quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Avaliação nº 03/2009 - Jurado: Leandro de Barros

Avaliação número 03: O jurado Leandro avaliou o jogo Zernar: Mistérios de Servena e conferiu notas a ele. O texto a seguir, incluindo notas, é da autoria do Leandro.


“ZERNAR - MISTÉRIOS DE SERVENA

MAPEAMENTO
O mapeamento está belíssimo, harmonioso, com recursos originais e bem trabalhados. O uso de fogs nos mapas foi muito bem feito, assim como o tom da tela. Cada vila que visitei durante o jogo pareceu ter uma identidade própria devido ao estilo de mapeamento. Seja a vila dos youkais com sua neblina e seu estilo árido, ou a vila do Dougler com o contato da natureza, ou ainda a Vila Mark e sua arquitetura "quase contemporanea".

Infelizmente, nem tudo são flores e o jogo teve muito lag em vários mapas. A Floresta Haise (acho que é esse o nome) e a Vila Mark são os mapas campeões de lag. Durante o ataque daquelas abelhas, eu quase não conseguia mover o personagem na vila. Penso eu que isso ocorre devido ao tamanho enorme do mapa e a quantidade de eventos trabalhando em simultâneo. Eu, particularmente, prefiro fazer 5 mapas 20x20 pra representar uma cidade do que 1 mapa 100x100.

Um bom mapeamento resulta num bom gameplay. O mapa pode ser lindo, mas se atrapalha na hora da jogabilidade, ele falha.
Outro ponto a considerar é o mapa mundi. Me pareceu um graaande pedaço de grama, com construções ocasionais. Uma cidadela ali, um monte de nada, lá na frente uma montanha, mais um monte de nada.

Minha nota, levando em consideração a beleza do mapeamento e os defeitos citados acima: 8,7!

GRÁFICOS

O jogo mistura o RTP com gráficos que eu não tinha visto antes em nenhum outro projeto. As animações de batalha parecem-me ser do RTP. Gostei muito da windowskin, feita para o jogo, mas, talvez o MAIOR destaque são as pictures. Uma picture e uma pequena animaçãozinha em cada lugar que eu entro dão um toque mais colorido e bonito ao jogo. É um recurso sensacional, que eu tenho visto ser utilizado em poucos jogos. Os chars tbm tão mto bonitos e é notável a personalização de cada um. As faces, incriveis! Eu já conhecia o site onde vc fez esses "battlers-faces" mas nunca tinha visto ninguém usá-los em algum projeto. Title muito bela e gameover bem caracteristico ao jogo.

Esse é só um pequenino resumo da qualidade gráfica do jogo. Parece que o maker investiu muito nessa parte e os resultados são incriveis. Acho que, talvez, o único ponto que merecia um pouco mais de destaque e pareceu negligenciado foi o menu in-game.

Com base nos resultados gráficos que o seu jogo apresenta, só me resta dar 9,5 de nota!”


Portanto, as notas do jurado Leandro para o jogo Zernar: Mistérios de Servena são as seguintes:

Mapeamento: 8.7
Gráficos: 9.5

PS: vale lembrar que o jurado Leandro, por estar disputando com um jogo do XP, pode avaliar apenas alguns quesitos de alguns jogos.

Nenhum comentário: