sábado, 13 de março de 2010

Temos novas avaliações de três jurados. O Rucian avaliou Resident Evil New Raccoon; o Leandro avaliou Psyco e O Despertar do Imperador; e o Alex avaliou Zernar: Mistérios de Servena. Vamos aos textos.


Avaliação que o Rucian fez de Resident Evil New Raccoon:

Resident Evil: New Raccoon

De inicio, você já acha as instruções do jogo, embora senti falta do brilho que denuncia os objetos da serie, na 2ª sala de save, o teleporte não está ativo, necessitam pressionar a tecla para ativá-la, apesar disso não fugiu muito da regra já que em residente vil isso é quase básico em todas as portas, senti falta de mais munição para a bereta(e olha que eu comecei no nível fácil). Não querendo ser negativista, mas quando as luzes apagam é difícil selecionar a lanterna já que não dá para ver o menu.
Você perde todo a sua a munição ao entrar no museu (tive que reiniciar e guardar tudo no baú se não eu dançava lá). Outro ponto negativo é quando o adjacente entra no museu, aparece uma “barreira invisível”, que te impede de descer, outro ponto foi um pequeno erro por onde o adjacente entra deveria ter uma barreira ali

Enredo: 8,5
È como uma continuação da serie, onde a história tem como personagem principal a filha da Gil, personagem do Resident Evil 1 e 3, pois os mesmo princípios básicos dos residents, o único diferencial está no fato de haver duas dificuldades ( apesar de não dar para notar muita a diferença) e dos zumbis parecerem um pouquinho mais vivos, apesar dos pesares um bom jogo.

Sistema de Batalha: 8,0
Sistema ABS, com alcance razoavelmente grande, combinando bem com as armas do jogo., já os zumbis seus ataques dependem das aproximação do personagem o que no meu ver está correto. Senti falta de munições e plantas curativas, estão bem limitadas no jogo.

Trilha Sonora: 8,5
A mesma do Residente Evil 1, sem muita novidade.

Mapeamento 8,5
Devidamente mapeado, apesar de eu ter sentido a falta dos brilhos indicando os objetos, nada a reclamar
.
Gráficos: 6,5
Senti uma certa falta de morte nos zumbis, foi muito bem feito principalmente o monstro principal e sua evolução.

Enredo: 8,5
Sistema de Batalha: 8,0
Trilha Sonora: 8,5
Mapeamento 8,5
Gráficos: 6,5
Total: 40


Avaliações que o Leandro fez de Psyco e O Despertar do Imperador:

PSYCO

ENREDO:

Psyco apresenta um enredo bem interessante, mas que na versão demonstrativa que tive acesso não teve tempo de demonstrar todo seu potencial. Psyco pega um assunto recorrente em jogos futuristicos (um vírus mutante) e passa pro cenário medieval de um mundo alternativo. Espero ansiosamente pelos novos desenvolvimentos de futuras demos para acompanhar como o Leonardo tratará o assunto. Não são apresentados muitos personagens e os que são, não passam de NPC's, como o Prefeito e os dois ladrões. Apenas Matt parece ter um lado mais composto e dá pra sentir uma personalidade sendo formada ali. Os diálogos estão bons, apenas com pouquissímos erros de digitação (1, ou 2...)

Nota: 8,5

SISTEMA DE BATALHA:

É o padrão do Maker com o adicional de um sistema de tempo real, onde os turnos são definidos pela agilidade dos personagens (1 personagem mais rápido pode chegar a atacar duas vezes enquanto outro faz 1 ataque apenas). As batalhas estão fáceis nesse estágio do jogo. Dificilmente o jogador irá "morrer" e, caso tenha pouco HP é fácil evitar batalhas, uma vez que os monstros estão presentes na tela.

Nota: 8

TRILHA SONORA

São poucas adições feitas nesse quesito, apesar de serem adições de qualidade. As músicas são bem agradáveis de ouvir e entretém os ouvidos enquanto jogamos. É uma pena que a demo ainda tenha tão pouco tempo de jogo, pois não há ainda grandes cenas onde a música é fator importantíssimo para fazer a diferença

Nota: 7,5

MAPEAMENTO

Um dos pontos altos do jogo. Um mapeamento coerente e harmonioso. Psyco não mostra mapas lindíssimos, tanto do ponto de vista técnico quanto estético, mas são mapas bem construídos e que contribuem para a sensação de imersão do jogador. Detalhe para a cena da caverna, com o efeito de escuridão muito bem feito.

Nota: 9

GRÁFICOS

Outro bom ponto do jogo. Psyco usa gráficos no estilo RTP, muita coisa tirada dos tilesets do RTP, mas com outras adições e junções feitas, provavelmente, pelo autor. A title é muito bela, tem bons battlers. Peca apenas em alguns chars que parecem ter sido feitos com o CharsXP e não possuem sombreamento entre o cabelo e a cabeça. Parece que eles usam perucas, hehe.

