quinta-feira, 8 de março de 2012

I - Sistema de avaliação [Quesitos]

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Quesitos

Olá caros colegas makers,

Vamos iniciar a partir de agora a elaboração do formato do RMA12. Para que isso seja possível, primeiramente vamos dividir por partes todos os detalhes a serem acertados, começando pelo sistema de avaliação. Portanto, fiquem a vontade para colaborar com sugestões e críticas.

A minha proposta para 2012 é que sejam considerados os seguintes quesitos (a ser confirmado por votação):


1 - Melhor Enredo*;
2 - Melhor Jogabilidade*;
3 - Melhor Sistema (por script ou eventos, o que importa é a funcionalidade);
4 - Melhor Mapeamento*;
5 - Melhor Gráfico (o conjunto de gráficos do jogo)*;
6 - Melhor Imagem (uma única imagem: title ou picture por exemplo); 
7 - Melhor Trilha Sonora (o conjunto de sons do jogo)*;
8 - Melhor Trilha Original (uma única trilha, mas deve ser original);
9 - Melhor Personagem (protagonista, antagonista, masculino, feminino, glbts, tanto faz);
10 - Melhor Cena;
11 - Melhor Trailer;
12 - Maker do Ano;
13 - Maker Mais Solidário;
14 - Avaliador Nota 10;
15 - Jogo do Ano**; e
16 - Projeto do Ano**.

* Quesitos que compõem a nota do "Jogo do Ano" e do "Projeto do Ano";
**  Serão 2 premiações, sendo no "Jogo do Ano" concorrem as versões full e em "Projeto do Ano" as versões que já tenham lançado uma demo.


A pergunta dessa postagem é:

Quais dos quesitos acima devem fazer parte do RMA12?
(PS: A decisão será na contagem de postagens.)

Escolha quais você aprova e poste um comentário.

6 comentários:

Alex Rodrigues disse...

Não disponibilizei a opção de votar em enquetes devido a possibilidade de se poder votar quantas vezes quiser na mesma opção. Ou seja, votar por postagens é mais confiável, pois fica registrado o perfil de quem postou.

B.Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ciclope disse...

Não gostei de:

- Melhor Trilha Original
- Melhor Trailer
- Projeto do Ano

Trilha original já receberia um grande destaque na categoria "Trilha Sonora". Não precisa haver uma categoria que vai ter no máximo um ou dois projetos aptos a competir nela.

Trailer é video do jogo? Ou uma Demo com as melhores partes? Whatever, acho desnecessário pelo mesmo motivo que irei citar abaixo;

Projeto é uma coisa enganosa, falsa propaganda muuitas vezes. Não adianta premiar Screens bonitas, história foda e tudo omais, sendo que ainda não vimos o In Game da porra toda.

Jean Maker disse...

Eis os que acho desnecessários:

6 - Melhor Imagem;

Tipo, acho desnecessária essa categoria, uma vez que há N possibilidades de a imagem não ser original, ou seja, premiar alguém por que achou uma picture legal no google não dá né? Sem falar que são poucos aqueles maker que realmente criam seu próprio material;

8 - Melhor Trilha Original;

Pelas mesmas razões já citadas. Até hoje só conheço o Fel que compõe a própria OST.

11 - Melhor Trailer;

Bom, quase não projetos com trailers por aí, e quando há trailers, nem são muito bons.

16 - Projeto do Ano;

Pelas mesmas razões citadas pelo Ciclope.

É isso, bye. :3

B.Lima disse...

Quero que tenha todos esses quesitos, com exceção dos:
"Melhor Trailer"
Acho desnecessário, acho que tem que ser avaliado o maker e o jogo, não trailer/marketing.

"Projeto do Ano"
Não acho legal que tenha isso. É como se essa categoria existisse somente para que tenha mais projetos. Por mim jogos beta/alpha disputam com jogos FULL. Jogo é jogo, se o maker acha "injustiça", é só não por o jogo dele (e mostra que tá fraco).

"Melhor Trilha Original"
Esse eu estou na dúvida, se por um lado pode servir como um "incentivo" para que os makers criem algo original, por outro torna o quesito com poucos concorrentes. Além de meio que "obrigar" a ter "Melhor Gráfico Original"

Alex Rodrigues disse...

Pessoal,

Percebam, conforme o tópico, que apenas aqueles quesitos com asterisco é que contam para eleger o jogo do ano. Os demais são categorias individuais.

A questão do "Projeto do Ano" refere-se a um jogo disponível para download que ainda não foi terminado (demo), é um jogo igual a um full, a diferença é que ele ainda sofrerá atualizações, ou seja, sairá outra versão. Ex.: Linhagem Axis (demo) e Safira (full).

Seria algo semelhante a categoria "curta-cronometragem". A diferença é que curta-cronometragem é um jogo (demo ou full) de curta duração, enquanto que a ideia que estou sugerindo seria de um jogo que ainda vai evoluir. Tão sugestão tem como objetivo possibilitar que um mesmo jogo possa participar mais de uma vez do RMA sem aquelas exigências subjetivas de haver mudanças relevantes entre uma versão e outra.

Na prática isso serviria para que o maker observasse as falhas de sua demo e futuramente pudesse concorrer ao prêmio de jogo do ano com um jogo aperfeiçoado.

O que ocorreu nas outras edições do RMA foi que jogos "prontos" concorreram com "projetos", pois uma demo não deixa de ser um projeto.

Pensem nisso que estou explicando e vejam a possibilidade de reconsiderar a ideia.

De toda forma, o importante é que a comunidade decida de forma consciente e sem dúvidas acerca das mudanças do RMA, pois meu objetivo - e o de todos, acredito - é que o RMA12 seja uma edição evoluída, em grande escala, do RMA.

Conto com a colaboração de todos.

PS: as críticas são muito bem vindas!