sábado, 2 de janeiro de 2010

III - PREMIAÇÃO

1) Maker Revelação
Essa categoria deve premiar alguém que era desconhecido no mundo maker e surgiu em 2009. Cada jurado deve escolher até três nomes. Os mais votados (até cinco) pelos jurados participarão da votação popular na Comunidade. Cada jurado não pode indicar a si próprio, mas os jurados podem indicar-se entre si.

2) Maker Mais Solidário;
O Maker Mais Solidário é aquele cara habilidoso e principalmente gente boa que coloca o RPG Maker acima das picuinhas. Cada jurado escolhe até cinco nomes para essa categoria e os cinco mais votados pelo júri participam de uma votação popular na Comunidade. Cada jurado não pode indicar a si próprio, mas os jurados podem indicar-se entre si.

3 e 4) Jogo do Ano (XP e VX)
A pontuação dada pelos jurados vai definir os melhores do XP e do VX. Os três melhores de cada engine disputam entre si em votação aberta a todos na Comunidade.

5) Enredo
Essa categoria não tem divisão entre VX e XP, portanto estão todos disputando entre si. Aqui, são avaliados os elementos estruturais do enredo (ortografia, sintaxe, organização das idéias etc.) e também os elementos do conteúdo (exploração dos protagonistas e antagonistas, habilidade no desenrolar dos acontecimentos etc.). Os jurados dão notas e decidem sozinhos o resultado.

6) Sistema de Batalha
O melhor sistema de batalha leva em consideração as qualidades do sistema, ou seja, os recursos que o sistema oferece, e também a habilidade com que o maker utilizou os recursos. Na prática, um sistema de batalha simples e bem explorado pode ser melhor que um outro complexo, mas cujo usuário não soube manusear. No caso desse quesito existe divisão entre criador do sistema e seu usuário, mas a premiação é uma só. Também não há distinção entre XP e VX. Os jurados dão notas e decidem sozinhos o resultado.


7 e 8) Trilha Sonora (Edição e Composição)
A trilha sonora não tem divisão entre VX e XP, mas sim entre melhor edição de músicas e melhor trilha original, sendo dois prêmios distintos. A edição da trilha sonora diz respeito à utilização habilidosa de músicas e sons em geral no jogo, enquanto a trilha sonora original diz respeito à composição de músicas e afins pelo próprio maker. Supondo que não haja nenhum projeto com trilha original, então esse prêmio não será dado a nenhum participante. Caso haja, então o prêmio de Composição será decidido em votação na Comunidade, embora o prêmio de Edição seja decidido apenas entre os jurados.

9 e 10) Mapeamento (XP e VX)
O mapeamento é dividido entre VX e XP. Neste quesito, ganha pontos quem monta os mapas de modo habilidoso, quem utiliza os tilesets de modo a intensificar o clima (suspense, drama, narrativa épica etc.) e quem demonstra originalidade. Os jurados dão notas e decidem sozinhos o resultado.


11 e 12) Gráficos (XP e VX)
Semelhante ao quesito anterior, mas aqui não é levada em conta a habilidade no mapear, mas sim as imagens em geral, sua beleza, originalidade etc. Por exemplo, um maker pode fazer desenhos e pinturas em seu jogo, seja de personagens, lugares e afins. Os jurados dão notas e decidem sozinhos o resultado.


13) Cena
A melhor cena é aquela que fica na memória por encaixar-se com perfeição na trama. Há quem fique emocionado ao lembrar a morte de Aerith em Final Fantasy 7, por exemplo. Enfim, há cenas perfeitas, inesquecíveis. Essa categoria vai premiar a melhor cena. Será criada uma votação na Comunidade com as cenas mais votadas (até cinco) pelos jurados.

14) Personagem
Aqui será premiado o autor do personagem mais bem trabalho, mais bem explorado pelo narrador no enredo. É premiado aquele maker capaz de criar um grande personagem, inesquecível, cativante no sentido de despertar o interesse do jogador. Será criada uma votação na Comunidade com os personagens mais votados (até cinco) pelos jurados.

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