Nota: 8,5


RESUMO
ENREDO: 8,5
BATALHA: 8
TRILHA SONORA: 7,5
MAPEAMENTO 9
GRÁFICOS: 8,5
TOTAL: 41,5


O DESPERTAR DO IMPERADOR

ENREDO

O jogo começa com um clichê dos mais utilizados: um vilão que foi "aprisionado" no passado, volta a ativa. Eu, particularmente, não sou menosprezador de clichês, porque eu sei que funcionam. Mas eu sentia que podia aparecer uma "nova face" pro clichê" durante o jogo. Na verdade, esse é o grande clima do Despertar: ele sempre parece que tem mais "detrás dos panos" do que aparece. É quase como se o autor não quissesse ir tão fundo na exploração do enredo e dos personagens e acabou por ficar no óbvio e superficial. Eu sentia, enquanto jogava, que o potencial estava lá mas não foi alcançado. Existem numerosos erros de ortografia e concordância. Eu mesmo sou péssimo em Português e fiquei meio surpreso com alguns erros. Infelizmente erros assim cortam o clima do jogo. Um outro fato que não podia deixar passar era o nome do personagem principal: Hero? Assim não pode... hehehe

Nota: 6

BATALHA

Aah, o bom e velho XAS. Eu que não gosto de ABS tenho que admitir que o XAS é uma obra prima, produto de primeira linha. O cara que o criou devia procurar por um estágio na Square ou coisa do tipo. O grande problema desse quesito é que o XAS tem tantas opções e possibilidades e infelizmente o autor não as explorou muito bem. Ele acaba ficando no velho arroz com feijão e não tenta nada novo com o sistema. O XAS pode fazer milagre, basta usar a imaginação.

Nota: 7

TRILHA SONORA

Talvez a melhor parte do jogo. São músicas bem legais e que, apesar de as vezes soarem um pouco estranhas em determinadas partes ou cenas, elas fazem sua função de forma extremamente satisfatória.

Nota: 7,5

MAPEAMENTO

Os mapas estão regulares. Falta um pouco de prática ainda ao autor do jogo com o método de mapear do Maker XP. As layers são de vital importância e se bem usadas podem fazer milagres mas em O Despertador do Imperador elas foram usadas apenas pro gasto. Não há uma boa utilização de tiles sobrepostos e alguns mapas de exteriores ficaram fraquinhos.

Nota: 7

GRÁFICOS

Essa parte que eu fiquei bem em dúvida. Apesar de usar o estilo do RTP "predominantemente", houve uma mistura desnecessária de outros estilos que ocasionaram uma confusão gráfica sem tamanho.

Nota: 6

RESUMO
ENREDO: 6
BATALHA: 7
TRILHA SONORA: 7,5
MAPEAMENTO: 7
GRÁFICOS 6
TOTAL: 33,5


Avaliação que Alex fez de Zernar: Mistérios de Servena

Enredo
NP: 10,0

A história é atrativa e bastante criativa.
O enredo perde pontos nos diálogos que às vezes não combinam com a época em que se passa o jogo. Erros gramaticais ocorrem vez ou outra. Existem uns sistemas que poderiam ser mais caprichados, como quests e loja.
-0,5 pelos erros gramaticais;
-0,5 pelos diálogos;
-1,0 pelos sistemas “pobres”.

Nota: 8,0


Sistema de Batalha
NP: 10,0

Sistema SBS Takentai que tem como diferencial apenas a parte visual, pois trás battlers animados. A estrutura da database deixa a desejar muito, visto que a evolução do player ocorre de forma muito drástica e os inimigos não oferecem praticamente perigo algum. Sem dificuldade alguma pode-se derrotar qualquer um. As skills são dispensáveis, pois o ataque físico é suficiente para vencer qualquer inimigo. O sistema não trás nenhuma novidade estratégica.
-1,0 pela database mal estruturada;
-1,0 pela falta de dificuldade;
-1,0 pela parte estratégica.

Nota: 7,0


Trilha Sonora
NP: 10,0

Neste quesito quase tudo é extra-RTP. O problema é a falta de sintonia entre ambiente e som. Em alguns momentos uma coisa não combina com a outra.
-1,0 pela inconveniência entre som e cenário.

Nota: 9,0


Mapeamento
NP: 10,0

Aqui o criador fez quase tudo certo. Mapas bem preenchidos, bonitos de se ver e tal... Pena que pecou feio nas dimensões dos mapas de exteriores. Tem uns que parecem ser 1000x1000, horrível. São tão grandes que dá um lag dos infernos. Parei na vila mark porque não agüentava mais ver a tela trêmula, estava ficando enjoado...
-2,0 pelos mapas gigantes.

Nota: 8,0


Gráficos
NPa: 10,0

No início do jogo percebem-se gráficos originais e razoavelmente bem editados e tal... mas poderia ser melhor. O jogo possui muitos resources do RTP, é na verdade um mesclado que não empolga muito não.

Nota: 9,0

AVALIAÇÃO GERAL

Enredo 8,0
Sistema de Batalha 7,0
Trilha Sonora 9,0
Mapeamento 8,0
Gráficos 9,0

Nota Final: 41,0


Portanto, o Rucian, o Leandro e o Alex forneceram as avaliações acima.

Nenhum comentário: