terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Avaliação nº 05/2009: Akira

Avaliação número 05: o jurado Akira avaliou o jogo Zernar: Mistérios de Servena e deu notas a ele. O texto a seguir, incluindo as notas, é de autoria do Akira.


"Zernar – Mistérios de Servena

Comentário geral: O jogo conta com uma excelente apresentação sonora e gráfica iniciais, mas revela defeitos substanciais ao longo do desenvolvimento no âmbito do enredo e da jogabilidade. Existe uma variedade grande de sistemas apresentados que poderiam ser melhor aplicados se tais contras não existissem.


1 - Enredo: O enredo tem poucos altos e uma quantidade considerável de baixos. A base da história em si é mediana, e embora acabe recaindo na questão dos quatro elementos (representados por objetos aqui) e de múltiplas raças já bastante exploradas, não chega a ser comprometedora. O maior problema está na falta de um trabalho mais sensível nas cutscenes de diálogos, que muitas vezes acabam se resumindo em dois ou três pontos que tentam ser objetivos com momentos de comic relief não muito cativantes. A linearidade dos personagens até o momento também recai como um contra significativo. Alguns erros de português básicos também não ajudam, e acabam empobrecendo a redação. Como pontos positivos a citar há o trabalho bem-feito das cutscenes dos sonhos de Dougler, das passagens sobre a história do youkaismo e dos objetos, e do trabalho acima da média com NPCs e seus comentários condizentes com o que acontece no jogo.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Boas cutscenes sobre a história do Youkaismo e dos quatro objetos
+0,5 – Cutscenes dos sonhos de Dougler bem-trabalhadas
+0,5 – Trabalho com NPCs acima da média

-0,5 – Erros de português depreciando a redação
-0,5 – Comic relief morno
-1,0 – Linearidade dos personagens
-1,0 – Personanges pouco imersivos

Nota final: 6,0 (mediano)


2 – Sistema de Batalha: O sistema de batalha apresenta-se graficamente muito bem, com excelentes battlebacks e animações, mas sofre gravemente de falta de elaboração estratégica. O nível de dificuldade nas batalhas é nulo, e você consegue passar por praticamente todos os monstros, incluindo chefes, com o mesmo equipamento inicial apenas usando o comando ataque, já que a cada aumento de nível seus personagens são curados automaticamente e você não precisa comprar poções por conseqüência. E de certa forma, você diria “ainda bem” por não precisar comprar as poções, já que por mais que os sistemas de loja implementados sejam inovadores, a necessidade de vender itens em um lugar específico para conseguir dinheiro, e depois ter que ir até a loja de poções para conseguir o que você quer não é um serviço muito agradável. A forma como você adquire novas habilidades não impressiona, e mesmo assim elas não se mostram tão necessárias pela falta de desafio nas batalhas.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Boa apresentação gráfica

-0,5 – Sistemas complementares às batalhas inovam mas não ajudam
-1,0 – Dificuldade nula
-2,0 – Falta de elaboração estratégica

Nota final: 4,5 (fraco)


3 – Trilha sonora: A trilha sonora foi bem escolhida, tanto na qualidade de audio quanto no efeito de ambientação. Algumas músicas são facilmente identificáveis por apreciadores de RPGs clássicos. A ausência de diferenças de amplitude entre uma música e outra evita o incômodo de muitos jogos de RPG Maker de ficar regulando o volume a cada mapa. O único contra é a falta de alguma trilha original, que muitas vezes se faz necessária para algum momento marcante no próprio jogo.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Boa escolha de trilhas
+0,5– Boa qualidade de áudio
+0,5 – Sem problemas de amplitude

-1,0 – Falta de uma trilha original

Nota final: 8,0 (excelente)


4 – Mapeamento: O mapeamento no geral é razoavelmente acima da média. Graficamente, ele é muito bem-feito e incrementado, cumprindo não só com o dever de detalhar e evitar simetrias como é criativo e explora as capacidades do VX de combinar múltiplos autotiles para criar desenhos variados de construções, relevo e cidades. O World Map configura uma exceção a essa regra, já que é bastante vazio, além de possuir bug de transponibilidade no acesso às terras geladas. As dungeons também são bem-desenhadas, e o uso de sistemas diversos como a corda e escalagem de terreno acabam configurando o único pró significativo na jogabilidade. No entanto, o tamanho de vários mapas é excessivo e você pode se perder ou se cansar com facilidade (sobretudo com as péssimas instruções do pai de Dougler. Alguém dê uma rosa-dos-ventos para ele). Um contra final e menor é a transponibilidade de construções altas por trás. Mal-posicionadas, elas bloqueiam a movimentação do personagem sem fazer qualquer sentido.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Bom uso de sistemas em dungeons
+0,5 – Detalhismo e ausência de simetrias comprometedoras
+0,5 – Criatividade no desenho de relevo e construções
+0,5 – Boa quantidade e variedade de mapas
+0,5 – Uso inteligente de add-ons para mapas e tilesets de melhor qualidade que os padrões RTP

-0,5 – World map vazio e com bugs
-0,5 – Construções altas mal-posicionadas e intransponíveis pelos fundos
-1,0 – Tamanho excessivo de vários mapas

Nota final: 8,0 (excelente)


5 - Gráficos: O grande ponto alto do jogo, desde a logomarca da softhouse ficctícia do início do jogo, passando pelos efeitos de transição e zoom, o jogo soube ser bem-polido tanto em fogs quanto na qualidade gráfica de mapeamento, no uso de pictures e nas animações. Os únicos contras são alguns bugs de iluminação que ocorrem quando você teleporta para um mapa de luminosidade menor, que começa claro e escurece rapidamente para o efeito de “noite” desejado, além das nem um pouco carismáticas faces do battler maker automático.

Nota de partida: 7,0 (mediano)

+1,0 – Excelente uso de transições e fogs do início ao fim
+1,0 – Excelente uso de pictures para várias cutscenes
+1,0 – Mapas bonitos graficamente e que mesclam bem com os efeitos de iluminação e fogs usados.

-0,5 – Alguns bugs na mudança de tonalidade de tela
-0,5 – Faces pouco cativantes

Nota final: 9,0 (excelente)


Nota geral final: 35,5 (bom)

Review por Akira Miasato"


Portanto, o Akira avaliou o jogo Zernar: Mistérios de Servena e deu a ele a nota 35.5 num total de 50.

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