e as mesmas falas quase sempre. Poderia variar os diálogos.
- 1,0 pelos NPCs toscos.

Nota: 8,5
Quesito 2
Sistema de Batalha
Nota de partida: 9,0 (por ser o sistema do maker, -1,0 pela falta de inovação)

O sistema de batalha é o padrão do RMXP.
As mudanças foram apenas o sistema de tempo real para atacar, a apresentação do dano e a janela de level gain.
-1,0 pela falta de recursos adicionais que poderiam ser acrescidos.

Nota: 8,0

Quesito 3
Trilha Sonora
Nota de partida: 10,0

Este quesito tem pouco a ser avaliado, visto que a trilha do maker já uma coletânea de se respeitar, o criador do jogo inovou bem com outras BGMs e quase acertou em todos os ambientes colocando trilhas em perfeita harmonia com o momento.
Infelizmente não vai receber 10,0 por pecar na BGM do pântano, deveria ser algo mais "sinistro" como uma BGM de dungeon.
-0,5 pelo som incompatível com o ambiente.

Nota: 9,5

Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0

Os mapas ficaram bem trabalhados, mas nem tanto, os autotiles de carpete, em praticamente todos os interiores, ficaram muito longe da parte inferior das paredes, tirando o efeito auto-relevo das paredes.
-0,5 pelos caspetes curtos.
Alguns mapas ficaram grandes demais. Mapas 20x15 podem ser usados em 80% do jogo, pois facilita o processo de mapeamentos e tira o tédio de caminhar muito a troco de nada. Mas isso ocorreu em poucos, como os do pântano por exemplo, que diga-se de passagem é a parte melhor do jogo. se tivesse mais mapas e menores ficaria melhor ainda.
-0,25 pelos mapas grandes.

Nota: 9,25

Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 9,0 (pela ausência de gráficos originais em substituição aos do RTP)

Esse foi o ponto fraco do jogo. De original só o que não havia no RTP, mesmo assim a qualidade não foi das melhores.
-1,0 pela péssima qualidade das imagens.
A title ficou muito pobre, simples e sem graça. Ela é o cartão de visitas de qualquer jogo e obrigatoriamente deve ser a mais caprichada.
-1,0 pela title tosca.
A primeira impressão é a que fica!

Nota: 7,0

Enredo: 8.5
Sistema de Batalha: 8.0
Trilha Sonora (Edição): 9.5
Mapeamento: 9.25
Gráficos: 7.0

AVALIAÇÃO GERAL : 42.25

Retificação da avaliação.
Olá para todos, em especial para o Enzo...
Mil desculpas por um detalhe que deixei escapar na avaliação:
Faltou uma nota de corte no quesito Trilha Sonora!

Onde se lê:
"-0,5 pelo som incompatível com o ambiente."

Nota: 9,5

Leia-se:
"-0,5 pelo som incompatível com o ambiente e
-0,5 pela ausência de trilhas originais."

Nota: 9,0

Em consequencia desses ajustes, onde se lê:
Enredo: 8.5
Sistema de Batalha: 8.0
Trilha Sonora (Edição): 9.5
Mapeamento: 9.25
Gráficos: 7.0

AVALIAÇÃO GERAL : 42.25

Leia-se:
Enredo: 8.5
Sistema de Batalha: 8.0
Trilha Sonora (Edição): 9.0
Mapeamento: 9.25
Gráficos: 7.0

AVALIAÇÃO GERAL : 41.75“


Portanto, as notas do Alex para o jogo Hitorija são as seguintes:

Enredo: 8.5
Sistema de Batalha: 8.0
Trilha Sonora: 9.0
Mapeamento: 9.25
Gráficos: 7.0

AVALIAÇÃO FINAL: 41.75

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