sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Avaliação nº 04/2009: Alex Rodrigues

Avaliação número 04: o jurado Alex Green Maker avaliou o jogo Biohazard 2 (ou Resident Evil 2-DXP) e conferiu notas a ele. O texto a seguir, incluindo as notas, é de autoria do Alex:


“ENREDO

Nota de partida 8,0 (por se tratar de um enredo já criado)
O enredo do jogo é exatamente igual ao original (Biohazard 2), até onde pude jogar (com muita dificuldade) nada foi alterado. Nada a elogiar, visto que copiar um enredo e fazê-lo idêntico ao original não é tão desafiador assim. O criador não deixa claro que se trata de um fan game, e sendo uma imitação do origial eu poderia considerar todo o enredo como plágio. Mas não será o caso, vou entender como fan game. Sendo assim, tenho como única coisa a acrescentar de positivo o menu que ficou bem semelhante ao original.

No mais, é tudo igual (personagens, história, cenário, etc..) ao original. Vou cortar 0,75 ponto no que diz respeito aos puzzles, poderiam variar um pouco, pois quem jogou Biohazard no PSOne já sabe o que fazer e pra onde ir no jogo. Vou descontar 0,5 também pelos vários bugs do jogo, entre eles o da cena em que os zumbis avançam contra Leon (se você não adiantar a mensagem os zumbis passam pelo Leon como se ele não existisse) e o do teleport da loja de armas, saia dela indo à quadra e depos tente voltar!

Nota: 6,75


SISTEMA DE BATALHA

Nota de partida 9,0 (por ser o sistema do maker, -1,0 pela falta de inovação)
O sistema não condiz com o estilo do jogo, ainda mais por se tratar de um fan game (-1,5). Existem pelo menos 2 bugs quando a batalha termina:
1. se o jogador não apertar nada, nada acontece, fica apenas uma tela escura;
2. se apertar repetidamente alguma tecla de ação, o jogo fecha. -0,25 pelos bugs do sistema de batalha.

Outro problema que atrapalha bastante o andamento do jogo nas batalhas é a inferioridade abursurda do player no atributos atributos que influenciam a ordem de quem ataca primeiro: SEMPRE o inimigo ataca primeiro, o que faz o jogo ficar mais difícil ainda, -0,5.

Nota: 6,75


MAPEAMENTO

Nota de partida 10,0
Esse quesito foi lamentável, o pior do jogo. Se por um lado houve uma fidelidade, ou pelo menos a tentativa de ser fiel ao original, por outro surgiram erros grotescos na configuração dos tilesets (-1,0), uma mistura de estilos que não tem nada a ver uns com os outros (-1,0), cores vivas demais em alguns ambientes e "mortas" demais em outros (-1,0) e NPCs que apenas se movem e nada mais fazem (-1,0).

Nota: 6,0


GRÁFICOS

Nota de partida 10,0
Imagens mal editadas, qualidade ruim em alguns casos. Pelo conjunto de imagens vou descontar 2,5 pontos, pois houve um visível desinteresse em melhorar algo que não era tão difícil assim. Outro fator que chamou minha atenção foi o cartão postal do jogo, ou seja, a title. Lembre-se: "A primeira impressão é a que fica!", e esse item o qual considero importantíssimo deixou muito a desejar, -1,0.

Nota: 6,5


AVALIAÇÃO GERAL

Enredo: 6,75
Sistema de batalha: 6,75
Trilha sonora: 8,0
Mapeamento: 6,0
Gráficos: 6,5

Nota final: 34,0”


Portanto, o Alex avaliou o jogo Biohazard 2 e deu a ele a nota 34.0 em 50.

Nenhum comentário: